Ter imagens boas no cardápio do seu restaurante pode ser um fator decisivo para as vendas. Se o cliente se depara com imagens ruins, as chances de que compre diminuem significativamente. De fato há uma associação entre o que ele encontra no cardápio e o que pensa do restaurante.
Quando os clientes estão olhando o seu cardápio, eles querem encontrar informações simples e objetivas. Assim, o uso de imagens ruins pode deixar o conjunto poluído e confuso. Isso pode causar certo estranhamento inicial, que já afetará como os clientes continuarão com a compra.
Queremos, portanto, mostrar nesse post como é importante que seu restaurante tenha imagens boas no cardápio. Essa é uma questão que a maioria das pessoas conhece, mas não presta muita atenção. Ter um olhar mais objetivo sobre a forma como as imagens interagem com os clientes te ajudará a entender melhor o que vai funcionar para seu negócio.
Imagens boas impressionam os clientes novos
Um cliente come primeiro com os olhos. Esse é um fato inegável e já muito conhecido. Pense em você mesmo como cliente de um restaurante. Você sabe que uma imagem tem o poder de te fazer querer pedir um prato, certo? Isso é o que acontecerá com seus clientes também.
A primeira impressão que o cliente tem do seu cardápio vai ser muito importante para a escolha de compra dele. Não é uma questão de o cliente ser exigente. Pelo contrário, fotos pouco atraentes nos cardápios deixam qualquer cliente decepcionado e não o incentivam a comprar.
Mais confiança para o cliente
Outro fator muito importante para o seu cardápio é que as suas fotos sejam realistas. Não adianta pegar fotos em banco de imagens, que não têm nada a ver com o prato que você vai vender.
O cliente consegue perceber quando uma foto não foi tirada diretamente de um prato do restaurante. Além disso, imagens que não correspondem ao produto vendido causam desconfiança.
Pense num cliente que compra um produto com uma foto que não corresponde ao que ele recebe. Com certeza não terá segurança em comprar um produto que ainda não conhece depois, certo?
Mais valor para sua marca
O valor passado pela sua marca é influenciado pelo conjunto visto pelo cliente. Ter uma boa composição no conjunto da sua marca vai fazer toda a diferença e trará mais autoridade para ela. Assim, as imagens escolhidas devem ser condizentes com a impressão que você quer passar aos clientes.
Imagens escuras podem causar uma sensação ruim no cliente e afastá-los. Em contrapartida, imagens que sejam esclarecedoras para o cliente vão causar uma sensação melhor nele. A organização do seu cardápio, quando combinada com um conjunto bem cuidado, pode convencer o cliente a pagar mais por um serviço mais atraente.
Alguns cuidados com as imagens
É muito importante, no caso dos cardápios online, que todos os pratos tenham foto. Seus clientes não vão conhecer todos os pratos do seu restaurante quando estiverem olhando o cardápio. Por isso é importante que você consiga despertar nele a vontade de comprar um prato novo.
Lembre-se de sempre prestar atenção na iluminação e na fidedignidade das suas imagens. Faça com que o cliente saiba exatamente o que esperar quando está comprando.
Também é interessante prestar atenção na organização das fotos na página. É importante que haja um sentido na forma como seu cliente vê a página como um todo. Vale falar da relevância da harmonia entre as cores do cardápio. As cores escolhidas devem levar em consideração a reação que você quer obter no cliente.
As imagens são a primeira impressão que o cliente tem do seu restaurante. Por isso é importante que você tenha um cuidado com elas e consiga usá-las para valorizar seu produto.