5 dicas para tirar boas fotos para o Instagram

Você já usa o Instagram para promover o seu restaurante? Essa é uma das principais redes sociais no momento e continua crescendo cada vez mais. Por isso é fundamental criar uma presença significativa nela. E se você a conhece pelo menos um pouco, sabe como ela depende sobretudo de boas fotos.

Não é necessário ser um super fotógrafo profissional para criar boas imagens que chamam a atenção no Instagram. Isso não quer dizer que qualquer foto vai ser boa o suficiente para atrair um público significativo. Mas você com certeza tem a capacidade de aprender a tirar boas fotos para criar uma página bem atraente para seus clientes em potencial.

Vamos te mostrar aqui 5 dicas para caprichar nas fotos do Instagram do seu restaurante. Dessa forma você estará um pouco melhor preparado para começar a fazer marketing nessa rede social, de forma mais autônoma.

1. Preste atenção na iluminação

Essa talvez seja a dica mais conhecida de todas. Mas ela entra na nossa lista justamente por ser também uma das mais importantes para quem quer ter sucesso com suas fotos.

A chave para o Instagram é a atenção com a estética. Sem boas fotos, sem um cuidado especial com a qualidade delas, é muito difícil alguma página ter sucesso. E um dos aspectos que mais fazem diferença numa foto é justamente a luz.

Uma boa ideia é usar a luz solar para tirar as suas fotos. Quando possível, essa é a forma mais barata e eficiente de ter fotos bonitas e harmoniosas. Vale a pena, contudo, investir em alguma ferramenta de iluminação artificial, para casos em que não seja possível usar a luz natural.

O nome mais conhecido para as caixa de luz usadas em fotos ou vídeos é softbox. Mas você pode facilmente usar duas luminárias, tomando cuidado para que a foto não fique estourada. E ainda é bom prestar atenção na cor da lâmpada usada: lâmpadas brancas são as mais indicadas, criarem uma iluminação mais neutras.   

2. Pense no todo

Apesar de o Instagram ser constituído por diversas fotos individuais, também há os feeds de cada usuário. Ali ficam expostas todas as fotos dele, de modo que é muito mais agradável quando há uma unidade entre as fotos. Não é necessário que seja usada uma unidade absoluta, mas é sempre bom tentar manter algum padrão entre as fotos postadas. A ideia é criar uma identidade para a marca através das imagens. 

Pense na unidade do seu feed como algo importante. As fotos de comida são um conteúdo comum no Instagram, mas é sempre possível inovar. Brinque com o visual dos pratos servidos no seu restaurante e crie uma página interessante e inovadora. Você precisa, então, usar o caráter visual do Instagram para captar clientes novos e continuar o relacionamento com os antigos.

3. Não use zoom

Você já sofreu para tirar alguma foto pela alteração da qualidade devido ao zoom da câmera? Pode até ser que hoje em dia ele não afete tanto assim a nitidez da imagem, mas ainda é possível dizer que fotos sem zoom mantém uma melhor qualidade em relação às com zoom.

O mais interessante é que você se aproxime o máximo possível do objeto a ser fotografado. Desse modo, não será melhorada apenas a qualidade da sua foto, mas também as possibilidades de trabalho com ela. Movendo-se ao redor do objeto e prestando mais atenção nele, você tem mais chances de encontrar algum ângulo interessante do que após um clique rápido sem muito cuidado.  

4. Cuidado com o cenário

Tão importante quanto a comida em si é o cenário apresentado na foto. Não adianta nada tomar todo o cuidado com a apresentação do prato, se ele estiver sobre uma mesa suja. Desse mesmo modo, você não quer mostrar um um guardanapo usado ou funcionários desanimados para seus clientes.

Além disso, você pode usar os cenários das suas fotos como uma forma de criar aquela identidade de que já falamos. Esse pode ser um artifício para criar uma conexão maior com os clientes, aproximando-os do ambiente do seu negócio. Ou você pode ter um cenário especial para suas fotos, o que já cria uma identidade ainda mais forte dentro do conjunto da rede social.

5. Diversifique os tipos de foto

Uma dica bem rápida e que já é bem conhecida: não tire foto só de comida. Aproveite o espaço do Instagram para criar um clima informal, mostrando o restaurante por dentro. Mostre os funcionários, as novidades e as conquistas do seu negócio. Essa prática vai aproximar os clientes do seu restaurante e aumentará o engajamento deles na rede social. Isso significa mais divulgação e participação ativa, o que mostra uma conexão entre restaurante e público.

 

Investir nas fotos do seu Instagram é um passo fundamental para o sucesso do seu restaurante nessa rede social, que é baseada principalmente em imagens e numa conexão visual. Para quem não é fotógrafo profissional é possível ter uma conta bem sucedida, prestando atenção a alguns detalhes importantes.

Caso você não queira trabalhar sozinho na produção de fotos para o perfil do seu restaurante, vale a pena contratar alguém especializado. Mas para o início da sua estratégia, tente ter um contato mais próximo com esse trabalho e entenda como funciona a rede social.

Você já usa o Instagram? Conte nos comentários o que você acha dessa rede social e se já a usa ou quer usar para promover seu restaurante.  

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