Na pandemia, o delivery tem sido a forma mais segura de vender. Por conta disso, as vendas cresceram de forma exponencial nos últimos meses. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os gastos com delivery cresceram mais de 94%! E esse, além das altíssimas comissões cobradas pelos marketplaces, é um dos principais motivos que levaram a maioria dos donos de restaurantes a pensarem em investir em aplicativo de delivery próprio.
Mas, para alguns, ainda existe um certo receio de não estarem preparados para dar esse passo. Apesar de ter um aplicativo próprio de delivery ser um investimento que pode fazer os resultados do seu restaurante dispararem, é comum ter dúvidas se vale a pena para o seu negócio no atual momento. Isso porque, como qualquer investimento, é preciso analisar antes se faz sentido.
Dessa forma, separamos alguns pontos para você analisar se é o momento ideal para seu restaurante investir em um aplicativo próprio de delivery.
1- Seu restaurante está recebendo muitos pedidos?
Caso seu restaurante esteja começando a receber muitos pedidos, e você só utiliza telefone e whatsapp, é hora de pensar em ter um aplicativo próprio de delivery. Isto porque estes canais não são favoráveis para um grande volume de pedidos, você pode acabar não conseguindo atender todo mundo rapidamente e perder vendas.
Já o aplicativo de delivery, permite receber uma grande quantidade de pedidos de uma vez, já que ele automatiza todo o processo de recebimento, assim você não tem problema com linhas ocupadas e inúmeras mensagens no Whatsapp esperando por resposta. Isso vai aumentar a capacidade de vendas do seu restaurante.
2- Você deseja mais autonomia para seu negócio?
É provável que você trabalhe ou já tenha trabalhado com algum marketplace. Afinal eles dão grande visibilidade ao seu negócio, já que são populares. Mas é muito difícil se destacar nessas plataformas, a concorrência com outros estabelecimentos é grande.
Além disso, os marketplaces tornam você dependente deles para tudo. As alterações dependem de aprovações e muitas vezes não são atualizadas com toda a agilidade necessária. Porém, se seu restaurante possui um aplicativo próprio, você está no controle de todas as realizações e pode mudar tudo sozinho: Cardápio; Área de entrega; Preço; Promoções; Horário de funcionamento.
Você tem mais controle sobre seu próprio negócio. Portanto, se está em busca de mais independência e autonomia para você e o seu restaurante, ter um aplicativo próprio é o caminho.
3- Você pensa em modernizar os processos de gestão e atendimento?
Trabalhar com processos de gestão e atendimento manuais é uma realidade que está ficando para trás. Os tempos mudaram e o seu restaurante precisa acompanhar essas mudanças para não ser esquecido pelos clientes.
Modernizar a gestão e o atendimento faz parte disso. Hoje, já está comprovado que os clientes preferem pedir pelo aplicativo do que pelo telefone. A comodidade e a praticidade são os principais responsáveis por isso. Ter um aplicativo próprio de delivery é o que há de mais moderno atualmente.
4- Você gostaria de fidelizar mais clientes?
Não é novidade que fidelizar clientes é uma estratégia fundamental em todo negócio. Já que, clientes fiéis compram com frequência, estão mais satisfeitos, não trocam sua marca, fazem marketing boca a boca e ainda custam de 5 a 7 vezes menos que trazer novos clientes.
Ter um canal de vendas direto ajuda na fidelização. Isso porque você não vai depender de terceiros para mediar seu contato com os clientes. Com um canal de comunicação direta você:
- Tem mais controle sobre o alcance das suas ações, já que conhece melhor o perfil do seu público
- Consegue resolver problemas de uma forma muito mais rápida, já que você tem acesso a base de clientes e pode conversar diretamente com eles.
- Tem uma maior conexão com o cliente: Ter um canal direto facilita a comunicação e fortalece a relação.
E mais, com um app próprio é possível fazer a divulgação de promoções do restaurante, dar descontos exclusivos, criar programas de fidelidade e enviar notificações push direto no smartphone do cliente. Tudo para fazer com que ele tenha uma experiência positiva e que os pedidos sejam recorrentes.
5- Você almeja o aumento de lucro?
Embora os marketplaces sejam um canal ótimo para captação de novos clientes, eles ficam com a maior parte do seu lucro. As taxas cobradas por pedido podem chegar a 30%! Essa prática faz com que a margem de lucro se torne menor. Além disso, faz com que você tenha que aumentar os preços dos seus produtos para não ter prejuízos.
Por outro lado, o cenário muda com os aplicativos próprios, já que com ele, o restaurante não paga nenhuma taxa sobre as vendas, economiza e pode ter um lucro maior.
Dessa maneira, também é possível oferecer preços mais competitivos para os seus clientes. O que com certeza fará diferença na hora de escolherem onde fazer o pedido.
6- Você quer fortalecer sua marca?
Se um dos seus objetivos atualmente é fortalecer sua marca, um aplicativo próprio é o ideal. Você tem um aplicativo só seu e pode personalizar toda a identidade visual de sua loja online com a cara da sua marca.
Conclusão
Se você respondeu sim para a maioria dessas questões, está mais que na hora de investir em um aplicativo próprio de delivery.
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