Adeptos de dietas vegetarianas ou veganos estão crescendo, não só no Brasil, como no mundo. São 30 milhões de brasileiros, ou seja, 14% da população, segundo pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira. E ainda, de acordo com uma pesquisa do Euromonitor, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking global de consumo de alimentos saudáveis, movimentando US$ 35 bilhões por ano.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 55% dos brasileiros consumiriam produtos veganos se eles estivessem sinalizados como tal.
Portanto, esses dados apontam a necessidade de incluir opções no cardápio do delivery para este nicho de clientes que só cresce.
Neste artigo, você vai aprender como simples alterações de ingredientes podem ampliar as opções do seu cardápio e torná-lo adequado para vegetarianos e veganos.
Diferença entre Vegetarianos e Veganos
Primeiramente, é preciso explicar que existe uma diferença entre a dieta vegetariana e a dieta vegana. O que elas possuem em comum é o fato de não inserir nenhum tipo de carne animal em suas receitas.
Veja abaixo os detalhes sobre cada uma dessas dietas:
Vegetarianismo
O vegetarianismo pode ser motivado pela escolha da própria pessoa por uma dieta mais saudável ou por respeito aos animais. E pode, também, ser uma questão de saúde. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, há diferentes tipos de vegetarianismo:
- Vegetarianismo estrito: não consomem carne animal, ovos, mel, leite e derivados. Também não consomem nenhum produtos que tenham derivados de animais, como a gelatina.
- Lactovegetariano: não consomem carne animal nem ovos, mas consomem leite e seus derivados.
- Ovovegetariano: não consomem carne animal nem leite e seus derivados, mas consomem ovos.
- Ovolactovegetariano: não consomem carne animal, mas consomem ovos, leites e seus derivados.
Veganismo
Assim como o vegetarianismo estrito, no veganismo não se consome nenhum tipo de carne, ovos, mel, leite e derivados. Além de nenhum alimentos derivado de animais. Entretanto, o veganismo não se restringe apenas à alimentação e é uma escolha da pessoa.
Seus adeptos não utilizam:
- Roupas;
- Produtos para higiene;
- Limpeza;
- Ou quaisquer itens que tenham origem animal.
Dessa forma, o veganismo é mais do que uma dieta, é um estilo de vida em prol dos animais.
Ajustes no menu
A princípio colocar opções veganas no cardápio pode parecer uma ideia um tanto complicada, mas é mais fácil do que você imagina.
Primeiramente, pense em como pode ser modificado pratos que você já tenha para opções sem carne. É de extrema importância que, para a realização desses pratos, sejam usados equipamentos diferentes do das comidas com carne e laticínios. Jamais, frite ou cozinhe algo em um recipiente que tenha sido feito a carne ou afins.
Pois, isso pode gerar alguns problemas, como nos casos de pessoas que possuem restrições alimentares e alergias, além é claro de ir contra o princípio principal da dieta vegetariana e vegana.
Existem diversas comidas veganas práticas e saborosas, sendo assim, faça um levantamento sobre o que está em alta para decidir seu cardápio, invista em bons pratos e que se enquadrem no estilo de comida que você vende. Muitas vezes, algumas substituições são suficientes para adaptar o menu ao gosto dos veganos. Confira abaixo
Leite
Considere adicionar opções de bebidas livre de laticínios, mesmo as com base de café. Enquanto o leite de soja é a opção mais popular, há outras diferenciadas, “plant-based”, como por exemplo, a base de castanhas, amêndoas e coco. Veja que a simples troca do leite comum por opções vegetais pode agradar em cheio o público vegano e enriquecer o seu cardápio.
Queijos e gorduras
Hoje existem queijos fabricados à base de castanhas e outros tipos de oleaginosas. Com isso, além de versáteis na conversão para pratos veganos, são deliciosos e com ótima textura. Elas também podem servir como base para patês diversos.
