A Black Friday, comemorada na última sexta-feira de novembro, está próxima. A cada ano que passa, ela movimenta ainda mais os setores da economia no Brasil, inclusive o de bares e restaurantes. E é uma excelente oportunidade para atrair clientes, fazer ações de fidelização e aumentar seu lucro, ainda mais em meio a Copa do Mundo! É um combo único e precisa ser planejado. Por isso, separamos neste artigo 8 dicas para preparar seu restaurante para vender muito na Black Friday.
Black Friday para restaurantes
A Black Friday 2021 teve faturamento total de R$ 5,419 bilhões, crescimento de 5,8% em comparação com o ano anterior, de acordo com levantamento realizado pela Neotrust. O que indica que a de 2022 tem tudo para ser melhor ainda.
Essa data, tão importante para o varejo, pode também ser bem aproveitada por negócios no ramo de alimentação. Muitos restaurantes ficam em dúvida se realmente vale a pena investir em promoções desse tipo por medo de acabarem no prejuízo. No entanto, um bom planejamento das ações e o uso das estratégias certas pode trazer muitos benefícios, ainda mais se forem combinadas com o momento em que estaremos vivendo: A Copa do Mundo.
Naturalmente, bares e restaurantes estarão mais movimentados na semana da Black Friday e os pedidos de delivery também deverão aumentar de volume, tudo por conta dos jogos da Copa. Então, que tal aproveitar isso para diferenciar-se da concorrência, atrair clientes, fidelizá-los e aumentar suas vendas? Confira a seguir 8 dicas para preparar seu restaurante para vender muito na Black Friday.
8 dicas para preparar seu restaurante e vender muito na Black Friday
1-Antes de tudo, planeje-se e defina objetivos
Entenda quais são os objetivos do seu restaurante ao participar da Black Friday. Conquistar mais clientes, divulgar sua marca e aumentar o faturamento do mês, por exemplo. Além de definir se as promoções ocorrerão durante a semana (Black Week) ou somente na sexta.
O mais importante é se preparar para entregar todos os pedidos com a mesma qualidade de sempre. Faça uma projeção para o movimento desse dia – principalmente porque será em dia de jogo da copa – e comece a providenciar o quanto antes tudo o que vai precisar.
Alguns dos aspectos mais relevantes para levar em conta são:
- Quantidade de funcionários na loja e na cozinha;
- Organização para recebimento de pedidos;
- Produtos em estoque;
- Motoboys para o delivery.
Todos esses aspectos exigirão muita organização. Já comece a negociar com os seus colaboradores e fornecedores:
- Combine os horários de trabalho durante a Black Friday e comece com possíveis treinamentos;
- Negocie com seus fornecedores valores mais atrativos por compras mais volumosas. Isso te ajudará a manter os lucros.
2-Defina as promoções e descontos
Depois do planejamento, é hora de selecionar as promoções e demais ações que você fará na Black Friday no seu restaurante. É importante que elas estejam alinhadas aos objetivos definidos anteriormente no planejamento. Mais abaixo, daremos algumas dicas de ações promocionais que você pode fazer!
3-Crie produtos limitados para a Black Friday
Além de trabalhar com o que seu restaurante já oferece, considere pensar em novos produtos para estarem disponíveis somente nessa data ou durante toda a semana. Podem ser sobremesas, drinks ou até mesmo brindes criativos para serem dados aos clientes. Vale até mesmo serem com o tema da Copa!
4-Invista pesado na divulgação
Como já é dito naquela famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”, e para destacar-se em meio a concorrência e atrair o público para o seu restaurante ou bar na Black Friday, você precisa fazer com que as pessoas saibam que seu estabelecimento participará deste evento.
Por isso:
- Comunique as promoções diretamente para sua base de clientes, seja via e-mail, WhatsApp ou SMS (supondo que você tenha esses dados);
- Invista organicamente: Poste nas redes sociais sobre as promoções e abuse da criatividade.
- Invista no tráfego pago: O Facebook para Negócios permite que você gere anúncios geolocalizados do seu restaurante. Isso significa que você pode direcionar o seu conteúdo para ser visto por determinada localidade — como as proximidades do seu estabelecimento, falando com quem realmente tem grande potencial para comprar de você. Temos um ebook gratuito que explica passo a passo para você montar uma campanha de anúncios aqui.
5-Faça parcerias com outros estabelecimentos
Dica super valiosa: Faça parcerias com outros estabelecimentos que não concorrem diretamente com você e trabalhem com produtos complementares ou outro segmento, não necessariamente de alimentação/bebidas. O cliente que gastar no seu restaurante ganha um desconto no estabelecimento em questão e vice-versa.
6-Tenha um cardápio digital por QR Code
Juntando os dois eventos, Copa do Mundo + Black Friday, provavelmente seu restaurante ou bar receberá uma grande quantidade de pessoas. E você não quer que elas fiquem sem atendimento ou que ele seja demorado, certo? Para facilitar a rapidez no atendimento e melhorar a experiência de compra do cliente, que tal utilizar cardápio digital interativo por QR Code?
