Além de manter a qualidade dos alimentos e bebidas, a embalagem de delivery tem um papel fundamental para uma marca — ainda mais com o crescimento do serviço de entregas devido ao distanciamento social. Sendo assim, restaurantes precisam ficar atentos na melhor forma de acondicionar os produtos que serão transportados, tanto quanto ao material da embalagem quanto ao design. As embalagens de delivery podem colocar a imagem de um negócio em jogo, fazendo a diferença na hora de fidelizar ou perder um cliente. 

Situações como o vazamento de molhos e refeições desorganizadas podem ocasionar a desistência na próxima compra, por isso, a escolha certa é fundamental. Um estudo da Galunion e Qualibest revelou que 51% dos clientes já deixaram de comprar em um delivery por problemas na embalagem.

Dessa forma, confira nesse artigo, tudo o que você precisa saber sobre embalagens de delivery e como elas podem fidelizar clientes.

Funções das embalagens de delivery

Entre as principais funções das embalagem, destacam-se:

Garantia de qualidade dos alimentos

A função primordial das embalagens é proteger e conservar os alimentos, garantindo que eles tenham alta qualidade quando chegarem ao consumidor.

Promoção de uma experiência positiva 

Uma embalagem adequada faz com que, quando o cliente tenha contato com o alimento, ele tenha uma experiência positiva, desde que os itens estejam organizados, com um visual adequado e sejam fáceis de consumir. Segundo a pesquisa Packaging Matters, 60% dos consumidores brasileiros consideram a embalagem uma das principais responsáveis pela sensação de satisfação geral com o produto.

Fortalecimento da credibilidade da empresa

Quando a empresa oferece embalagens de qualidade, que garantem segurança alimentar e uma boa experiência, isso fortalece a imagem da marca e influencia positivamente a percepção do cliente. Sendo assim, impacta diretamente na fidelização e recorrência de compras. 

Diferencial em relação aos concorrentes

Sabe aquela história de encontrar o diferencial nos detalhes? Então, a embalagem é um ótimo exemplo. Se você já fez pedidos com seus concorrentes e percebeu que eles não tomam muito cuidado com as embalagens, você tem um grande diferencial em suas mãos.

Ferramenta de marketing

A embalagem também pode ser utilizada como ferramenta de marketing e branding, já que pode trazer a identidade visual da empresa e também ter elementos alinhados aos valores do negócio. Ou seja, não se trata simplesmente de uma forma de armazenar seus alimentos para o transporte. 

A escolha da embalagem

O preço das embalagens para delivery varia muito dependendo do tamanho, modelo e tipo de material utilizado. Os valores podem oscilar de R$ 50 até R$ 230 o cento. Além disso, o preço também muda de acordo com a quantidade comprada. O custo das embalagens pode representar, em média, de 4% a 12% do faturamento bruto do estabelecimento.

Todavia, antes de pensar na personalização das embalagens do seu restaurante, é crucial tomar alguns cuidados com as especificações necessárias para garantir a qualidade do seu produto e satisfazer o cliente.

Principais materiais

Veja quais são os principais materiais de embalagens:

Alumínio

Desde as mais simples, com tampa de papel, até as mais sofisticadas, com coloração e tampa de plástico, as bandejas de alumínio são ótimas para conversar o calor da comida. Elas também podem ser aquecidas no forno quando destampadas – jamais no microondas. Além disso, é fácil de encontrar, leve e ajustável a diversas necessidades e demandas. As embalagens de alumínio são muito valorizadas por serem recicláveis. Isso agrega valor, permitindo que a empresa adote um posicionamento ecologicamente correto, focado na reciclagem.

Papelão

As caixas de papelão são famosas na entrega de pizzas, mas elas também são bastante utilizadas para salgados em geral. Elas isolam o calor e geralmente são mais resistentes do que o papel cartão, principalmente no que diz respeito ao transporte. Mais utilizadas para porções maiores, ou grande quantidade de comida.

