4 Passos para fazer um aplicativo para seu restaurante

4 Passos para fazer um aplicativo para seu restaurante

Saber como fazer um aplicativo para restaurante é uma tarefa complexa. Muitas pessoas desistem de ter uma plataforma digital por diversos motivos: custos adicionais, contratação de equipes ou simplesmente a falta de conhecimento sobre o assunto.

Esse é um enorme problema, pois restaurantes precisam de um aplicativo de qualidade, principalmente os que possuem serviços de delivery. É por isso que hoje nós do Delivery Direto vamos te ajudar.

Nossa equipe é especializada em planejamento de plataformas para delivery e podemos tornar a experiência do seu cliente algo única.

Fique ligado no nosso guia interativo e tire todas as suas dúvidas!

1) Planeje antes de fazer um aplicativo

Entender como criar aplicativo tem muito a ver com dedicação e planejamento. Não adianta querer correr para a parte de produção sem ao menos um pequeno guia para te situar.

Se você optar pelo caminho mais curto, pode acabar sofrendo as consequências de um projeto mal organizado. É por isso que a etapa de mentalização dos projetos é nosso ponto de partida.

Ok, você já entendeu que esse tipo de atividade precisa de organização. Mas por onde começar? Essa dúvida é comum e podemos acabar com ela rapidamente.

Para isso, separamos uma lista de temas que devem ser estudados. Vamos conhecê-los?  

  • Mercado: o mercado é o item central do desenvolvimento do seu app. Você precisa entender tudo sobre o público e sobre as possibilidades de trabalho com consumidores. Para começar, faça o básico e pesquise mais sobre a idade, moradia, sexo e interesses do cliente.  
  • Pontos fortes: os pontos fortes de seu restaurante podem ser resumidos naquilo que a empresa tem de diferencial. Todos os serviços que você pode oferecer, e que a concorrência não pode, devem ser considerados.
  • Pontos fracos: os pontos fracos podem ser resumidos no oposto do tópico anterior. Tudo que você precisa melhorar, que não domina, ou que é muito semelhante ao concorrente é um ponto fraco.  
  • Áreas de atuação: saindo um pouco dessa atmosfera de força e fraqueza, você deve explorar as áreas de atuação do delivery. Provavelmente, você possui um local prioritário para entregas. Agora, basta entender como podemos usar isso na plataforma.

Atividades como fazer um aplicativo podem parecer trabalhosas, mas um pouco de planejamento já torna tudo mais fácil. É só explorar os tópicos acima e você não terá grandes problemas!  

2) Liste os dispositivos

É importante entender que o seu sistema deve ser abrangente. Você não pode se dedicar a um único tipo de smartphone e deixar o público que usa outros produtos na mão.

Por isso, para começar a organizar suas demandas, você deve entender mais sobre as possibilidades de dispositivos. Podemos te ajudar a saber como fazer um aplicativo para cada dispositivo com nossa lista a seguir. Aqui estão as principais interfaces do mercado:

  • Android
  • iOS
  • Modelo web (extra)

Note que o modelo web é um extra na nossa lista. Você precisará de um site que roda em computadores para seu delivery, certo? Se o cliente quiser abrir a interface na internet do celular, também deve haver essa opção. É para isso que ela existe!   

3) Selecione uma boa equipe

Você já entendeu mais sobre o planejamento e já sabe como criar aplicativo na teoria. Qual é a próxima etapa? É nesse momento que as coisas começam a adquirir forma.

Chegou a hora de produzir. Mas, para isso, você precisará de uma equipe capacitada. Não dá para produzir um aplicativo sozinho, sem ajuda de profissionais da programação. Por outro lado, também é impossível criar um bom app com uma equipe cara e numerosa.

Para começar, você precisará de um bom programador. Se a sua equipe não contar com um, tente fazer a contratação de empresas que tenha bons programadores (como é o caso do Delivery Direto).

Você ainda deve contar com uma equipe de mídias digitais, aqueles profissionais que vão dar uma cara melhor para o site. Geralmente, funcionários do ramo de comunicação podem te ajudar.   

Viu como criar aplicativo não precisa de tanta gente? É tudo uma questão de equilíbrio: a equipe ideal para fazer tudo que for solicitado.

4) Teste o seu app

Já estamos quase no fim do nosso guia de como criar aplicativo. Só está faltando uma pequena etapa, que é essencial para adquirir resultados. É a etapa de testes da interface, que te ajudará a saber se tudo saiu como o planejado.

Depois que o projeto estiver finalizado, você pode pedir a alguém para testar um pedido. Pode ser alguém de fora do restaurante ou pode ser um funcionário.

Você só deve tomar cuidado para escolher alguém realmente interessado. A pessoa deve ser capaz de te dar um feedback completo, levando em consideração a demanda.

É por isso que os testes com alguém da equipe podem funcionar melhor. O profissional saberá o que esperar da plataforma e pode sinalizar alguns erros e possíveis melhorias.

E aí, já sabe como fazer um aplicativo sem dor de cabeça? O que você achou do nosso guia? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *