Descubra neste case de sucesso, como o Culinária Dona Help cresceu 140% no faturamento com um aplicativo próprio de delivery e atingiu incríveis 80% de recorrência de compras.
A História
Frank, fundador da Culinária Dona Help, sempre quis empreender e a inspiração para abrir um restaurante veio de sua mãe.
“O nome do restaurante é uma homenagem à minha mãe, Dona Socorro. O Culinária Dona Help veio de um trocadilho com a palavra “help”, que é socorro e ajuda em inglês. E isso está muito no nosso DNA por causa da minha mãe, que além de cozinhar muito bem, tem esse lado de ajudar o próximo, socorrer, chamavam ela de Dona Help. Até que nosso slogan é: Bateu a preguiça de cozinhar? Peça socorro, Culinária Dona Help.”
A história da Culinária Dona Help começou em 2013, numa pequena cozinha de apartamento em Taboão da Serra, São Paulo. A deliciosa feijoada feita aos finais de semana pela Dona Socorro, uma paraibana talentosa na cozinha, ganhou fama entre os moradores da região. “Aos sábados e domingos, ela fazia a feijoada e eu divulgava, recebia os pedidos e entregava de bicicleta pelo condomínio. Fomos ganhando notoriedade na região, até que percebi a chance de negócio e saí da empresa de contabilidade onde trabalhava para me dedicar todos os dias a entregar marmitex.”
O Crescimento
Cada vez mais os pedidos aumentavam e a pequena cozinha do apartamento não comportava mais tanto volume. E foi então que surgiu uma grande oportunidade de se mudarem para um local maior, com uma cozinha industrial devidamente equipada para atender tanto os fiéis, como os novos clientes.
“Expandindo para um lugar maior, tivemos que aumentar o número de colaboradores, horário de atendimento e o cardápio que passou a ofertar muito mais opções de alimentação, sempre com o foco no delivery para empresas, obras e residências”.
Segundo Frank, com o crescimento do delivery, veio a necessidade de estarem presentes em aplicativos marketplaces. “Tivemos a oportunidade de trabalhar com marketplaces e ganhamos uma boa visibilidade porque não existiam muitos delivery na região. Porém, após um período identificamos que os marketplaces mordiam uma fatia muito grande do nosso faturamento, inclusive de pedidos de clientes recorrentes. Foi quando percebi que deveria fazer uma manobra, ter meus clientes pedindo diretamente de nós.”
A solução e os resultados
“Foi um presente do universo quando recebi a ligação do Delivery Direto. Veio exatamente na hora que eu precisava. Não pensei duas vezes e fechei a parceria”, diz o empreendedor.
Além do problema percebido em relação às altas comissões dos marketplaces, um outro fator, de eficiência operacional, incomodava Frank: o volume grande de pedidos por WhatsApp. “Quem trabalha na cozinha sabe que no momento de pico chega um monte de pedido ao mesmo tempo. Tinham vezes que eram 15 conversas no WhatsApp, isso acabava ocasionando atraso nas respostas e insatisfação do cliente antes mesmo de fazer o pedido.”
Foi então que a Culinária Dona Help começou a migrar esses clientes para o site e aplicativo próprio desenvolvido pelo Delivery Direto, fazendo a divulgação no Instagram, Facebook e WhatsApp e oferecendo benefícios para quem realizasse a migração.
“Depois que utilizamos a estratégia de migrar tudo para nosso aplicativo próprio de delivery e site em dezembro, tivemos um crescimento de 140% no faturamento em apenas um mês. Hoje meu principal canal de vendas é o Delivery Direto, 70% do meu faturamento vem dele.”
Ferramentas que auxiliam nos resultados
“Uma das funcionalidades que me fizeram ter sucesso, é o fato de o cliente ter um cardápio disponibilizado em tempo real. E também poder oferecer cupons de descontos para aniversariantes, por exemplo, que podem ser utilizados em até uma semana, sem contar as outras possibilidades de promoções. São ferramentas maravilhosas”.
Outra funcionalidade que Frank levanta, é o acesso a informações na base de dados dos clientes e o meio de contato direto. “Ter esse acesso a informações tem me ajudado bastante. E sempre que um cliente tem alguma reclamação, eu falo: Pessoal, calma, eu estou aqui com vocês. E aí eu vejo qual a melhor forma de resolver.”
A Culinária Dona Help atingiu os incríveis 80% de recorrência de pedidos graças à fidelização pelo atendimento, qualidade do produto e benefícios. Sobre o programa de fidelidade, Frank relata “E outro ponto da plataforma é poder oferecer para meus clientes uma caneca personalizada ou algum outro brinde, após certo número de compras, essas ferramentas permitem fidelizar e presentear nossos clientes.”
A mensagem
O fundador da Culinária Dona Help finaliza com uma mensagem para donos de delivery:
“Estamos vivendo um desafio no cenário de pandemia, e independente do seu sonho, entenda sua missão, abrace ela com amor. Faça com amor aquilo que você se propõe e não perca sua essência, você vai ter êxito. Capacite-se e não desista, o caminho é árduo, mas valerá a pena. E complemento, é importante você ter parceiros que te impulsionam, e posso dizer que nós tivemos isso com o Delivery Direto.”
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Só em 2020, geramos mais de R$36 milhões de economia para os restaurantes! Nosso app é focado em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.
Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho prestado a nós clientes a comida é maravilhosa e o atendimento é impecável que Deus continue abençoando vcs que vcs venham crescer cada dia mais…
O Culinária Dona Help é demais né? 🙂
Olá Fernanda Velloso. Gratidão por sua participação, conte sempre conosco. Um grande abraço da Família Culinária Dona Help 😉
Eu que agradeço! Sucesso sempre 🚀
Obrigado Mary, gratidão por suas lindas palavras, saiba que para nós é uma grande honra tê-la como nossa cliente. Deus abençoe sua vida e de sua família.
Quero. Ser cliente
Ola Solinei tudo bem? Para saber mais e solicitar contato com nossos especialistas é só clicar em https://bit.ly/39re8gl