Plástico

Dentre os plásticos, uma das embalagens mais utilizadas são as de Polipropileno, um termoplástico que é reciclável. Para se certificar de que se trata desse material, é só observar se há um triângulo com o número 5 dentro e as letras “PP” logo abaixo. Elas são boas para o congelamento no freezer, ou aquecimento no micro-ondas. 

Isopor

As embalagens de isopor (poliestireno expandido) são muito comuns e bastante utilizadas em empresas que trabalham com entrega de alimentos sensíveis a variações de temperatura. Por ter preço acessível e permitir personalização, são muito utilizadas em lanchonetes, sorveterias e docerias, pois permitem acondicionar com segurança tanto produtos quentes quanto produtos frios, mantendo a aparência e a temperatura ideal do alimento até a entrega.São higiênicas e podem ser recicladas.

Papel cartão resinado

O fechamento dessa embalagem pode ser por meio de selamento, o que garante uma vedação muito eficiente. Ela pode ir tanto ao forno quanto ao freezer para o congelamento da comida. No entanto, por indicação da Anvisa, embalagens de papel devem ser compostas por 97% de papel biodegradável e 3% de polietileno virgem. Massas costumam ser comercializadas nesse tipo de embalagem.

Com esse conhecimento sobre os diversos materiais de embalagens confira 4 passos simples para escolher a melhor para seu negócio:

  • Pense na apresentação do produto e no público alvo do seu restaurante.
  • Como será feito o transporte? Será que o entregador estará sujeito ao clima, às chuvas? Sua embalagem deve resistir a isso.
  • Acima de tudo, a embalagem deve ser prática para abrir e fechar, nada de selos extremamente complicados.
  • Faça testes. Não encomende muitas sacolas ou caixas de uma única vez. Teste a reação dos clientes e modifique as embalagens conforme perceber consequências negativas. Isso evita prejuízos e problemas no futuro.

Tamanho e praticidade

Você precisa levar em consideração o tamanho da embalagem no momento de decidir. Por isso, é importante que você analise a quantidade de comida que disponibiliza para as entregas. Imagina o que pode ocorrer se você colocar um prato menor em uma embalagem grande? É bem provável que a comida vá se mexer no momento da entrega, o que vai resultar em uma aparência bastante desagradável, certo?

Então, verifique se há um espaço entre a embalagem e a comida. Se ele existe, opte por algo menor.

Temperatura

✓ Imagen de Gordo obeso comiendo arroz frito en caja de la espuma  Fotografía de Stock

A temperatura dos alimentos é um dos pontos fundamentais de uma entrega eficiente. Afinal, situações desastrosas podem acontecer pela escolha inadequada ou de baixa qualidade da embalagem. Imagine o cliente receber um sushi morno por ir junto de um yakisoba (que esfriou)? É preciso ter atenção e garantir esse diferencial que pode destacar seu negócio da concorrência.

Por isso:

  • Pesquise embalagens que sejam excelentes isolantes térmicas: As embalagens de papel, por exemplo, contam com uma excelente vantagem, que é o fato de não conduzirem o calor tão bem. Assim, elas conseguem deixar a preparação com a mesma temperatura por muito mais tempo.
  • Observe qual a necessidade de temperatura dos alimentos: Mesmo que o papel seja recomendado tanto para a segurança das embalagens quanto para manter a temperatura e o sabor dos alimentos, pergunte ao fornecedor qual é a linha de recipientes que ele tem para o prato que você deseja entregar. Desde o sistema de fechamento até o modelo e dimensões da caixa, tudo pode contribuir para o acondicionamento adequado, manutenção da temperatura e melhor experiência do cliente.

Dicas extras pensando na conservação:

  • Sobremesa, porções, frituras e acompanhamentos: use embalagem de fechamento manual, que encaixa o fecho e fica tampada.
  • Frituras: escolha embalagens que tenham um respiro, para não murchar o alimento.
  • Pratos com molho: é recomendável o o uso de embalagem selada, com fechamento lacrado, já que selar completamente vai garantir a manutenção da temperatura e evitar vazamentos durante o transporte.