Soja
A soja é uma matéria prima versátil, sendo muito conhecida pelos veganos graças ao Tofu e o Tempeh. Esses ingredientes podem ser transformados em inúmeros pratos saborosos.
Ovos
Substituir os ovos em receitas é possível com uma mistura de 1 colher de sopa de sementes de linhaça moída ou semente de chia com 3 colheres de sopa de água. Esta mistura substitui um ovo e é uma ótima alternativa na preparação de receitas. Pode ser utilizada em sobremesas como muffins, bolos, cookies, etc. A função dos ovos é dar elasticidade, dar liga, maciez, ajuda a emulsificar, trazer gordura e ajuda a massa crescer. A substituição sugerida surtirá resultados surpreendentes, com baixo custo e de fácil execução.
Opções substitutas da carne para incluir no cardápio:
Carne de jaca
Embora pareça estranho, a “carne de jaca” é muito semelhante à textura de carne. Normalmente usada em sanduíches, hambúrgueres, coxinhas e pastéis, o sucesso se dá por conta do tempero. Além disso, a carne de jaca é um belo curinga no preparo dos pratos do seu delivery vegano. O fato de permitir seu uso em lanches abre um leque muito grande de possibilidades.
Hambúrguer de lentilha
O hambúrguer de lentilha costuma ser facilmente encontrado em hamburguerias que possuem opções veganas e vegetarianas. Assim como a carne de jaca, o hambúrguer de lentilha pode ter diversos sabores, depende dos temperos e também se você optou por usar uma combinação de componentes ou optou somente pela lentilha.
Geralmente para conseguir uma cor semelhante a de carne bovina, vários estabelecimentos costumam adicionar pequenas quantidades de beterraba. A beterraba ou batata roxa é posta para tingir e também trazer certa doçura ao prato
Bife de cogumelo
O cogumelo quando cozido possui uma textura muito semelhante à de carne, então pensando nisso, vários restaurantes decidiram utilizar a iguaria. Para esta receita você pode usar o Portobello ou o Paris. Para fazer o prato, basta limpar bem para remover resquícios de terra, tirar o caule e temperar bem a frigideira com manteiga e temperos e em seguida colocar o cogumelo. Mas tenha cuidado que o cogumelo é muito sensível e seu tempo de preparo é menor que de um bife comum.
Estrogonofe de grão-de-bico
O Estrogonofe de grão-de-bico requer um cuidado com a hidratação do grão para que, ao cozinhar, ele não fique duro e desagradável. Para que a receita fique boa, é necessário colocar o grão de bico de molho por no mínimo 8h para hidratar. Então, depois que chegar a hora de escorrer o grão-de-bico, é só seguir a receita normalmente.
Para substituir o creme de leite é possível usar leite de castanhas, que você pode fazer da mesma forma. Hidrate as castanhas e depois coloque no processador e vá adicionando água aos poucos até chegar na textura desejada.
Não se esqueça: Divulgue seus Pratos Veganos!
Ter opções veganas no cardápio não basta, é preciso divulgá-las! Só assim o público alvo saberá que pode consumir no seu delivery. E serve também para mostrar que o seu restaurante tem um diferencial que a maioria dos outros estabelecimentos não tem.
Fazer anúncios divulgando os pratos chamará muita atenção dos consumidores! Além das redes sociais, ter um aplicativo próprio pode ajudá-lo nessa missão.
Com o site e aplicativo de delivery do Delivery Direto, você pode criar uma categoria no aplicativo e dar mais destaque para os pratos veganos, além de ter uma descrição completa dos ingredientes e acrescentar imagem dos pratos trazendo mais comodidade ao cliente na hora da procura. E mais, você não paga nenhuma taxa sobre suas vendas!
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de aplicativo próprio para restaurantes. Mais de milhares de clientes. Portanto, podemos ajudar você na criação e implantação de um bom aplicativo de delivery para seu estabelecimento.
Tudo pronto para destacar-se da concorrência com produtos veganos?