Em agosto de 2020, entra em vigor a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei n° 13.709/2018. Ela visa a oferecer maior segurança em relação aos dados de clientes armazenados em forma online. Assim, é importante que todos os negócios se adaptem a ela, para não ficarem para trás.
Para que você saiba todos os detalhes para estar bem adaptado a essa nova lei, preparamos um conteúdo explicando o funcionamento da nova lei. E também vamos dar dicas para que seu negócio se adeque às exigências dela.
O que diz a Lei Geral de Proteção de Dados e por que ela foi criada?
De maneira simplificada, a LGPD tem como objetivo principal manter os dados dos consumidores online seguros. Essa lei foi idealizada após uma série de situações em que os dados fornecidos pelos clientes foram usados para fins que iam além da intenção inicial de comunicação com a marca. O foco da reformulação da lei diz respeito aos chamados “dados pessoais sensíveis” do titular de uma conta online, ou seja, aqueles que revelam informações como idade, endereço, sexo, opiniões políticas etc.
A nova lei pretende proteger a privacidade dos consumidores, sem que a liberdade online deles seja afetada. O armazenamento de dados, extremamente importante para todo o processo de contato com os clientes, não é proibido. Contudo, deverá seguir alguns protocolos, que servirão como proteção para os dois lados desse relacionamento.
Assim, uma das principais bases da LGPD é estabelecer uma regulamentação em relação à coleta de dados pelas marcas, de modo que seu único fim seja a interação entre empresa e clientes. Além disso, a empresa deverá se certificar de que os clientes estão cientes de como são usados todos os dados por eles fornecidos.
Como se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados?
Ter um app próprio adaptado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deve ser uma das suas prioridades para manter um sistema atualizado e mais seguro para o seu negócio. Ter em mente todas as exigências da lei e os meios para estar de acordo com elas é o primeiro passo para entender qual é a melhor solução para a realidade do seu negócio.
Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, a LGPD não se aplica apenas a empresas de tecnologia, mas a qualquer empresa que adquire e armazena dados dos clientes por meio online. Portanto, algumas mudanças serão necessárias para que todos os canais de vendas online estejam de acordo com o previsto por lei. Dentre essas mudanças, há diversos detalhes que evitarão muitos problemas futuros para o seu negócio. Por isso, vamos passar por alguns pontos relacionados à nova lei e em seguida veremos as adaptações necessárias para que o app do seu restaurante se adeque a ela.
Vantagens para empresas e consumidores
Um dos pontos mais importantes é a relevância de se ter regras bem definidas para o tratamento de dados de consumidores transmitidos e armazenados online. Isso serve como proteção não apenas para os clientes, mas também para as marcas.
Para os clientes, é sempre bom saber que as informações fornecidas a uma marca não podem ser usadas de nenhuma maneira que eles não tenham permitido. Já para as empresas, é muito importante ter alguma garantia de que os clientes aceitam legalmente que os dados deles sejam usados como meio de comunicação com a marca.
Isso aumenta a transparência do relacionamento entre os dois lados. Consequentemente, melhora a forma como os clientes vêem seu negócio, bem como a disponibilidade deles para manter um contato regular com você.
Como adaptar seu app e site?
As principais adaptações que devem ser feitas no app e site do seu delivery estão ligadas à criação ou reformulação de formulários de aceite de termos ou solicitação de dados dos clientes. Também a forma como os dados deles são armazenados dentro da plataforma deve receber sua atenção.
Para começar, o titular da conta deve ser informado de como, quando e por quem os dados fornecidos serão utilizados. A empresa deve obrigatoriamente informar ao consumidor quais são os direitos dele em relação à proteção de dados. Assim, você terá que fazer uma adaptação completa de qualquer processo por meio do qual seus clientes forneçam informações ao seu negócio por meio online.
E também é fundamental fazer um estudo da análise de riscos e criar medidas para possíveis falhas na adaptação à LGPD. Além disso, é necessário ter um protocolo de medidas e posicionamento da marca em caso de algum vazamento de informações ou algo do tipo.
Essa é uma atividade que pode exigir muito tempo e dinheiro. Isso porque requer uma reformulação completa das plataformas usadas pelos seus clientes para compras online. E vale lembrar que é muito importante que essa adaptação seja feita o quanto antes, para evitar complicações e multas altas.
Claro que é necessário um processo de adaptação de toda a empresa à LGPD (por isso é essencial pensar também na sensibilização dos colaboradores, para que entendam a importância de respeitar a privacidade das informações dos clientes), mas também é essencial pensar em medidas específicas para o app e site do seu negócio.
Conclusão
Ter um sistema bem adaptado à LGPD requer algumas ações e pode levar a um processo bastante longo de reformulação nos procedimentos antigos. Para que o processo seja um pouco menos complicado, uma boa ideia é usar um sistema que já esteja adaptado à nova lei. Sendo, ao mesmo tempo, capaz de oferecer soluções que façam sentido para a identidade do seu restaurante.
Com uma opção como essa, você estará seguindo às exigências em relação aos protocolos de comunicação com os clientes, tendo ao mesmo tempo a possibilidade de manter um canal autônomo e com a cara da sua marca.