Originalmente escrito por ConnectPlug.
A internet e os avanços tecnológicos estão dando um grande impacto nas operações dos restaurantes. Com a maioria das pessoas passando grande parte do dia na internet, isso acaba oferecendo um enorme potencial de mercado para restaurantes com o serviço de delivery. De fato, a demanda por pedidos online continua a crescer entre os consumidores. O que faz com que proprietários e gerentes de restaurantes procuram consistentemente soluções que permitam que os clientes façam pedidos on-line e recebam a comida de forma ágil, pois já perceberam que o delivery é um protagonista dentro de um restaurante. Com isso, o sistema para delivery esta se tornando uma regra à medida que mais restaurantes se adaptam a esse modelo de negócios.
Potencial de mercado do sistema para delivery
Pedidos e entregas online no setor de restaurantes estão sendo impulsionados pela prontidão do mercado digital. Esse comportamento do consumidor continua a afetar a forma como as empresas operam no setor de restaurantes. Os sistemas de entrega estão gradualmente se tornando fundamentais.
Um sistema de pedidos e entrega online é crucial para o restaurante dos tempos atuais. Contribui para maiores volumes de vendas e maior satisfação do cliente. Olhando para as estatísticas, a oportunidade ainda é grande e atraente.
Como funciona o pedido e a entrega on-line
Com um sistema PDV para delivery eficaz, um restaurante pode vender comida diretamente aos clientes sem o envolvimento de um portal externo. Sob essa abordagem, o cliente faz o pedido diretamente pelo seu site ou aplicativo, navegando no cardápio e selecionando os itens que gostariam de pedir. O cliente então paga pela escolha e a comida é entregue no local desejado ou ele mesmo pode optar por buscá-la.
A outra opção é usar os aplicativos de comida, conhecidos como marketplaces. Estes são os intermediários entre restaurantes e consumidores, e fazem parte do modelo convencional de delivery.
Sua função é, basicamente, receber os pedidos de seus clientes e encaminhá-los para os restaurantes. O estabelecimento que recebe esse pedido fica apenas com a responsabilidade de realizar a sua produção e enviá-lo para a entrega.
Ao usar esses aplicativos, os clientes encontram o restaurante que desejam, navegam no cardápio do restaurante, leem as avaliações de outros clientes e fazem os pedidos.
Os marketplaces podem até ser uma boa vitrine para o estabelecimento quando se trata de atrair novos clientes, porém este canal de venda tem seus riscos e algumas desvantagens, entre elas estão:
Dependência
Você e a sua empresa se tornam dependentes da plataforma, com relação às vendas e demais alterações básicas de qualquer informação, até alguns casos envolvendo o atendimento de clientes via chat. Além disso, se o marketplace decidir encerrar o funcionamento, todas as marcas presentes nele perdem seus canais de vendas.
Dados não disponíveis
Uma das maiores desvantagens de trabalhar neste tipo de canal, é a “ausência” total das informações dos usuários perante os restaurantes. Como eles não querem perder o cliente para o seu estabelecimento e deixar de ganhar comissão sobre, as plataformas literalmente ocultam todas as informações das pessoas que compram de você.
A Marca Perde Personalidade
Quantas vezes você já perguntou ou ouviu alguém comentando sobre uma boa comida, e a pessoa responde que pediu no marketplace? Mas e o restaurante de onde vem o produto, fica aonde, qual o nome? Essa é a desvalorização que acaba afetando os estabelecimentos, afinal, eles irão trabalhar a marca deles e não a sua. Além disso, na plataforma todas as lojas são iguais, sem a identidade da sua marca.
Grande Concorrência
Diversas marcas anunciaram na mesma plataforma que você, tendo a concorrência bem ao seu lado, não será lhe garantido a exclusividade de não ter outros restaurantes no mesmo local que você. Assim, a disputa pelas vendas fica um tanto quanto acirrada.
Custos
Com o tempo, o valor das taxas cobradas por marketplaces podem ser “reajustadas” (percentagens e comissões pagas em cima dos pedidos realizados), não sendo mais vantajoso utilizar esse tipo de canal, podendo afetar diretamente a “margem de lucro” do seu negócio.
Por isso é muito importante que o estabelecimento tenha seu canal próprio de delivery, podendo ser site ou aplicativo – personalizados com a sua marca -, no qual você não pague comissões por pedido.
Como funciona o pagamento pelos pedidos online
O pagamento em pedidos e entregas on-line é facilitado para acomodar diferentes tipos de clientes. Pode ser feito através de cartões de débito ou crédito e aplicativos de pagamento online ou em dinheiro, durante a entrega ou retirada no restaurante.
O que é necessário para fazer um pedido de delivery de comida?
É possível realizar um pedido de delivery através do aplicativo próprio ou site de pedidos exclusivo do estabelecimento.
De fato, as tendências atuais mostram que os canais próprios de delivery de restaurantes estão se tornando um elemento essencial para administrar um estabelecimento de sucesso. E mais, um restaurante sem um sistema para delivery, terá dificuldade em competir com sua concorrência.
Aplicativos e sites de restaurantes fornecem uma porta de entrada para os clientes fazerem seus pedidos. No entanto, o processo é concluído integrando-os ao sistema de venda do restaurante. A integração garante que o pedido chegue à cozinha e seja entregue conforme especificado pelos clientes.
Benefícios do delivery para os restaurantes
Um sistema para delivery oferece um canal de vendas completo para o restaurante. Isso significa que é possível utilizá-lo como uma ferramenta para gerar mais lucros e organizar melhor o restaurante.
Também permite que os proprietários economizem em custos de mão de obra e espaço no para atender a esses clientes. Quando implementado corretamente, um sistema para restaurantes pode ajudar a contornar a concorrência, aproximando-se dos clientes e aumentando seus lucros.
Devido à facilidade de uso e eficácia na entrega de comida, o sistema é eficaz na conquista de novos clientes e fidelização dos já existentes. Dado que 70% dos clientes preferem pedir comida diretamente de um restaurante, a implementação do sistema é uma maneira segura de atrair mais clientes.
Quando devidamente integrado ao restaurante, o pedido online também simplifica o processo de recebimento de pedidos. Ele elimina erros relacionados a humanos e longos prazos de entrega, permitindo que os clientes façam seus pedidos instantaneamente e o pedido chegue à cozinha em segundos.
Observações Finais
Os sistemas e serviços de delivery fornecem um canal de vendas claro para os restaurantes. Os clientes navegam pelos itens do cardápio, selecionam o que pedir, fazem seus pedidos e efetuam o pagamento pelo aplicativo ou site do restaurante.
Ao receber o pedido, o restaurante prepara a comida e a entrega. Isso ajuda o restaurante a alcançar uma maior participação de mercado e atender os clientes sem exigir que eles venham ao estabelecimento.
Com todas essas considerações, podemos observar a importância e o protagonismo do serviço de delivery dentro dos restaurantes nos dias atuais. Com a internet em quase todos os locais e as pessoas cada vez mais conectadas é fundamental para os restaurantes implementarem o serviço de delivery.