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Como surpreender seu cliente com criatividade e sem gastar muito

por Juliana Cicereli | set 27, 2016 | Geral, Marketing para Restaurantes | 0 Comentários

Quem é que não gosta de surpresas agradáveis e divertidas? Imagine se você, como consumidor, faz um pedido e, ao chegar em casa, você se surpreende com algo que vai além do sabor e da aparência do produto? Foi o que fez a lanchonete Hop’s, em Florianópolis, ao surpreender seu cliente entregando exatamente o que ele havia pedido, um Pokémon desenhado na embalagem. Isso chamou tanto a atenção do cliente que ele postou em sua conta pessoal no Instagram.

hops

E se você acha que precisa de muito dinheiro para fazer isso, está muito enganado. Com criatividade, bom senso e humor, é possível ir além das expectativas e surpreender seu cliente.

Leia a seguir como surpreender seu cliente com criatividade e sem gastar muito.

Fique por dentro do que está acontecendo no mundo

Você costuma ir a museus, teatro e cinema? Você lê algum site de notícias diariamente? Está por dentro dos assuntos mais comentados na internet? Se sua resposta foi não para todas as perguntas, talvez você esteja um pouco desantenado.

Você deve estar se perguntando: “Tá… Mas o que isso tem a ver com a minha criatividade?” A resposta é: praticamente tudo.

Todos os dias, mesmo sem perceber, absorvemos algum conteúdo que pode ser usado no processo criativo.

Nesse mundo tão corrido, muitas vezes o tempo é limitado, o que acaba também sendo um impeditivo para você saber o que acontece fora do seu contexto de trabalho.

Tem alguma música que está dando o que falar? Algum aplicativo que não sai da boca do povo? Por mais que você não goste de alguns assuntos, é importante ficar por dentro para saber o que está acontecendo. O conteúdo que você absorve lhe servirá em algum momento para surpreender seu cliente de forma criativa.

Fique atento também a datas importantes, como o aniversário daquele cliente que sempre compra em seu restaurante. Por que não surpreendê-lo oferecendo algum produto gratuito? O que acha de, por exemplo, enviar um e-mail convidando-o a fazer o pedido de comida de seu restaurante e na entrega enviar um cupcake de presente. Você terá um custo muito baixo e surpreenderá seu cliente.

Cada pessoa tem uma percepção diferente da outra

Conheça bem quem você quer surpreender porque cada indivíduo compreende o mundo de uma forma. Deve haver cuidado para não brincar com coisas que de alguma forma agrida seu cliente. Descubra sua faixa etária, sexo, preferências, histórico de pedidos e veja se cabe alguma brincadeira ou surpresa no contexto.

Uma outra situação que deve ser evitada é brincadeiras na hora em que seu cliente está fazendo uma reclamação ou está nervoso por algo relacionado ao seu restaurante. Dependendo de como a pessoa estiver se sentindo, você poderá agravar a situação.

Pense fora da caixa

Dentro de uma empresa é comum existirem regras, inclusive para a comunicação da sua equipe de atendimento com o cliente e é bom que isso exista. Contudo, é preciso se atentar a excessos ou sua equipe de atendimento e comunicação ficará extremamente engessada.

Dê espaço para seus funcionários ou você mesmo de criar coisas novas e pensar fora da caixa! Avalie se é possível atender ao pedido do cliente de forma diferenciada, usando criatividade e bom senso.

E por último, quando algum cliente fizer algum pedido inusitado pense consigo mesmo “por que não? ”. Por que não entregar o que ele está pedindo? Isso vai prejudicar de alguma forma meu relacionamento com o cliente? Tente ir além do que o cliente espera de você, isso com certeza irá fortalecer seu relacionamento com ele.

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