Está difícil dar conta do volume de pedidos de delivery por WhatsApp e telefone? Então está na hora de automatizar seu delivery e não perder mais vendas! Veja neste artigo como automatizar sua operação com sucesso e vender mais!
O delivery hoje
O mundo mudou e a forma de vender e se relacionar com os clientes também.
Em meio ao isolamento social, estabelecimentos tiveram que se reinventar para permanecerem abertos. Com isso, a tendência da digitalização na gastronomia que estava prevista para os próximos 10 anos, se acelerou em poucos meses.
A evolução tecnológica transformou os hábitos dos consumidores, que estão cada vez mais conectados, e preferindo pedir comida por WhatsApp e aplicativos de delivery, e não mais por telefone. Uma pesquisa da Galunion apontou que as negociações pelo aplicativo de mensagens WhatsApp saltaram de 26% no ano de 2019 para 60% em 2020.
Porém, apesar do crescimento de delivery pelo WhatsApp, depender somente deste canal para receber seus pedidos, não é uma solução eficiente para o restaurante. Ainda que auxilie na demanda, assim como o telefone se torna necessário anotar tudo manualmente e repassar para a cozinha. Portanto, em horários de pico, isso pode significar:
- Muitas mensagens para responder;
- Erro na anotação de pedidos;
- Retrabalho;
- Funcionário sobrecarregado;
- Perda de pedidos;
- Clientes insatisfeitos com a demora;
- Prejuízo financeiro.
Os obstáculos envolvem o tempo que leva para finalizar um pedido, a quantidade e o risco de errar na hora de registrá-lo. Afinal, imagine uma única pessoa atendendo e tendo que registrar tudo em um horário de alta demanda!
Dessa forma, é essencial que você automatize o recebimento de pedidos do seu delivery!
Soluções para automatizar seu delivery
Agora que você já sabe por que é importante automatizar seu delivery, entenda qual a melhor solução de automatização!
WhatsApp + Aplicativo Próprio
Lidar com pedidos de delivery pelo app de mensagens sem uma plataforma de delivery, acaba se tornando inviável! Por isso, um site e aplicativo próprio são uma super solução para receber esses pedidos. Com ele seu restaurante tem um site próprio para exibir o seu cardápio e vender online.
O cliente recebe uma mensagem automática no WhatsApp com um link para acessar a loja do seu restaurante, escolhe os produtos, informa o endereço e a forma de pagamento e confirma. O pedido aparece instantaneamente na sua fila de pedidos e com um clique você já envia para produção. Sem fila de espera no atendimento, sem erros e sem perder vendas. Usando um app próprio você desafoga o seu WhatsApp.
Benefícios do WhatsApp Automatizado + Aplicativo próprio
- Elimina erros e retrabalho;
- Otimização no atendimento;
- Reduz número de atendentes e custo operacional;
- Possibilita operar em grande escala suportando o crescimento da sua empresa, sem que o atendimento seja um gargalo;
- Aumento das vendas.
E por que não optar por WhatsApp + marketplaces ao invés de app próprio? Entenda no tópico a seguir.
Aplicativo próprio x marketplaces
Apesar da relevância das plataformas de delivery que reúnem vários estabelecimentos da alimentação em um só marketplace, estar presente apenas nessas plataformas não é bom para seu negócio. Isso por que:
- Altas taxas: Marketplaces cobram altas taxas por cada venda realizada, diminuindo seu lucro. De início, parece justo pagar apenas pelo o que vende. A questão está no longo prazo. Quando o restaurante começa a ter que pagar por clientes fiéis que fariam o pedido mesmo fora do marketplace. Com um app próprio você não paga comissões!
- Zero autonomia: Quando seu estabelecimento participa de uma plataforma controlada por terceiros, ele depende de aprovações para inserir novos pratos, realizar mudanças de preços nas taxas e áreas de entrega, entre outros. As informações podem não ser atualizadas com toda a agilidade necessária. Com um app próprio você tem total autonomia para mudar tudo sozinho!
- Fidelidade: Nos marketplaces, os clientes são da plataforma, e não seus. Com um app próprio é possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas. A saber, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os antigos. E é por isso que a fidelização é tão importante.
Delivery Direto x outras plataformas
E quando se trata de aplicativo próprio, o Delivery Direto é sua melhor opção. Estamos no mercado de delivery próprio desde 2016, e nascemos com o propósito de, através da tecnologia, ajudar o dono do restaurante a focar no que ele faz de melhor, que é encantar os clientes com a sua comida e atendimento. Fomos os primeiros a inovar, criando uma proposta de um delivery direto no formato marca branca (white label).
Experiência do usuário final
De acordo com um estudo realizado pela Dynatrace, 75% dos usuários de smartphones/tablets abandonam um aplicativo se ele apresentar algum defeito ou for lento.
As vantagens para seu cliente precisam ir muito além de descontos e ofertas. Uma boa experiência de compra e efetividade do serviço são importantes para que seu cliente se torne fiel. Por isso, o aplicativo próprio do Delivery Direto é a melhor opção do mercado para você que quer aumentar suas vendas e valoriza a experiência de seu cliente!
Veja por que:
- Aplicativo leve: ocupa menos espaço no celular do seu cliente;
- É focado em conversão de vendas, desenvolvido com estratégias que fazem seus clientes comprarem mais no seu delivery;
- É intuitivo e fácil de usar;
- Visualmente mais harmônico e confiável;
- Funciona em qualquer tela, se adaptando a todo tipo de dispositivo;
- O cliente é direcionado para a loja mais próxima de maneira simples.
Estabilidade da plataforma
Um dos motivos que fazem nossos clientes terem tanta confiança em nós, está na nossa preocupação em, não apenas proporcionar a melhor experiência de usabilidade para o cliente, mas também o melhor sistema para o dono de restaurante.
O Delivery Direto conta com um time de desenvolvedores preparados para contornar qualquer instabilidade. Além disso, estamos hospedados na Google Cloud, o que quer dizer que a hospedagem de todos os aplicativos desenvolvidos pelo Delivery Direto é externa. Dessa forma, nenhum tipo de imprevisto no nosso sistema interno afetará nossos clientes. Contamos com a segurança de um dos serviços de armazenamento em nuvem mais estáveis do mundo.
Tudo pronto para automatizar seu delivery com o Delivery Direto? Entre em contato conosco para saber mais!
Gostaria de mais informações sobre o app
Oi Kelly tudo bem? Você pode solicitar contato com nossos especialistas que eles irão te explicar direitinho como tudo funciona! Basta acessar: https://bit.ly/39re8gl
Gostaria de informações sobre o aplicativo.
Ex.Sobre a entrega , como seria a taxa ?
Eu só trabalho com delivery através do what zap e Instagram.
Oi Clarisse tudo bem? Nós não cobramos taxa por pedido. Você pode solicitar contato com nossos especialistas que eles irão te explicar direitinho como tudo funciona! Basta acessar: https://bit.ly/39re8gl