Distribuir a demanda de pedidos por Whatsapp

Receber uma boa quantidade de pedidos no delivery certamente não é um problema, certo? Afinal isso indica que você terá mais vendas no seu restaurante. Agora imagine o caso de receber muitos pedidos por Whatsapp, por exemplo. Com o tempo, o alto volume pode ser demais para o gerenciamento de poucos funcionários.

Independentemente do tipo de canal que você usa, é essencial ter uma boa organização. E até mesmo funcionários que fiquem responsáveis apenas por receber os pedidos. Essa situação pode gerar bons resultados para o amadurecimento da operação de delivery., mas também pode apresentar alguns problemas no longo prazo.

Nossa ideia aqui, portanto, é te mostrar algumas soluções para uma possível perda de controle em relação ao uso do Whatsapp para receber seus pedidos. 

Quais são os problemas?

Um dos problemas mais centrais em relação à forma como você lida com o recebimento de pedidos por Whatsapp está na falta de unificação entre os processos. Também o excesso de passos entre o recebimento e a preparação do pedido é outro ponto muito importante. 

Os muitos passos entre receber o pedido, passá-lo para a cozinha e entregá-lo podem ser responsáveis por erros e mal entendidos. A relação entre a forma como seu cliente pede e o sucesso da experiência dele é direta.

Muitos dos erros que acontecem na entrega dos pedidos têm a ver com confusões na hora de mandar o pedido para a cozinha ou de fazer a entrega. Os dados de muitos clientes podem se misturar e gerar confusões.

Além disso, as compras podem ser menos eficientes se os clientes precisam ficar correndo atrás do seu cardápio. Isso, inclusive, pode ter como consequência a limitação das opções vistas por eles.

Por que esses eles acontecem?

O centro desses erros, muitas vezes, está na dificuldade em manter as conversas com os clientes em ordem. E isso não acontece por uma falta de organização, mas sim devido aos altos volumes de pedidos. Dar conta de toda a demanda pode ser bastante complicado.

Realmente fica difícil manter os contatos sob controle quando não há uma automatização. Há uma certa distância entre a forma como os clientes buscam as informações e o ambiente de que compram. Pense assim: ao comprar no salão, é importante ter uma visão clara de tudo o que se pode pedir. E no delivery não pode ser diferente.

Além disso, seus clientes muito provavelmente vão usar o mesmo canal para fazer pedidos e tirar dúvidas em geral. Isso pode deixar tudo muito bagunçado. Não haverá um limite certo entre receber pedidos pelo Whatsapp e usá-lo como plataforma de contato.

Como solucioná-los?

Uma das soluções mais eficientes é por meio da tecnologia. Dentre elas, o app próprio é uma excelente opção. Com ele há integração total entre o espaço usado para fazer o pedido e a informação que chega para a cozinha.

Além de oferecer uma grande otimização na sua operação de delivery, seus clientes terão mais facilidade na hora de fazer o pedido. O direcionamento automático do pedido para quantas impressoras você quiser evitará erros cometidos pelos funcionários.

Como você terá uma plataforma focada no recebimento de pedidos, será muito mais prático manter uma relação completa entre os clientes e a sua plataforma para pedidos. Isso terá impacto positivo na forma como seus funcionários usam o tempo deles.

Tudo isso mostra como é fundamental ter uma ferramenta especializada em vendas. Assim seus clientes terão mais direcionamento na compra. Então não terão que esperar para completar o pedido e, consequentemente, o nível de desistências será bem menor.

Também para você e para os seus funcionários, tudo ficará mais fácil. Você não perderá tempo com a recepção de pedidos. Desse modo você terá mais tempo e espaço para focar em ações para seus clientes.

Nada te impede de continuar recebendo pedidos por Whatsapp, e migrar esses clientes gradativamente para a plataforma própria. Com ela você tem um espaço robusto e bem estruturado, que poderá ser a cara da sua marca.

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