Como você vai economizar com o aplicativo próprio?

Você sabe como pode economizar com o aplicativo próprio? Ele apresenta muitas vantagens financeiras em relação aos marketplaces, quando estes são usados como canal único de vendas online. O mais importante é entender a dinâmica entre os dois canais, para evitar gastos desnecessários.

Vamos mostrar aqui a forma como a plataforma própria pode significar economia para o seu negócio. Muitos fatores contam no ganho que você vai ter com a sua plataforma online, inclusive a forma como seus clientes são acompanhados em todo o processo de compra.

Proximidade com os clientes

Como o foco da plataforma própria está na fidelização dos clientes, é natural que haja uma maior quantidade de artifícios para incentivar a volta deles. Como consequência, você tem que investir menos da fidelização. Esse fator será de extrema importância para o balanço final do quanto você pode economizar com o app próprio.

Aumentando a sua base de clientes, você terá mais potencial para ganhar cada vez mais. E sem ter gastos adicionais por isso.

Seus clientes estarão mais perto, e você já terá certa “garantia” de que aqueles clientes já fidelizados são clientes em potencial. Trabalhando apenas para captar clientes novos, você terá que atingir muitas pessoa, das quais apenas uma parcela terá real interesse de comprar.

Pagar menos pelos clientes

Além da dificuldade em fidelizar os clientes pelo marketplace, o pagamento de altas comissões significa uma maior dificuldade em oferecer descontos. Assim, você estará também pagando a mais com a captação recorrente de novos clientes. Você já deve estar cansado de saber que captar clientes novos é muito mais caro (3 vezes mais) do que apostar nos clientes já fidelizados.

Os altos gastos com o marketplace representam também uma impossibilidade de gerar melhores opções para os seus clientes. Isso tem uma consequência desagradável: a dificuldade em chamar a atenção deles, o que acarreta numa menor fidelização. Sem manter o contato direto com os clientes, você perde chances de venda e deixa o contato mais valioso para os marketplaces.

O pior é que depois de algum tempo você provavelmente já terá muitos clientes fidelizados no marketplace. Dessa maneira, você continua pagando a mais por um cliente que já é seu. Além disso, no marketplace você corre o risco de perdê-los para os outros restaurantes que aparecem ao seu lado por lá.

Mensalidade vs. comissão

Quando o restaurante começa a usar o marketplace, parece muito justo pagar apenas pelo o que vende. Afinal, o restaurante paga uma taxa somente sobre aquilo que “usou”.

A questão está no longo prazo. Quando o restaurante começa a ter que pagar por clientes que fariam o pedido mesmo fora do marketplace.

A comissão cobrada pelos marketplaces pode tomar uma parcela muito alta dos seus lucros. Principalmente conforme seu restaurante vai vendendo mais. Esse aumento, contudo, não é tão justo quanto parece. Na realidade ele representa uma falha na estratégia de gerenciamento das vendas.

A melhor opção é usar os dois de modo combinado. Crie uma estratégia que funcione no longo prazo e mostre um bom equilíbrio. A ideia é criar um sistema consciente para as etapas de venda no seu delivery. Isso significa ter um processo bem distribuído e que contribui para o sucesso do seu cliente.

Não apenas o valor pago diretamente pela plataforma te fará economizar com o aplicativo próprio. São diversos fatores que, em conjunto, criam uma alternativa mais interessante para o restaurante e para os clientes.

Sem a cobrança de comissões, você pode evitar pagar mais de acordo com o seu crescimento. A cobrança de comissões no longo prazo significa um gasto muito maior do que o necessário para o restaurante e, consequentemente, uma redução dos lucros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *