O cardápio tradicional de papel, algo imutável nos restaurantes até 2019, sofreu grandes mudanças durante a pandemia. Com a necessidade da higienização somado ao avanço da tecnologia, ele deu lugar ao cardápio digital, que nada mais é que a versão virtual do menu de um restaurante. Mas quais são os benefícios de investir em um cardápio digital? Existe diferença entre os modelos? Qual a melhor opção? Continue a leitura e confira no artigo.
Tipos de cardápio digital
1-Board Menu
É o cardápio utilizado pelas principais redes de fast-food, sendo caracterizado pelas telas digitais dispostas lado a lado, expondo o menu do dia e seus respectivos preços.
2-Cardápio Virtual
É uma versão digitalizada do cardápio físico, normalmente exibido no site do estabelecimento. Também consiste em disponibilizar o menu do restaurante em uma rede social do negócio a qual o cliente possui acesso, como o Facebook, Instagram e Whatsapp Business. Assim como o bord menu, ele só serve para visualização.
3-Cardápio Digital por QR Code
Você disponibiliza um QR Code que fica na mesa do seu estabelecimento. O cliente aponta a câmera do celular e acessa o link que o QR Code fornece, sendo direcionado para um cardápio virtual. Não é possível fazer o processo de pedido, serve apenas como visualizador do menu, sendo necessário o atendimento do garçom.
4-Cardápio digital Interativo por QR Code
O processo é similar ao anterior, porém, neste caso, o cliente consegue fazer todo o processo de pedido e pagamento, sem a necessidade do garçom.
5-Cardápio digital em tablet
O cardápio digital em tablet é uma versão mais moderna, porém exige maior investimento. O processo de pedidos também é realizado pelo cliente.
Benefícios do cardápio digital
O cardápio digital busca proporcionar autonomia, flexibilidade e praticidade para os clientes, ao mesmo tempo em que reverte esses benefícios em aumento de vendas e redução de custos aos restaurantes que aderem a essa tecnologia.
1)Automatização e atendimento mais rápido
Usar cardápio digital implica em uma economia de tempo. Isso porque:
- O cliente não vai precisar chamar o garçom para ter acesso ao cardápio, tornando o atendimento mais fluído e automatizado;
- Seu funcionário não precisará ficar explicando detalhes sobre o prato. Você pode colocar fotos auto explicativas e descrições.
2)Atualização do cardápio em tempo real
No menu impresso, para atualizar qualquer detalhe, a segunda impressão será necessária e, com isso, um novo investimento deve ser orçado. Já o cardápio digital possibilita que todas as alterações sejam feitas em tempo real, sempre que for preciso.
3)Redução de custos
Em tempos de instabilidade financeira e inflação alta, reduzir os gastos de um negócio sem comprometer a qualidade do que é oferecido ou dos serviços, pode significar também a reinvenção do seu bar ou restaurante.
Se o cardápio digital escolhido for o interativo ou por tablet, você precisará de menos funcionários no restaurante, já que o processo de pedido e pagamento é feito pelo próprio cliente, sem a necessidade do garçom. Isso significa uma boa redução de custo operacional.
Além disso, você também reduz custos com a reimpressão do cardápio de papel a cada mudança feita.
4)Diminuição nos erros de pedidos
Com certeza o seu restaurante já passou pela situação de entregar o pedido errado para o cliente, seja porque o garçom não conferiu o pedido antes de deixar a mesa ou porque a cozinha não entendeu o que estava escrito na comanda. Com um cardápio digital, a chance desse tipo de problema acontecer é praticamente nula.
5)Acesso a dados e maior controle estratégico
Se você optar por cardápio interativo ou por tablet, ou seja, opções de compra automatizada, você consegue colher dados como pratos mais pedidos, receita do dia, horário de maior movimento, entre outros. A gestão de dados te ajuda a traçar estratégias para seu negócio.
Pedidos de Mesa Delivery Direto
Se você se interessou pelo cardápio digital interativo, o Delivery Direto tem a solução. Com nosso Pedidos de Mesa você vai digitalizar a sua operação facilitando a compra do cliente, dando acesso a visualização dos produtos e realização do pedido sem a necessidade de garçons.
O cliente deverá encontrar um QR Code disponível sob a mesa em que está sentado e ao realizar a leitura por meio da câmera de celular, será redirecionado para o site próprio da loja, desenvolvido pelo Delivery Direto, já com a sua mesa indicada. Quando o cliente concluir um novo pedido, este será enviado automaticamente para seu painel administrativo. Simples e rápido!
E mais, o site da sua loja também pode ser usado para pedidos de delivery e retirada no balcão!
O Delivery Direto é líder de mercado no desenvolvimento de site e aplicativo próprio de delivery desde 2016, com mais de 5 mil clientes como Cacau Show, Grupo Rão, Pop Vegan Food. Para saber mais sobre como nosso Pedidos de Mesa funciona, ou até mesmo sobre o aplicativo próprio, é só solicitar contato de nossos especialistas aqui. Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar.
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