Black Friday: já comece a preparar seu restaurante

A Black Friday está chegando, e junto com ela vêm diversas oportunidades para vender muito. Mas não adianta fazer campanhas sem pensar em cada detalhe ou se preparar antes. 

Da mesma maneira que essa pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio, pode gerar problemas. Alguns detalhes serão fundamentais para que tudo saia da melhor maneira possível (para você e para seus clientes). 

Alguns cuidados

Antes de colocar as ações de Black Friday em prática, é importante lembrar de algumas prevenções para esse dia. A começar pelo fato de que esse é um evento comemorado em apenas um dia (tradicionalmente), de modo que o fluxo de vendas tende a se intensificar muito de uma vez só.

O mais importante é se preparar para entregar todos os pedidos com a mesma qualidade de sempre. Faça uma projeção para o movimento desse dia, e comece a providenciar o quanto antes tudo o que você vai precisar.

Alguns dos aspectos mais importantes para levar em conta no seu planejamento são: quantidade de funcionários na loja e na cozinha, organização para recebimento de pedidos, produtos em estoque, motoboys. Todos esses aspectos exigirão muita organização. Portanto, mantenha sempre atenção redobrada!.

Já comece a negociar com os seus colaboradores e fornecedores. Discuta com seu colaboradores os horários de trabalho deles durante a Black Friday e comece com possíveis treinamentos para a data. Além disso, negocie com seus fornecedores valores mais atrativos por compras mais volumosas.  Isso te ajudará a manter os lucros.

Divulgação antecipada

Ao contrário do que muita gente pensa, a divulgação de um dia de promoções precisa ser feita com antecedência. Seu cliente tem que estar preparado de antemão para as promoções que você está preparando. Isso cria uma expectativa e os resultados serão muito expressivos. 

Não adianta achar que só pelas boas condições de compra espalhadas pelos negócio nesse dia seus clientes automaticamente irão até seu restaurante também. Comece a criar uma estratégia para que ele não se esqueça de você nessa ocasião tão importante. 

Promoções

Agora indo para a parte que mais interessa para os seus cliente. Mas não é só para ele que a escolha das promoções em si será relevante. O mais importante é entender o retorno que cada possibilidade terá para você. Portanto, é importante ter dois elementos principais em mente: atratividade para o cliente e viabilidade lucrativa para seu negócio. 

Não se esqueça que esse é um dia em que muitos outros restaurante vão fazer promoções. Assim, é fundamental que seu cliente veja algo de mais atrativo nas suas condições especiais. A partir disso, será importante entender uma forma de unir o que é interessante para seus clientes com o lucro para o seu restaurante. 

Faça uma análise do comportamento dos seus clientes e avalie o que foi mais interessante para eles nas últimas vezes em que você ofereceu uma promoção. O que pareceu chamar mais atenção deles? Replique essas ideias com algo a mais. O mais importante é ter muito cuidado para que a oferta não ultrapasse os seus gastos de produção e entrega.

Site e app preparados

Para quem faz delivery, é muito importante pensar se seu site ou app já estão preparados para os grande volume de acesso num mesmo dia. E, principalmente, para os horários de pico. 

Não apenas pelo sistema, mas também pela clareza da sua comunicação com os cliente. É fundamental que esteja bem claro para eles quais são as promoções disponíveis. Não deixe que nada complique a experiência de compra do seu cliente. Deixe bem claro visualmente qual é a oportunidade disponível e como ela vale a pena. 

Além de ficar muito mais fácil para que os clientes encontrem a promoção quando forem buscá-la, você consegue chamar a atenção também dos clientes que nem sabiam que você estaria participando da Black Friday. 

Pense nos clientes

O tratamento dos clientes durante esse tempo de promoção também não pode ser menos prioritário. A alta demanda pode fazer com que você e seus colaboradores fiquem com pressa e esqueçam dar a cada cliente toda a atenção esperada. 

Mesmo com o alto volume de pedidos, é importante que você não deixe seus clientes desinformados em relação ao caminho dos pedidos deles. Acalme-os e deixe cada etapa da compra bem clara, desde a conclusão do pedido a entrega. 

Muitos cliente ainda têm alguma desconfiança em relação a essa data e não estão tão dispostos a comprar de primeira. É principalmente para esse tipo de clientes que você precisa mostrar como sua promoção é valiosa. Seja sempre o mais claro possível e mantenha o seu atendimento impecável.

A Black Friday é uma excelente oportunidade de vender mais. Mas não apenas isso. Ela pode ser uma forma de manter os clientes perto da sua marca ativamente. Essa excelente oportunidade, contudo, precisa se muito bem planejada para que os resultados sejam de fato muito positivos. 

Já é hora de começar a se preparar para essa data, para que tudo saia da melhor forma possível. Certifique-se de que tudo esteja dentro do planejado e que você tenha uma estratégia bem estruturada.

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