Ao ver uma proposta de pagamento por comissões por pedido, parece que há uma troca justa, certo? Alguém está promovendo seu restaurante, oferecendo-o como opção para quem quer comprar. Pagar uma comissão por isso, então, parece ser bastante coerente.
Mas você já imaginou que essa comissão já não faz tanto sentido quando seu negócio não precisa mais de um intermediário que cobre por cada cliente novo? Por isso, vamos mostrar por que o sistema de taxas mensais tabeladas é muito mais interessante economicamente para o seu negócio.
Mais vendas, comissões mais altas
Já pensou que conforme seu negócio vai crescendo, essa comissão pode virar quase uma taxa de dívida no banco? Uma coisa é pagar 10% sobre um valor de R$ 100,00 e outra bem diferente é aplicar essa taxa sobre R$ 10.000,00. É essa relação que você deve manter em mente quando pensa em pagar comissão por cada cliente que volta para comprar no seu restaurante.
No longo prazo, é de se esperar que seus ganhos cresçam. Mas as comissões podem fazer com que esses ganhos não seja acompanhado por lucros proporcionais. Isso acontece justamente porque quanto mais você ganha com seu trabalho, mais você tem que pagar de comissão. Afinal, 10% continuam sendo 10%, independentemente do valor sobre o qual são aplicados.
Pagar por um cliente seu
O cliente já é seu, já conhece e confia no seu trabalho e vai pedir a sua comida simplesmente porque lembrou de você. Aquele mediador que cobra comissões não teve nenhum trabalho ativo nesse caso. Ele não foi responsável por promover uma venda sua, já que aquele cliente teria pedido de você por qualquer outro meio que fosse tão prático quanto aquele.
Já a mensalidade cobrada pelo sistema próprio faz com que que você pague pelo que efetivamente usa, que é a plataforma de delivery pela qual o seu cliente compra. Além disso, é possível aumentar a sua margem de lucro sem necessariamente aumentar exponencialmente o seu volume de vendas de uma vez só.
Comparações para ilustrar as duas realidades
Suponha que você tem um mediador que cobra comissão de 12% por pedido. A cada mês, você continua pagando essa mesma porcentagem, de modo que o valor pago se torna cada vez mais significativo, quando seu lucro poderia ser ainda maior.
Agora pense num sistema que cobra um valor mensal. O volume de vendas determinará o valor pago pela plataforma por um tempo muito menor do que no caso da comissão. Assim, a mensalidade do sistema não crescerá proporcionalmente ao seu faturamento, mas representará uma parcela cada vez menor dele. É justamente o movimento inverso em relação às comissões.
Note que essa diferença de valores vai ficando mais impressionante quanto mais o restaurante vende. Assim, quanto mais pedidos recebidos, maior é a taxa de comissão a ser paga na primeira modalidade.
Conclusão
A mensalidade é, portanto, a forma mais inteligente de pagar apenas pelo serviço que se usa, sem ter que pagar pelo crescimento do seu negócio. Com o tempo, a comissão começa a comer uma parte grande demais do seu lucro. E esse dinheiro poderia ser investido para melhorar e aumentar ainda mais o seu restaurante.
Você já sentiu as comissões pesarem no seu bolso? Conta pra gente nos comentários!
boa tarde gostaria de cadastrar um pizzaria e com faço para obter informaçao
Oi, Fábio,
Tudo bem?
Vamos explicar direitinho como funciona o Delivery Direto e esclarecer suas dúvidas.
Qual o seu telefone e o nome do seu restaurante?
Abs.