Antes de montar uma pizzaria, você precisa avaliar os primeiros passos necessários para isso. Por ser um tipo de restaurante já bastante antigo no Brasil, as pizzarias passaram por diversas transformações com o tempo. Dessa maneira, há diversas modalidades possíveis nesse nicho de negócio.
Comece pensando no que você deseja oferecer aos seus clientes e depois considere as especificidades do modelo escolhido. O modelo de negócio determinará fatores como infraestrutura, volume de saída de cada prato, planejamento de estoque etc.
Como o processo de criação de um restaurante é bastante complexo, queremos dar algumas dicas para te dar mais autonomia e controle nesses momentos iniciais do seu negócio.
Primeiros passos para montar uma pizzaria
A primeira coisa que você precisa definir é o perfil dos clientes que pretende atrair. Isso ajudará na escolha do modelo de negócio. Entenda bem a demanda de público perto de você, e então estabeleça o tipo de atendimento que você vai fazer.
Também é importante conhecer o mercado e o funcionamento da dinâmica do negócio depois que estiver funcionando. É importante entender o que acontece uma vez que você iniciar com o gerenciamento do seu negócio.
A partir daí, você poderá começar a estruturar o seu restaurante. Sabendo quais são as suas necessidades, fica muito mais fácil entender por onde começar. Essa primeira atividade será crucial para que você saiba quais equipamentos comprar e quais são as melhores opções para as suas necessidades.
Então, tenha calma e pesquise muito bem sobre preços, escolha de parceiros, soluções mais eficientes e sobre cada aspecto do que vai ser fundamental para o seu restaurante começar a funcionar.
Preparar tudo para o cliente
Um dos pontos mais importantes é criar um cardápio que chame a atenção do seu cliente e que seja interessante para ele. Uma boa ideia é trabalhar com os elementos de que os clientes mais gostam e incorporar elementos novos, que destaquem seu negócio no mercado.
Crie soluções que faça do seu negócio algo diferente do que os cliente já veem há anos. Pense no que há nos restaurantes de hoje e leve em conta o que os clientes querem. Incorpore ideias inovadoras e relevantes para seu nicho e para o seu público.
A compra de fornecedores também deve ser avaliada com cuidado antes de a pizzaria começar a funcionar. Uma boa ideia é aproveitar os ingredientes mais básicos, como farinha de trigo e queijos direto do fabricante ou de representantes, para conseguir valores melhores. Como você vai usar quantidades bastante grandes desses ingredientes, é importante ter condições mais interessantes na compra deles.
Fazer delivery?
Chegou a hora de se perguntar: fazer delivery ou não? Bom, tudo depende dos seus objetivos e do plano que fez para sua pizzaria. Da mesma forma que é possível um restaurante começar com os clientes locais, também há aqueles que trabalham exclusivamente com o delivery e têm resultados excelentes.
No seu caso, o delivery pode ser um fator para aumentar consideravelmente as vendas. Principalmente pela tradição do delivery de pizzas. Você pode aproveitar a tendência atual de consumo em casa e trabalhar com uma maior recorrência.
Os programas de fidelidade em delivery de pizzas são muito utilizados, e você pode ter uma estratégia parecida com essa tanto para aumentar a recorrência quanto para diversificar os dias de compra dos clientes. Essa ação pode ser valiosa, se você pensar na dificuldade de atendimento num mesmo dia. Criando estratégias para distribuir a movimentação durante a semana, fica mais fácil manter o controle sobre a produção.
Se você optar, então, por fazer delivery, será necessário providenciar embalagens adequadas. É importante testar e avaliar as opções que acomodam melhor seu produto e mantêm a temperatura pelo maior tempo possível. E tudo isso, sendo práticas para o cliente, dentro das condições do seu produto.
Crie seu cardápio
Montar uma pizzaria que venda muito exige um bom cardápio. Sabia que cardápios bem explicados podem chegar a vender até 28% mais? Pizzarias trabalham com base nos diferentes sabores oferecidos e não há um padrão para cada um deles. Saindo dos sabores mais clássicos, há uma grande diferença na composição feita por cada restaurante.
Pensando nisso, os clientes esperam uma descrição detalhada dos ingredientes que compõem um sabor. Também é uma boa ideia deixar bem claras as opções de massa disponíveis. Assim os clientes sentem maior controle na hora da compra. E você pode aproveitar para criar um diferencial para a sua marca.
O mais importante é que seus clientes não tenham dúvidas das opções disponíveis para pedido. Principalmente quando estão comprando online. Evite ao máximo ter elementos que possam gerar alguma dúvida e sempre facilite o caminho de compra dos clientes
Conclusão
Ter em mente as características específicas do ramo do mercado que você quer atingir. Um bom planejamento será fundamental para que você tenha os instrumentos necessários para o seu sucesso.
Conhecendo as melhores formas para levar seu negócio adiante, você pode potencializar cada ação e ter estratégias mais certeiras. Isso será importante para interagir com seu público da maneira mais adequada sempre. Já é importante começar a pensar nesses aspectos mesmo antes de montar uma pizzaria por completo.