Identidade visual e design das embalagens de delivery

Quando falamos de embalagem você precisa ter em mente que ela tem impacto direto na memória que o cliente tem da sua marca. Por isso, é muito importante que seus produtos cheguem até o consumidor com a sua identidade visual. De acordo com um estudo feito pela Packaging Matters, 70% dos consumidores utilizam a embalagem para conhecer a marca ou saber mais sobre ela.

Portanto, as embalagens também devem ser vistas como uma ferramenta de marketing e por isso precisam ser personalizadas de acordo com sua marca.

As caixas, copos descartáveis, potes, entre outros tipos de embalagens devem conter o logotipo, as cores, grafismos e outros elementos visuais que fazem parte da identidade de seu restaurante.

Apostar em um design único nas embalagens de delivery pode ser uma forma de fidelizar clientes, já que garante uma experiência positiva de compra. Além disso, existe uma série de outros benefícios associados a um bom packaging — termo em inglês que define o processo de embalagem —, que agrega valor à marca e garante um bom retorno para a empresa.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo MarketingProfs, cerca de 52% dos consumidores online afirmam que provavelmente voltariam a comprar um produto que foi entregue em uma embalagem diferenciada.

Além disso, 90% dos constituintes da pesquisa disseram que reutilizam caixas e sacolas depois de uma compra. Ainda de acordo com o estudo, empresas que adotaram a medida observaram um crescimento de cerca de 30% nas intenções de compra. Tais dados revelam a importância do design da embalagem no fortalecimento da marca e fidelização de consumidores. 

 

 

Embalagem como um canal de comunicação

Um dos fatores pouco explorados pelas empresas nas embalagens delivery é o seu potencial como um meio de comunicação com o cliente. Já que, em um mundo cada vez mais conectado, por que não aproveitar para incluir o endereço das redes sociais do seu negócio? Assim você garante o aumento do alcance da sua marca. Se você tem um aplicativo próprio de delivery, é uma ótima maneira de divulgá-lo e incentivar os clientes a comprarem por ele. 

Aqui vai outra dica: mensagens escritas a mão. Elas transmitem maior empatia e exclusividade na relação com o cliente. 

Inspirações de embalagens para delivery

A seguir, conheça alguns modelos de embalagens para delivery que podem servir de referência para o seu negócio:

Embalagem de papel, com tampas ou uma “vitrine” de plástico.

Interessante para expor os alimentos, especialmente se for um prato bem colorido.

embalagens de delivery

Recipiente com um material personalizado com a sua marca

Não precisa comprar uma embalagem já personalizada (algo que costuma encarecer o custo). Você compra a embalagem comum e personaliza como quiser.

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Reutilização de embalagens variadas

Copos plásticos podem, por exemplo, virar um recipiente para salada, ser utilizados para armazenar sobremesas ou como uma forma de organizar condimentos para a entrega; já copos térmicos podem acomodar sopa.

embalagens para delivery

Embalagem com mensagens para seus clientes

Utilize o recipiente em que os consumidores receberam os produtos como uma forma de se comunicar com eles e fortalecer o relacionamento entre vocês.

Conclusão

Além de seu papel primário de preservar e transportar com segurança os alimentos, as embalagens têm um papel importante na criação de um relacionamento mais próximo com o cliente e na divulgação de sua marca e também de sua loja própria. Uma boa embalagem se torna um canal de comunicação e uma ferramenta de Marketing e fidelização, abrindo diversas possibilidades para o restaurante.

Cabe ao empreendedor analisar os diferentes fornecedores do mercado, optar pelo melhor custo-benefício e pensar em diferentes formas de comunicação através da embalagem. Ao seguir todas as recomendações quanto à escolha ideal, é possível gerar mais engajamento com a sua marca, além de otimizar os resultados de vendas e contribuir para uma maior satisfação e fidelização dos clientes.

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