O Grupo Rão (Sushi Rão, Pizza do Rão, Najah Rão e Rão Conveniência) é um dos clientes mais antigos do Delivery Direto e já tem diversas lojas usando a própria plataforma de delivery, com outras tantas que ainda estão para inaugurar. Depois de um pouco mais de 2 anos, o Grupo Rão saiu de uma marca e 16 lojas, para 4 marcas e mais de 45 lojas usando a plataforma do Delivery Direto.
Guilherme Lemos, CEO do Grupo Rão nos contou um pouco sobre a evolução dessa parceria, que segundo ele, foi fundamental para que as demandas dos restaurantes fossem ouvidas e atendidas. Ele ainda ressalta que ter o Delivery Direto como um parceiro que escuta suas demandas é muito importante para que as duas marcas cresçam sempre em conjunto.
Dificuldades iniciais de gestão da rede
Antes de começar com a operação de delivery, uma dificuldade da operação dos restaurantes do Grupo Rão era manter uma gestão eficiente, com bom controle da operação. No início, o Grupo Rão não possuía métricas e controles gerais sobre informações importantes do cotidiano dos restaurantes.
Guilherme conta: “Depois de uma tentativa falha de contratar um programador, nós vimos que desenvolver um sistema por conta própria seria muito complicado. E então, logo que eu conheci o Delivery Direto, percebi que o trabalho da empresa se encaixava exatamente no momento em que nossa marca estava”.
Como a plataforma própria ajudou
Por meio do uso da plataforma do Delivery Direto, o Grupo Rão passou a ter controle em relação aos dados importantes para o cotidiano do restaurante. Com eles, foi possível fazer um planejamento estratégico dos afiliados, o que ajudou na criação de uma unidade nos processos da rede como um todo.
Além de um software de gestão, a marca queria também uma plataforma de delivery online e CRM. Assim, a operação com o app começou com os aplicativos para Android, iOS e site de delivery e também com ferramentas de marketing digital, como e-mail marketing, disparo de notificações via app e postagens em redes sociais.
Com a melhora de um planejamento estratégicos e de gestão, a rede conseguiu aprimorar a experiência dos clientes finais. Com mais integração entre as franquias, os clientes ficaram mais próximos da marca, o que tornou possível a entrega de um serviço melhor para eles. Por isso hoje cada uma das unidades do Grupo Rão já começam a operação com a plataforma do Delivery Direto instalada no momento da inauguração.
Dificuldades no meio do caminho
O Grupo Rão começou a operar com o Delivery Direto no início de 2017, de modo que as duas marcas foram crescendo juntas. Com isso, essa parceria também funcionou como um “laboratório de experimentos”, ou seja, o uso da plataforma pelos clientes do restaurante gerou demandas, que levaram a melhorias progressivas na plataforma. Assim, os problemas e demandas do Grupo Rão caminharam junto com soluções desenvolvidas pelo Delivery Direto.
“A central telefônica, por exemplo, foi desenvolvida pelo Delivery Direto a partir de uma grande demanda da nossa marca para incrementar a operação e unificar a gestão. Nós pudemos centralizar todos os pedidos por telefone e organizá-los só pela plataforma”, conta Guilherme.