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Branding gastronômico: diferencie-se da concorrência e aumente sua vendas! Saiba como.

por Pedro Ewerton | out 21, 2020 | Geral, Tendências de mercado | 0 Comentários

Entender como se diferenciar da concorrência é essencial para saúde do seu negócio, ainda mais em momentos de crise. No mundo competitivo de hoje, destacar a marca do seu restaurante nunca foi tão importante. Assim, para ajudar você a ficar um passo à frente da concorrência, e aumentar suas vendas, trouxemos um conceito importante que você deve levar em consideração: branding gastronômico.

O que é Branding

Branding é construir, gerenciar ou reposicionar uma marca visando implementar valores que sejam reconhecidos pelo público. Mais do que gestão de marcas, é a gestão das percepções dos consumidores. É um conceito amplo, que está inserido em todas as ações que possam interferir na imagem da empresa e de seus produtos e serviços.

Portanto, o logo do restaurante, o ambiente, a música, a qualidade do atendimento, uniforme da equipe, a forma como o restaurante se comunica com os clientes e até as cores usadas na decoração, são elementos de branding.

Para desenvolvê-lo, é preciso alinhar tudo isso e adotar a mesma linguagem e os mesmos preceitos em todos os itens que envolvem o conceito. É isso que permite criar uma identidade própria, que transmita uma atitude positiva para o público.

Entender como criar esse diferencial é tão importante quanto investir na qualidade dos produtos, já que, os clientes não escolhem um restaurante apenas por ele, escolhem também pela marca, que envolve desejo, valores e emoção.

Vantagens do Branding Gastronômico

1- Maior engajamento do público e geração de publicidade orgânica:
Se você é relevante para o seu público, eles vão falar de você em suas redes sociais, vão te recomendar para os amigos e te gerar novos clientes, sem que você precise gastar tanto com publicidade.

2- Atração de talentos e engajamento da equipe:
O investimento na sua marca não gera apenas novos clientes, mas profissionais capacitados, interessados em fazer parte do seu time e te ajudar a crescer. Sendo assim, se seus funcionários se identificam com o seu diferencial, com sua cultura, e querem fazer parte disso, eles terão um desempenho muito melhor.

3- Aumento do valor de marca:
Investir em uma marca aumenta o seu valor de mercado, de forma prática. A confiança do público é um dos ativos mais valiosos que um negócio pode ter hoje. Por isso uma marca com uma sólida base de “fãs” vale muito. 

4- Diferenciação entre os concorrentes:
O mercado alimentício está cheio de ideias repetidas. Por isso, busque conteúdo relevante para diferenciar-se dos concorrentes, seja com ações em redes sociais ou no próprio atendimento do restaurante. Em outras palavras, dedicar-se a uma nova identidade visual e inovar os seus conceitos pode ser o que você precisa para superar-se no mercado.

5- Crescimento econômico:
Visibilidade é sinônimo de lucros no mundo dos negócios. Claro que, fixar sua marca na memória dos clientes é um grande desafio. Porém, isso será capaz de oferecer resultados ainda mais satisfatórios no final das contas. Vale lembrar que algumas ações de branding proporcionam custos menores que, quando bem administrados, conseguem aumentar o retorno do investimento.

Como desenvolver uma estratégia de branding gastronômico

1- Cultura Organizacional bem desenvolvida

A cultura organizacional corresponde à missão, à visão e aos valores que uma empresa tem e nos quais ela  acredita. Logo, ao desenvolver uma estratégia de branding, é essencial o restaurante ter como alicerce os valores que fazem parte da sua cultura.

Dentro do universo da alimentação, há várias possibilidades de posicionamento – desde restaurantes focados na qualidade da refeição, aos que se fazem representar pela rapidez do serviço ou os que se diferenciam pelo tipo de oferta gastronômica.

Portanto, idealize três características que você gostaria de destacar em seu serviço e defina valores de marca que podem representar qualidade, rapidez, preocupação ambiental, comida regional, vegetariano, biológico, entre outros.

2- Identidade visual da marca

Quando pensamos em nossas marcas favoritas, não é só o produto que nos vem à mente. A comunicação visual é muito importante em uma estratégia de branding. A identidade visual vai definir o primeiro contato do cliente com sua marca. Por isso, tenha o logotipo do seu restaurante bem desenhado e alinhado àquilo em que a marca acredita. 

Além disso, é essencial adotar um padrão de cores, grafismos e tipografia para utilizar nos materiais do restaurante, como cardápios, fachada, site, folders, páginas nas redes sociais e afins. Esses elementos ajudam a dar uma cara para a sua marca e a diferenciá-la em meio a tantas outras.

3- Clientes

São os clientes que definem o sucesso de seu restaurante. Desse modo, conheça o tipo de público que frequenta ou vai frequentar seu restaurante e se certifique que corresponde ao que eles procuram.

Se seu público é mais jovem, trate-os de um jeito muito diferente do que um público que exige mais formalidade, por exemplo. Por isso, treine seus funcionários para tratar os clientes da forma como eles esperam.

A pandemia mudou completamente a forma como consumimos, assim como acelerou movimentos que já estavam acontecendo, e os negócios precisam estar atentos a isso. Assim sendo, o conhecimento do seu mercado e dos seus consumidores ajuda a nortear as estratégias da marca. Busque entender o que os seus clientes realmente desejam, o que os emociona e os leva a agir e use isso a seu favor.

4- Apoio dos colaboradores

Seus colaboradores são um elo fundamental entre o seu restaurante e o seu cliente. Tendo em vista, explique aos funcionários sobre a importância do branding e como ele pode contribuir para o crescimento do restaurante.

Para que eles compreendam isso na totalidade, é importante sempre fazer treinamentos internos e criar um padrão de atendimento para sua equipe seguir.

5- Presença nas redes sociais

Adotar uma estratégia e uma personalidade nas redes sociais é muito importante para o branding. Não basta você criar perfis no Facebook ou no Instagram e incluir uma publicação apenas vez ou outra. Torne esse trabalho profissional, com conteúdo interativo, de qualidade e que traga informações interessantes para o público.

6- Tecnologia

Agora que você conhece algumas estratégias de marca que podem ajudar seu negócio a crescer cada vez mais, é possível fazer um trabalho de gestão de qualidade.

Ferramentas do Delivery Direto Archives - Restaurantes de Sucesso

As redes sociais e os meios tecnológicos são a maneira mais efetiva de divulgar seu negócio e, ainda por cima, manter sua marca mais próxima dos clientes. Com o Delivery Direto, você tem um aplicativo de delivery só seu. O seu nome e seu logo podem estar nos smartphones de centenas de pessoas. Logo, fortaleça sua marca com um app próprio!

Tudo pronto para diferenciar-se dos concorrentes com um bom branding gastronômico?

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