A História
A história do Guaiamum Gigante é antiga. Em setembro de 1993, surgiu no bairro dos Aflitos em Recife-PE um bar “fundo de quintal”, com mesas emprestadas, sem freezer, sem fogão industrial e como prato principal, o guaiamum – uma espécie de caranguejo, grande e azulado.
“Meus pais vieram morar em Recife e decidiram abrir um barzinho na garagem da minha vó, um negócio bem rústico, mais para o pessoal do bairro e região. O bar não tinha nem nome. Mas aí o pessoal começou a vir e gostar. Então decidimos chamar de Furtos do mar, como se fosse roubados do mar”, conta Cristiano Falcão, gerente do Guaiamum Gigante.
O pai de Cristiano, em uma viagem à Fortaleza, descobriu um fornecedor de guaiamum fora do tamanho padrão servido no Furtos do Mar. “Meu pai encontrou em um mercado de Fortaleza uma pessoa vendendo guaiamum, só que muito grande! E decidiu levar para Recife. E os clientes começaram a falar “Nossa, que guaiamum gigante!”. Foi então que mudamos o nome do bar para Guaiamum Gigante e foi um sucesso.”
O Delivery
O Guaiamum Gigante já chegou a ter 9 unidades, mas por notarem que essa operação demandava um custo alto, Cristiano chegou a uma solução: “percebemos que a operação toda era muito cara e que não precisávamos de tantas casas para ter um bom retorno. Foi então que pensamos no delivery por marketplaces para atender as regiões. Começamos apenas em 2018, porque não imaginávamos que as pessoas pediriam caranguejo para comer em casa. Mas para nossa surpresa foi muito bem aceito.“
Em agosto de 2019, Falcão começou a refletir sobre as altas comissões de marketplaces: “vimos que as taxas estavam muito pesadas, eles não davam nenhum suporte e mais outras coisas que colocamos na balança, como o fato de não termos acesso a banco de dados, não tinha como falar com os clientes, tinha que ser tudo direto com o marketplace, eles que faziam as promoções.”
O gerente do Guaiamum Gigante decidiu que era hora de dar o próximo passo e investir em um aplicativo próprio. “Depois de muita pesquisa, cheguei ao Delivery Direto. O que mais me chamou a atenção foi o layout, que era amigável, clean, intuitivo e também pela velocidade do site e do aplicativo. Acho que a experiência do cliente conta bastante nesse ponto. Não adianta eu fazer todo o tráfego do mundo para meu delivery se a plataforma não ajuda, não é limpa, não é rápida.”
Para migrar clientes dos marketplaces, Cristiano utilizou algumas estratégias: “Nós mandamos um cartão nesses pedidos informando sobre desconto na primeira compra pelo app próprio. Nossa embalagem tem um QR Code direcionando para o app. E o resultado está aí, temos mais de 7 mil clientes no delivery, e de 20% a 25% de clientes novos entrando todo o mês na plataforma. Isso é muito bom.”
Relacionamento com o cliente e as ferramentas do Delivery Direto
Para Cristiano, uma das principais maneiras de um delivery atingir o sucesso, é apostar no relacionamento com o cliente, por isso ele utiliza diversas ferramentas de seu app próprio do Delivery Direto para alcançar esse objetivo. “Eu acredito demais no relacionamento com o cliente e que isso faz a diferença, a humanização. Então eu avalio muito os feedbacks recebidos pela ferramenta de satisfação NPS. E como temos o contato dos clientes, mando mensagem para todos que avaliaram. Quando acontece algum problema no pedido eu peço desculpas diretamente para o cliente e ofereço um cupom de desconto personalizado.”
Sobre nosso programa de fidelidade, Falcão relata: “A ferramenta que os clientes mais gostam é o programa de fidelidade. A cada R$200 gastos, eles têm 10% de desconto. Muita gente usa esse cupom. Cerca de 6070 pessoas participam. Temos clientes que já compraram 68 vezes“. Atualmente o Guaiamum Gigante atingiu cerca de 70% de recorrência no delivery.
“Todas as nossas estratégias são voltadas para que nosso cliente compre pelo delivery. Nesta pandemia, se não fosse pelo Delivery Direto, não sei se estaríamos aqui hoje. No começo do delivery tínhamos de 100 a 200 pedidos por mês, depois já chegamos a ter quase 3 mil .E 70% do faturamento vem pelo nosso app próprio”, conta.
A mensagem
Cristiano finaliza passando uma mensagem para donos de delivery:
“Foque no que você é bom. Foque no seu delivery, tenha um cardápio legal, com boas fotos e descrição com adjetivos. Isso pesa na hora da escolha. Foque no relacionamento com os clientes, mande mensagens, porque é isso que leva seu negócio para frente. Também recomendo investir em um aplicativo próprio. Com ele você tem ferramentas para conversar com os clientes de forma personalizada. Além disso, te digo que um dono de restaurante tem que estar por dentro de todas as áreas. Saber como tudo funciona. Acho que esse foi o maior ensinamento dos meus pais, funcionou muito bem e é visto no sucesso que o Guaiamum Gigante é hoje”.
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Só em 2020, geramos mais de R$36 milhões de economia para os restaurantes! Nosso app é focado em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.
Boa noite,
Gostaria de saber se há possibilidade de desenvolver um de delivery com o cardápio com vendas de peças de sushi por unidades?
Ola Roberto. É possível sim. Para saber mais e solicitar contato com nossos especialistas é só clicar em https://bit.ly/39re8gl