Com a importância que o delivery ganhou nos últimos anos, alguns restaurantes passam a se perguntar se vale a pena ter um restaurante com foco no delivery ou não.
Um outro modelo que tem tudo a ver com essa tendência são os recentes restaurantes fantasma, que funcionam apenas com o delivery. Inclusive, o delivery hoje é responsável também pelo aumento das compras em restaurantes.
A possibilidade de comprar de forma rápida e prática é essencial para as necessidades do consumidor atual. Portanto, para restaurantes que
trabalham exclusivamente com o delivery, há expectativa de um serviço que atenda a essas exigências.
Ainda assim, será que é uma boa investir no foco em delivery? Vamos, então, falar sobre alguns elementos importantes, para te ajudar a tomar uma decisão.
Atenção com o atendimento
Não ter que lidar com os clientes no salão está longe de acabar com as dificuldades de atendimento. Umas das grandes dificuldades está justamente na criação de um relacionamento próximo mesmo com a distância.
As ferramentas online são importantes nesse trabalho e auxiliam os restaurantes a manter os cliente por perto com maior frequência. Estar perto do cliente tem a ver tanto com o atendimento propriamente quanto com a natureza das iniciativas de divulgação feitas pelo restaurante.
Uma pequena dificuldade no estabelecimento de uma relação com os clientes é na realidade muito importante e deve ser levada em conta. Tenha sempre em mente a necessidade de amenizar as dificuldades causadas pela distância com o cliente.
Investir no online
Com um bom trabalho, seu restaurante não será qualificado por trabalhar apenas com delivery. Você estará tão perto dos clientes quanto as marcas com salão. A ideia está na criação da sua própria cultura e no estabelecimento de uma boa relação com os clientes. Essa prática está muito relacionada à plataforma que será escolhida para isso.
É importante que seu restaurante esteja nas redes sociais e que saiba como conversar com os clientes. As mensagens diretas serão importantes para criar uma comunicação mais rápida e eficiente. Sem um trabalho ativo e estratégico para chamar os clientes, será muito complicado trabalhar o crescimento da sua marca.
Você precisa fazer seus clientes conhecerem seu nome, já que não será possível ter eventuais visitantes ao espaço físico por curiosidade. Se ninguém souber que você existe, não terá como querer comprar de você.
Mantenha a imagem profissional
Algo que pode oferecer grande dificuldade para quem trabalha apenas com delivery é ausência de um espaço reconhecido como o salão do restaurante. Isso porque esse fator pode ser responsável por diminuir a confiança dos clientes no seu negócio.
À primeira vista, ainda pode parecer estranho para parte do público a existência de um restaurante que não esteja aberto para receber os clientes na loja.
Por isso é essencial que você invista em elementos que chamem a atenção instantaneamente, seja no ambiente online ou no offline. Isso é fundamental para captar os clientes e criar uma sensação de confiabilidade. Conquiste a confiança do cliente com impacto.
Outros fatores muito importantes para a impressão que será passada para os clientes são as embalagens e a comunicação visual. Invista em ter embalagens bem pensadas para o seu negócio e para a experiência do seu cliente. Portanto, pense em praticidade, armazenamento e funcionalidade. Afinal, a forma como o alimento chega para o cliente será um fator muito importante para o relacionamento com ele.
Conclusão
Ter um foco no delivery pode ser uma estratégia muito interessante atualmente. Com o crescimento desse mercado, há uma boa chance de um início promissor se você souber lidar com as particularidades dele.
Assim, é fundamental entender como funciona cada elemento do delivery dentro do seu restaurante. É importante manter a coerência entre o que você oferece no seu serviço e a forma como você lida com o público. O foco no delivery tem suas próprias dificuldades.