Vale a pena criar app delivery com Phonegap?

Vale a pena criar app delivery com Phonegap?

A criação de apps de delivery com Phonegap é uma das tendências da atualidade. Se você possui um restaurante, precisa estar por dentro desse universo.

Muito se diz sobre essa técnica, que promete deixar a programação de aplicativos mais simples. Na realidade, são poucas as pessoas que entendem realmente o que o Phonegap pode oferecer.

Para tirar as suas dúvidas, vamos esclarecer tudo sobre a técnica através de um guia interativo. Fique ligado e construa o melhor app para seu delivery!

O que é Phonegap?

Phonegap é o nome dado a um software criado em 2008, pela empresa Nitobi. Ele é baseado na demanda de programadores iniciantes, que precisavam desenvolver aplicativos, mas não entendiam a linguagem específica dos dispositivos.

O Phonegap é como uma padronização da programação de apps. É dessa maneira que o software torna a criação de plataformas mais acessível. Mas como isso é feito?

Os desenvolvedores do Phonegap usam uma interface padronizada da web, conhecida como API (Interface de Programação de Aplicativos). Essa interface tem o objetivo de permitir o acesso a funções do smartphone, como a câmera.

E tudo isso pode ser feito por meio de JavaScript ou HTML5. Com certeza, essa é uma opção mais fácil do que usar as linguagens próprias do dispositivo para programar.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o Phonegap, deve estar se perguntando: mas vale mesmo a pena investir nessa plataforma? Meu app de delivery vai ter qualidade? Vamos te responder todas essas perguntas a seguir!

Vantagens do uso

Para te ajudar a decidir, te mostraremos algumas vantagens do Phonegap. Mas lembre-se: apenas você pode avaliar a adequação do app ao seu restaurante e ao seu sistema de delivery.

Código aberto

O Phonegap é um software de código aberto. Você poderá trabalhar livremente com o seu aplicativo e modificar alguns aspectos dele.

Se você quer criar um app para delivery, poderá deixar a plataforma com a cara do seu restaurante apenas por meio de alguns cliques. Essa é um dos principais benefícios de trabalhar com um código aberto e universal.

Vale lembrar que o Phonegap é gratuito. Você poderá programar o quanto quiser sem ter que pagar por isso. Quando usamos a linguagem específica do aparelho, isso não ocorre. Mexer com alguns códigos podem exigir o pagamento de taxas.

Redução de custos

Como já mencionamos, o Phonegap é gratuito. Esse é o primeiro motivo pelo qual o seu uso reduz custos da empresa.

Você também não precisará passar dias e dias tentando desvendar códigos específicos do dispositivo, que podem ser complicados. Apenas profissionais da computação conseguem realizar esse tipo de trabalho.

A redução de despesas também está aí: basta entender o básico sobre programação para construir o seu app. Assim, você não precisa contratar uma equipe especializada na criação de aplicativos para te ajudar. No final das contas, o seu bolso agradece!

Aplicações híbridas

O Phonegap é interessante, pois ele mistura as aplicações desenvolvidas internamente e as aplicações baseadas no conteúdo existente da web. Mas fique calmo, vamos te explicar melhor.

Quando você trabalha com o Phonegap, pode criar algumas aplicações baseadas no seu smartphone e no sistema de funcionamento dele. Porém, essas aplicações vão se juntar ao modelo retirado da internet.

Lembra-se de que mencionamos que a interface é baseada em um modelo padronizado da web? Esse modelo pode se juntar às aplicações do dispositivo. Como consequência, você terá um app totalmente novo, ao seu gosto.

Acompanhamento dos pedidos

Essa vantagem é exclusiva dos apps de delivery: com o Phonegap, você pode oferecer o acesso à geolocalização nos aparelhos dos seus clientes. Tudo isso é feito de maneira rápida e prática, uma vez que o modelo é padronizado.

Assim, o consumidor saberá onde está o entregador. Isso melhora a experiência do público com o sistema de entregas. De fato, não podemos oferecer um serviço de delivery por app sem uma geolocalização precisa.

Sistema sem falhas

Imagine que você é o cliente do seu restaurante e precisa fazer um pedido. Na hora de pedir, o app trava e não consegue ler o conteúdo do seu smartphone. Esse é um dos maiores problemas que podem ocorrer com o sistema.

O Phonegap pode evitar esse tipo de situação. Como o código é aberto e híbrido, contando com a padronização, é provável que o seu app rode em qualquer smartphone.

O software serve para Android, iPhone e até para Windows. Isso só se tornou realidade graças às atualizações nos sistemas, que melhoraram a aderência do código.

Como podemos notar, o uso do Phonegap facilitou a vida de muitos profissionais. Se você está interessado em um app de médio porte, essa é uma excelente opção.

Ainda não entendeu como funciona a programação? Não sabe por onde começar a construir o seu app? Fale com a equipe do Delivery Direto. Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te ajudar a criar um delivery de sucesso!

O que você achou do Phonegap? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *