Por que mensalidade fixa é melhor do que pagar comissão?

Ao ver uma proposta de pagamento por comissões por pedido, parece que há uma troca justa, certo? Alguém está promovendo seu restaurante, oferecendo-o como opção para quem quer comprar. Pagar uma comissão por isso, então, parece ser justo.

Mas você já imaginou que essa comissão já não faz tanto sentido quando seu negócio não precisa mais de um intermediário que cobre por cada cliente novo?  Por isso, vamos mostrar por que o sistema de taxas fixas é muito mais interessante economicamente para o seu negócio.

Mais vendas, comissão mais altas

Já pensou que conforme seu negócio vai crescendo, essa comissão pode virar quase uma taxa de dívida no banco? Uma coisa é pagar 10% sobre um valor de R$ 100,00 e outra bem diferente é aplicar essa taxa sobre R$ 10.000,00. É essa relação que você deve manter em mente quando pensa em pagar comissão por cada cliente que volta para comprar no seu restaurante.

No longo prazo, é de se esperar que seus ganhos cresçam. Mas as comissões podem fazer com que esses ganhos não seja acompanhado por lucros proporcionais. Isso acontece justamente porque quanto mais você ganha com seu trabalho, mais você tem que pagar de comissão. Afinal, 10% continuam sendo 10%, independentemente do valor sobre o qual são aplicados.

Pagar por um cliente seu

O cliente já é seu, já conhece e confia no seu trabalho e vai pedir a sua comida simplesmente porque lembrou de você. Aquele mediador que cobra comissões não teve nenhum trabalho ativo nesse caso. Ele não foi responsável por promover uma venda sua, já que aquele cliente teria pedido de você por qualquer outro meio que fosse tão prático quanto aquele.

Já a mensalidade fixa cobrada pelo sistema faz com que que você pague pelo que efetivamente usa, que é a plataforma de delivery que o seu cliente usa para pedir. Além disso, é possível aumentar a sua margem de lucro sem necessariamente aumentar exponencialmente o seu volume de vendas de uma vez só.

Alguns cálculos para ilustrar as duas realidades

Supondo que você teria uma margem de lucro bruta de R$ 2.000,00 por semana nos pratos vendidos por um mediador que cobra comissão de 12% por pedido. Seu lucro real, portanto, acaba sendo R$ 1.760,00 em uma semana. No fim do mês, seu lucro é de R$ 7.040,00.

Agora pense num sistema que cobra uma mensalidade fixa de cerca de R$ 600,00, por exemplo. Se seu lucro bruto é de R$ 10.000,00, no o fim do mês seu lucro real fica em R$ 9.400,00.

Note que essa diferença de valores vai ficando mais impressionante quanto mais o restaurante vende. Assim, quanto mais pedidos recebidos, maior é a taxa de comissão a ser paga na primeira modalidade.

 

Uma mensalidade fixa é, portanto, a forma mais inteligente de pagar apenas pelo serviço que se usa, sem ter que pagar pelo crescimento do seu negócio. Com o tempo, a comissão começa a comer uma parte grande demais do seu lucro. E esse dinheiro poderia ser investido para melhorar e aumentar ainda mais o seu restaurante.

Você já sentiu as comissões pesarem no seu bolso? Conta pra gente nos comentários!

2 respostas para “Por que mensalidade fixa é melhor do que pagar comissão?”

    1. Oi, Fábio,
      Tudo bem?

      Vamos explicar direitinho como funciona o Delivery Direto e esclarecer suas dúvidas.

      Qual o seu telefone e o nome do seu restaurante?

      Abs.

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