Você disponibiliza um QR Code que fica na mesa do seu estabelecimento. O cliente aponta a câmera do celular e acessa o link, sendo direcionado para um cardápio virtual, onde pode fazer todo o processo de pedidos sozinho, sem o garçom. Seu pedido é enviado diretamente para a cozinha!
Assim você:
- Automatiza e agiliza o processo de atendimento;
- Pode atualizar o cardápio em tempo real;
- Diminui erros nos pedidos;
- Reduz custos operacionais, já que vai necessitar de menos garçons.
7-Tenha sua plataforma própria de delivery
Você não pode esquecer do delivery na semana da Black Friday. Como já mencionamos, a Black Friday cairá em semana de Copa do Mundo e os pedidos de delivery tendem a aumentar – e muito – em volume.
E se seu negócio ainda não conta com site ou aplicativo próprio para automatizar a operação, aproveite para adquirir e lançá-los na Black Friday oferecendo promoções exclusivas para quem comprar pelo seu canal próprio.
Assim você pode atingir um novo público e migrar o atual para o novo canal, reduzindo custos com atendimento via mensagem e telefone e também com taxas de aplicativos de terceiros (marketplaces). Além de ter a possibilidade de acessar os dados de seus novos clientes para fidelizá-los com futuras ações.
8-Não se esqueça de fidelizar os novos clientes
Por falar em fidelizar, nos momentos de grandes promoções, diversas pessoas que nunca foram ao seu estabelecimento ou pediram delivery de você terão a primeira experiência com seu produto. Esteja preparado para atender um volume alto de pedidos sem perder qualidade ou agilidade. Uma má impressão pode pôr tudo a perder, afinal, o lucro desta ação de Black Friday virá depois, quando parte destes novos clientes voltarem.
Então não perca a oportunidade! Aproveite e cadastre todos estes novos clientes para que você consiga se comunicar e estimular a recompra.
Agora, vamos para as ideias promocionais!!
7 Ideias promocionais para usar na Black Friday do seu restaurante
Aqui estão algumas dicas de ações promocionais que você pode usar na Black Friday. Vale usar e abusar da criatividade e até combinar promoções com a Copa do Mundo.
1- Ofereça itens gratuitos: oferecer acompanhamentos menos consumidos de forma gratuita pode levar muitos clientes ao seu restaurante ou delivery, principalmente os que já são consumidores.
2-Disponibilize itens por um preço simbólico: se seu restaurante não pode oferecer produtos gratuitos, procure disponibilizá-los por um preço simbólico. Essa estratégia é de grande eficácia para sobremesas.
3-Elabore combos a preços especiais: Aproveitando que a Black Friday será em semana de jogos e a tendência é as pessoas irem em grupos grandes ao seu estabelecimento, elabore combos e porções tamanho família a preços mais acessíveis.
4- Ofereça mais por menos: oferecer sobremesas e bebidas em dobro é outra estratégia que fará seus clientes consumirem mais.
5- De desconto nos chopps ou demais bebidas até o fim do jogo da Copa, ou cobre um valor único para que os clientes possam beber durante toda a partida;
6- Disponibilize cupons de desconto futuros: Ótima forma de fidelizar clientes. Isso faz com que eles voltem ao restaurante ou peçam novamente no delivery.
7- Promoções secretas para clientes antigos: Aproveite a data para se aproximar de clientes antigos, oferecendo alguma promoção exclusiva, como pratos pela metade do preço ou sobremesa gratuita.
Sobre o Delivery Direto
E quando se trata de plataforma própria de delivery e cardápio digital por QR Code, o Delivery Direto é a melhor opção. Somos líder de mercado desde 2016. São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Padoca Vegan e Grupo Rão.
Veja algumas de nossas funcionalidades que vão ajudar seu restaurante e delivery a lucrar muito nesta Black Friday e ainda fidelizar os novos clientes:
- Migração de pedidos de WhatsApp e Redes Sociais;
- Robô de atendimento de WhtsApp;
- Gestão de cardápio em tempo real;
- Agendamento de pedidos;
- Pedidos de mesa (Cardápio QR Code);
- Pesquisa de Satisfação automática;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Opção de retirada na loja (take away);
- Programa de fidelidade;
- Divulgação automática por e-mail e notificações push;
- Cupons de desconto personalizáveis;
- Acesso a base de dados dos clientes;
- Painel de relatórios de venda com período personalizável;
- E muito mais!
Conclusão
Com muito planejamento, estratégias assertivas e promoções criativas, é possível fazer da Black Friday – juntamente com a Copa do Mundo – uma oportunidade incrível para aumentar suas vendas e fidelizar mais clientes. E para ter seu próprio canal de delivery e cardápio digital por QR Code, é só entrar em contato com um de nossos especialistas.