Esse ano já está chegando ao fim. Mais do que na hora de começar os planejamentos para que as vendas e a margem de lucro no próximo ano sejam melhores. Para te ajudar, nós separamos 9 erros que você deve evitar para que seu delivery tenha ainda mais sucesso em 2023. Será que você cometeu algum deles em 2022? Confira!
A importância de evitar erros no delivery para ter sucesso
Antes de falarmos sobre os erros que você deve evitar para ter sucesso no delivery em 2023, vamos à explicação de quais são as consequências gerais se você não prestar atenção neles:
Perda de lucratividade
O dinheiro acaba sendo fator fundamental nesse processo, e é o que você mais irá perder se permitir que erros aconteçam no seu delivery. Afinal, ao menor sinal de insatisfação os clientes simplesmente deixarão de comprar.
Perda de credibilidade
E se os clientes ficarem insatisfeitos, sua credibilidade no mercado não será mais a mesma.A insatisfação, além de levar uma pessoa a não comprar mais de você, também a leva a falar negativamente do seu negócio, espantando outros possíveis clientes.
Perda de força de trabalho
Os erros podem ocasionar perda da sua força de trabalho, já que, se suas vendas caírem, você provavelmente precisará demitir alguém. Permitir erros surjam custa caro em diversos sentidos. Vamos então aos erros que você precisa evitar para que isso não aconteça!
9 Erros que você deve evitar para ter sucesso no delivery em 2023
1- Não automatizar sua operação de delivery
Se você ainda recebe pedidos de delivery só por telefone e WhatsApp, poderá correr um grande risco em 2023. Isso porque, apesar do crescimento de delivery pelo WhatsApp, depender somente deste canal para receber seus pedidos, não é uma solução eficiente para o restaurante. Ainda que auxilie na demanda, assim como o telefone se torna necessário anotar tudo manualmente e repassar para a cozinha.
Portanto, em ocasiões com maior volume de pedidos, isso pode significar:
- Clientes sem resposta;
- Erro na anotação de pedidos;
- Retrabalho;
- Perda de vendas;
- Clientes insatisfeitos com a demora;
- Prejuízo financeiro.
Muitos restaurantes delivery tem buscado soluções para automatizar o recebimento de pedidos para evitar esses problemas acima. Uma das ferramentas mais eficientes são site e aplicativo próprio com robô de atendimento de WhatsApp, já que além de automatizar a operação, você ainda não paga comissão.
2– Não ter acesso aos dados e informações dos clientes do seu delivery
Se você não tem acesso às informações dos seus clientes, está cometendo um erro que poderá prejudicar o sucesso do seu delivery em 2023.
Um banco de dados de clientes é o conjunto de todas as informações que o seu negócio pode coletar através dos pedidos, como data de nascimento, telefone, endereço e histórico. Eles são importantes aliados na hora de impulsionar o seu negócio. Com esses dados você consegue entender quais os perfis que compram com você, como proporcionar a melhor experiência e estabelecer uma conexão mais profunda.
Ter informações detalhadas ajuda o seu delivery a traçar estratégias de marketing, comunicação personalizada, fidelização e consequentemente te trazer mais vendas.
Uma plataforma própria de delivery que conte com um CRM vai te ajudar nessa questão. O CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management, em português quer dizer Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. Trata-se de uma ferramenta que auxilia os restaurantes a terem um completo cadastro de seus clientes, bem como opções de se relacionar com eles.
3- Não fazer uma boa divulgação nas redes sociais
Um estudo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) revelou que mais de 50% dos consumidores com acesso à internet utilizam serviços de delivery. Isso mostra que conectar-se com consumidores pelo meio online, que é onde a maioria do público está, é um dos principais elementos para ter sucesso.
Por isso, fazer uma boa divulgação nas redes sociais é super necessário para chamar a atenção destes consumidores.
Sabemos que a concorrência é grande, por isso aqui vão algumas dicas para se destacar nas redes sociais em 2023:
Invista em boas fotos
Uma boa fotografia é capaz de transmitir detalhes importantes sobre o prato e seus ingredientes, valorizando suas cores e sua textura. Um estudo do Sebrae revelou que para 67% dos entrevistados, a qualidade da foto influencia na decisão de compra. Por isso, não deixe de caprichar nas fotos!
Tenha um planejamento de conteúdo
De nada adiantará se você postar um conteúdo hoje e depois não saber quando vai conseguir fazer a próxima publicação. Por isso, você deve criar um cronograma com tudo o que pretende fazer durante um período de tempo, de preferência a cada 15 ou 30 dias.
Interaja com seguidores
Isso ajuda na aproximação do público, deixam o conteúdo mais interessante, convidam o público a participar com opiniões, ideias, comentários e melhoram as métricas de alcance. Reserve um tempo para responder as mensagens, marcações e comentários. Além de criar quizzes e enquetes.
Outro erro que você deve evitar para ter sucesso em 2023 é não separar uma verba para investir em anúncios pagos para alcançar um número maior de pessoas. Temos um ebook gratuito explicado passo a passo de como fazer uma campanha no Facebook e Instagram ads, mensurando resultados pelo Pixel do Facebook.
4- Não contar com um programa de fidelidade
Fidelizar os clientes deve ser um dos principais objetivos de um delivery quando se pensa em ter sucesso. Não pensar nessa estratégia é um erro que você deve evitar para ter sucesso em 2023.
Isso porque, segundo o especialista em Marketing e Administração Philip Kotler, o custo de aquisição de um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes maior do que manter clientes atuais.
Além de ser mais barato manter um cliente fiel, um aumento de 5% no indicador de retenção de clientes fidelizados, pode aumentar em 75% a rentabilidade do negócio!
