Ter um negócio que leve aos clientes a sensação de pertencimento a um conjunto é importante para fortalecer a presença da sua marca. Essa ideia leva à noção de que seus clientes e seu restaurante fazem parte de uma mesma comunidade.
Pode parecer um pouco abstrato falar sobre comunidade como uma noção de relacionada a negócios, mas isso faz todo o sentido pensando nos clientes como ponto de partida. De forma bastante simples, é só pensar que um grupo de amigos que gosta de comprar do seu negócio terá uma tendência natural de lembrar dele em momentos especiais.
Assim, também será normal que eles te indiquem para outras pessoas e a comunidade vá crescendo. De certo modo o seu restaurante passa a ser um ponto de convergência entre eles.
Pessoas gostam de consumir de um negócio no qual seus amigos também confiam. Isso faz parte da sensação de pertencimento a uma comunidade confiável. Vamos, então, dar algumas dicas de como a estrutura do seu negócio pode contribuir para que essa noção de comunidade.
Converse e escute seus clientes
Se você quer ganhar a confiança dos seus clientes, é fundamental que eles entendam que você está aberto para colocar-se do lado deles. Conversar com os visitantes ou enviar mensagens de agradecimento por cada compra são formas de mostrar que você quer ser parte do dia a dia deles.
Também é essencial que você deixe claro que está prestando atenção quando eles fazem alguma sugestão, reclamação ou elogio. Os clientes precisam saber que são também parte do negócio e que a voz deles importa. Isso certamente os agradará e criará maior satisfação na volta deles até você.
Quando seus clientes podem se sentir como parte do seu negócio, têm muito mais confiança em você e passam a ser seus defensores. Isso é essencial para que você tenha cada vez mais presença no mercado e dentro de uma comunidade.
Programas de fidelidade
Um artifício já bastante usado, mas que pode ser muito efetivo nas sua estratégia, são os programas de fidelidade. A proposta mais básica deles é justamente levar clientes de volta a um negócio. Você pode usar outros artifícios para fazer isso, mas usar também esse tipo de programa pode ser bom por já ser bem conhecido.
Os clientes já esperam que algo do tipo seja usado pelo restaurante e gostam de ser atendidos. É claro que não adianta fazer um programa de fidelidade mal estruturado ou que não gere interesse. Faça os clientes se animarem com essa ideia e faça com que eles queiram ganhar o prêmio no final. Lembre-os constantemente do benefício e mostre que você também quer que eles ganhem.
Treine bem o seu time
A chave para que qualquer estratégia dê certo é ter um bom time. Se você tem colaboradores que se sentem parte de algo, a motivação em atender os clientes da mesma forma é maior. Ajude na tarefa deles e crie um bom ambiente de trabalho, no qual todos sentem que são um verdadeiro time.
Atendentes que sabem tratar os clientes como únicos são peça fundamental para criar um bom relacionamento com eles. Quem compra sabe quando os funcionários de uma marca estão satisfeitos em atender. Isso é muito importante para que todos se sintam parte de algo em comum.
Dê atenção aos clientes antigos
Vale ressaltar que não são apenas os clientes novos que devem ser incentivados a se sentir bem naquele espaço. Também os clientes antigos devem receber uma atenção especial. Você precisa mostrar que a volta deles é tão especial quanto a primeira compra de qualquer cliente.
Lembre-se sempre que da mesma forma que o cliente começou a confiar em você, pode perder essa confiança. Isso pode acontecer por diversos motivos. Então esteja sempre atento para manter um bom relacionamento com eles. O importante é que os clientes sempre se lembram de tudo quando compram de você: atendimento, qualidade da comida, rapidez, etc.
Conclusão
No final tudo vai depender da atenção dada aos clientes, o que estará diretamente ligado ao atendimento feito por todos os funcionários do seu restaurante. Todos devem se sentir parte de um conjunto para que tudo funcione direito. A sensação de comunidade sentida por um cliente em relação a um negócio só é possível através de uma relação duradoura.
Conquistar a confiança do cliente é um processo que pode demorar certo tempo, mas que no final valerá muito a pena. Tenha em mente todos os processos que fazem diferença na recepção do cliente e os trabalhe da melhor forma possível.