O aplicativo que impede seu delivery de crescer

Receber pedidos de delivery online é um passo muito importante para ampliar significativamente o alcance das suas vendas. E com novos canais para recebimento de pedidos, você passa a ter mais possibilidades para expandir seu negócio. Assim, muitos restaurantes buscam opções rápidas e de amplo alcance para receber os pedidos. Por isso o WhatsApp é uma opção muito popular.

Partindo desse contexto, é possível entender como diversos negócios procuram essa opção para impulsionar o crescimento do negócio! O que muitas vezes não se percebe, contudo, é como o uso dessa ferramenta leva a diversos problemas que podem atrasar o crescimento do restaurante.

O maior problema é que sua marca passa a ter cada vez mais dificuldades de desenvolver todo o seu potencial. Como consequência, você tem muito trabalho e desgaste para um retorno que não será tão bom quanto poderia.

Recebimento de pedidos pouco eficiente

Ao começar com o trabalho de delivery, uma das principais dificuldades é manter um atendimento bem articulado, padronizado e eficiente. A ideia inicial de usar o meio online para receber pedidos é ter um substituto mais eficiente para as ligações de telefone tradicionais. Mas concorda que as tarefas que consomem mais tempo dos seus atendentes não são resolvidas com o WhatsApp?

O cadastro manual de pedidos continua sendo um dos grandes problemas para os donos de restaurante nesse cenário. Ainda que um canal online para recebimento de pedidos pareça mais atraente para os clientes comparando com o telefone tradicional, há um grande volume de trabalho envolvido nisso por parte dos atendentes. As consequências disso são problemas que têm efeitos muito negativos no longo prazo.

O recebimento de pedidos é a primeira etapa de contato do cliente quando ele quer comprar. Ter uma forma eficiente de atendê-lo, portanto, é muito importante para garantir o sucesso da experiência dele como um todo.   

Muito trabalho desnecessário

Mesmo na função de um tirador de pedidos, é possível ter uma otimização muito maior se utilizar a ferramenta certa. Com a ferramenta errada, seus esforços são direcionados a algo que poderia ser feito em segundos. Outra coisa que aumenta esse caminho é a distância entre cardápio e finalização de compra, o que abre margem para erros e demoras nos pedidos.

Portanto, o desgaste envolvido numa uma tarefa que poderia ser muito mais simples tem efeito negativo em diversos outros aspectos do negócio. Você fica dependente dos funcionários que vão receber os pedidos, e mesmo o trabalho deles está sujeito a diversas falhas. Algumas delas são faltas ou erros de anotação, de modo que problemas como perda de pedidos e erros nas comandas continuam existindo.

Além disso, você não consegue otimizar seu trabalho e o da sua equipe. Com uma plataforma especializada, você evita atrasos, erros , insatisfações e aumento do número de funcionários. Só com o WhatsApp, grande parte do seu tempo é dedicado ao recebimento de pedidos ou você precisará treinar e manter funcionários que farão apenas isso.

Esse mesmo tempo e a equipe seriam muito mais importantes para a expansão de outras áreas do seu negócio. Sem falar que isso pode contribuir para o crescimento do seu delivery e até mesmo na abertura de novas unidades com processo definido e escalável.

Dificuldade na fidelização

Também o relacionamento com os clientes é prejudicado nesse tipo de operação. Como você já deve saber, a fidelização é um dos aspectos mais importantes para o crescimento saudável de um negócio. E o ponto central desse aspecto está na comunicação eficiente, direta e contínua com o consumidor final.

Todo esse trabalho fica muito mais complexo sem o controle do histórico de pedidos e clientes nessas ferramentas como o WhatsApp, que não acompanham esses dados automaticamente.

A demora nas respostas de mensagens via WhatsApp pode gerar ansiedade nos clientes. Se eles não conseguem concluir o pedido rápido, há muitas chances de desistência e insatisfação com o seu restaurante. Problemas como esse não são negativos apenas por te fazerem perder vendas diretamente, mas também por afastarem clientes permanentemente e os aproximarem do seu concorrente.

Além disso, a distância em relação aos clientes também se torna um problema no longo prazo. Você não terá uma maneira super eficiente de chamar a atenção deles para promoções ou  condições especiais. O uso de notificações por push, por exemplo, seria muito mais eficiente para mostrar para ele o que interessa, na hora certa.

Conclusão 

Pensando nisso, é importante levar em conta a qualidade do seu canal de vendas, um dos principais aspectos para o crescimento de qualquer delivery. Olhando mais especificamente para o WhatsApp, é possível pensar em algumas situações de uso dele, que atrapalham o crescimento do delivery. E os principais efeitos estão no longo prazo, quando o volume de pedidos começa a crescer.

Não há como pensar no crescimento saudável de sua empresa sem pensar num canal de compras que otimize sua operação ao máximo. Dessa maneira, a ideia principal é ter um canal de vendas que de fato tenha a função de melhorar seus resultados de faturamento e eficiência, bem como facilitar o pedido do lado do seu cliente final.

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