E um dos meios mais utilizados para fidelizar clientes é o Programa de fidelidade. Ele está super em alta, pois os clientes se sentem recompensados e criam um vínculo maior com sua marca. Além de servir para lembrarem do seu estabelecimento e incentivar a recompra com maior frequência.
Para criar um programa de fidelidade, é possível usar o mais simples e tradicional cartão de papel, mas hoje já existem várias opções de programa digital por pontos, que permitem que os clientes escolham seu benefício e interajam de forma online com o estabelecimento e também plataformas próprias de delivery que contam com essa funcionalidade.
5- Não ouvir feedback dos clientes do delivery
É difícil saber se o consumidor gostou do seu produto e serviço sem ouvir a opinião dele. Por essa razão, para ter sucesso em 2023, é essencial criar um canal direto de comunicação e dar liberdade para os clientes darem o seu feedback.
Elogios são sempre bem-vindos, mas críticas e reclamações têm uma importância ainda maior nesse processo. Isso porque elas indicam pontos falhos que, muitas vezes, são imperceptíveis
Portanto, responda todos os feedbacks com cordialidade e utilize essas informações para aperfeiçoar processos. Essa atitude demonstra ao consumidor o quanto o seu delivery está preocupado com a satisfação dele, o que impacta diretamente na fidelização e consequentemente em seu lucro.
6- Não realizar entrega no prazo estipulado
Um dos erros que mais podem afetar o sucesso do seu delivery em 2023 é a demora na entrega. Um tempo longo compromete a experiência do cliente, e quando isso acontece, a chance dele voltar a fazer outros pedidos se torna pequena. Segundo pesquisa da Qualibest, 58% das pessoas já deixaram de comprar novamente no delivery por problemas na entrega.
Por isso, para evitar uma demora é importante que você organize a produção, tenha um time ágil, faça entregas por agrupamento e que seus entregadores façam rotas alternativas em dias de trânsito intenso.
Além disso, é sempre bom contar com motoboys extras em dias de maior movimento no delivery.
7- Não ter uma embalagem diferenciada
As embalagens são um ótimo investimento para fidelizar clientes no delivery. Embalagens que fogem do comum causam no cliente a sensação de que a empresa se esforça para fazer mais que o esperado, então que tal investir nesses itens?
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo MarketingProfs, cerca de 52% dos consumidores online afirmam que provavelmente voltariam a comprar um produto que foi entregue em uma embalagem diferenciada.
Ainda de acordo com o estudo, empresas que adotaram a medida observaram um crescimento de cerca de 30% nas intenções de compra. Um grande ponto de atenção para ter sucesso em 2023, certo?
Não se esqueça também de prestar atenção ao material da embalagem, pensando na conservação da temperatura e qualidade do alimento, e também o não vazamento de molhos.
8- Não oferecer opção de agendamento e take out
Cada cliente tem necessidades diferentes, por isso é importante ter opções para atender a maioria deles. Assim, oferecer apenas uma forma de entrega torna a escolha limitada. E, principalmente, pode fazer o consumidor desistir da compra e ir para a concorrência.
Para você ter uma ideia, um estudo realizado pelo Google mostrou que a modalidade de compra com retirada no local (take out) é uma opção importante para 39% dos consumidores!
9- Não investir em uma plataforma própria de delivery
Já mencionamos que receber pedidos por WhatsApp (sem um robô de atendimento + site próprio para o recebimento de pedidos) e telefone, não é uma boa opção e depender destes canais é um erro que pode custar seu sucesso em 2023.
Da mesma forma, vender somente por marketplaces, também não é o ideal, embora eles sejam um ótimo canal para captação de novos clientes, ficam com a maior parte do seu lucro devido às altas taxas. Além disso, você não tem acesso às informações dos seus clientes.
Dessa forma, o ideal é que você invista em uma plataforma própria. Mas o que é essa solução?
O que é uma plataforma própria de delivery
Uma plataforma própria de delivery é uma ferramenta para recebimento de pedidos, composta por site e aplicativo próprio, totalmente personalizados com a marca do seu restaurante e que te dá total autonomia para gerenciamento do processo de ponta a ponta. O cliente baixa seu aplicativo próprio para fazer o pedido ou acessa pelo web site.
Algumas vantagens deste tipo de ferramenta incluem:
- Organização da operação de delivery;
- Redução de custos;
- Economia com comissão;
- Independência e autonomia;
- Maior fidelização;
- Acesso à base de dados dos clientes;
- Aumento nas vendas.
Por essas e outras razões, não investir em uma plataforma própria de delivery, é um erro que você deve evitar para ter ainda mais sucesso em 2023.
Conclusão
Evitando esses erros em 2023, você com certeza terá sucesso no seu delivery. E nós do Delivery Direto, podemos te ajudar nisso!
Desenvolvemos site e aplicativo próprio de delivery para automatizar e organizar sua operação, fidelizar clientes e aumentar suas vendas. Somos líder de mercado desde 2016, com mais de 5 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Bobs, Padoca Vegan e Grupo Rão.
Confira algumas de nossas funcionalidades:
- Migração de pedidos de WhatsApp e Redes Sociais;
- Robô de atendimento de WhatsApp;
- Agendamento de pedidos e take out;
- Pesquisa de Satisfação automática;
- Ferramentas de marketing com divulgação automática;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Programa de fidelidade;
- Gestão de Redes Sociais;
- Relatórios Estratégicos de vendas;
- CRM;
- Integração com empresas de logística;
- Painel de relatórios de venda com período personalizável;
- E muito mais!
Temos 4 planos para atender qualquer tipo e tamanho de negócio. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!
Desejamos excelentes vendas para você em 2023!