Antes mesmo da pandemia, o delivery já estava em ascensão. No Brasil, cresceu 230% entre 2014 e 2019. E até 2024 deve subir mais 180%, segundo a Euromonitor International. Uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Abrasel, indicou que, antes da pandemia, 54% dos empresários adotavam o delivery. Agora, esse percentual subiu para 66%. As chamadas de Dark Kitchen (ou ghost kitchen), cozinhas voltadas para delivery, que não possuem salão, acompanharam esse crescimento. Segundo a Euromonitor, esse mercado pode gerar US$1 trilhão até 2030.
Com a demanda em alta e um formato que permite investimentos mais baixos, esse tipo de negócio tem chamado a atenção tanto de grandes restaurantes, que querem intensificar o delivery, quanto aqueles que estão começando.
O que é Dark Kitchen
As cozinhas fantasmas são estabelecimentos do food service focados no serviço de entregas. Dessa forma, estes restaurantes existem apenas no mundo digital, sem contar com salão ou qualquer outro ambiente para receber os clientes.
No Brasil este tipo de serviço já era comum em pizzarias focadas no delivery, porém nos últimos anos tem ganhado cada vez mais adeptos de outros segmentos gastronômicos, desde os lanches, até pratos mais elaborados.
Atualmente, segundo levantamento da Abrasel, 12% dos estabelecimentos do ramo de alimentos são focados 100% no delivery.
Vantagens
A principal vantagem é a redução de custos, já que o modelo dispensa a contratação de equipe de atendimento e os custos referentes ao salão, como aluguel, decoração e mobiliário. Mas ela não é a única:
Modificar cardápio de forma simples
O cardápio das Dark Kitchens é digital, logo, facilita muito a adaptação de acordo com a demanda dos clientes. A partir deste recurso, os restaurantes conseguem monitorar quais pratos têm mais saída e quais podem ser excluídos do menu. Contar com a possibilidade de teste e validação de ideias de forma rápida é importante na elaboração de estratégias de venda.
Não se preocupar com a localização
Como o restaurante não será frequentado por clientes, a sua localização física não é tão importante. Por isso, é possível alugar um espaço em regiões de aluguel mais baixo e, ainda sim, estratégico, o que contribui para reduzir os custos de operação.
Possibilidade de compartilhar a cozinha
A possibilidade de compartilhar a cozinha com outros restaurantes Dark Kitchen é outra vantagem do modelo. Com isso, todos conseguem diminuir ainda mais os custos, mesmo investindo em uma cozinha maior e melhor equipada. A sharing economy (economia do compartilhamento) é uma tendência que já vinha ganhando força nos últimos anos e tem tudo para ganhar um fôlego ainda maior neste período de crise.
Delivery mais eficiente
Como as Dark Kitchens direcionam os seus esforços exclusivamente para o delivery, esse tipo de serviço se torna ainda mais eficiente, o que faz toda a diferença na fidelização dos clientes.
Possibilidade de expansão
A tendência das cozinhas fantasmas não se limita apenas a novos negócios ou pequenas operações. Grandes marcas também têm optado por este modelo de negócio para expandir suas operações ou abrir novas regiões de atendimento, sem a necessidade de montar uma estrutura completa.
Como montar uma Dark Kitchen?
O empreendedor precisará ter:
- Uma cozinha;
- Funcionário para o preparo dos pedidos;
- Um cardápio;
- Estar ligado a um aplicativo de delivery.
Entretanto, por mais que não se tenha atendimento ao público, é necessário ter bons equipamentos que deem conta da alta demanda de pedidos via aplicativo.
Além disso, saber como montar uma Dark Kitchen pode variar de acordo com segmento da alimentação que o negócio estiver inserido.
Contudo, há aparelhos básicos que qualquer estabelecimento delivery necessita para operar:
- Sistema de exaustão;
- Fogão profissional;
- Forno;
- Fritadeira;
- Chapa;
- Refrigeradores;
- Congeladores.
Aplicativo próprio de delivery para Dark Kitchen
Como mencionamos, as cozinhas fantasmas são totalmente voltadas para delivery. Logo, se torna necessário ter um bom app de delivery para ter sucesso nesse modelo de negócio. Os marketplaces não apresentam grandes vantagens, já que cobram altas taxas por cada venda realizada, diminuindo seu lucro, e, ainda colocam seu estabelecimento num ambiente de competição acirrada. Por isso, um app próprio é a melhor opção para sua Dark Kitchen!
Vantagens de um app próprio:
- Além de não pagar comissões, você conta com um meio de contato direto com o cliente. Isso facilita a comunicação e fortalece sua relação com ele.
- É possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas. A saber, conquistar novos clientes custa até cinco vezes mais do que manter os antigos. E é por isso que a fidelização é tão importante.
- Autonomia: Você terá mais controle sobre o próprio negócio, já que não dependerá de terceiros para ter acesso a informações importantes que o auxiliam nas estratégias de vendas de seu delivery.
Delivery Direto
O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de aplicativo próprio para restaurantes. Mais de 1800 clientes. Podemos ajudar você na criação e implantação de um bom aplicativo de delivery para seu estabelecimento.
Tudo pronto para uma Dark Kitchen de sucesso?
PEDECHOPP
Oi Mauro tudo bem? Vou passar seu contato para a equipe! 🙂