Medir o desempenho de uma campanha é um dos grandes segredos do marketing digital. É necessário, não só ter uma estratégia, como saber também o que pode ser feito para otimizar os resultados. Dessa forma, se você quer anunciar online, o pixel do facebook é fundamental. Afinal, esse é um recurso que pode trazer ganhos reais em aumento de vendas e na conquista de melhores resultados, com campanhas de anúncios mais assertivas.
Em um primeiro momento, pode parecer um pouco complicado, mas, realizar esse processo é mais simples do que você imagina. Por isso, neste artigo, entenda o que é o pixel do facebook, como ele pode ajudar a aumentar as vendas do seu delivery e como aplicar.
O que é Pixel do Facebook
É um código analítico que pode ser inserido em qualquer página da internet e está vinculado a uma conta de anúncios. Assim, quem tem um site, utiliza uma plataforma de e-commerce ou de delivery online, pode utilizar esse recurso para criar anúncios.
Ele pode ser usado para:
- Garantir que seus anúncios apareçam para as pessoas certas;
- Gerar mais vendas;
- Mensurar resultados de anúncios.
Ou seja:
Essa ferramenta permite analisar com cuidado as ações que clientes realizam no seu site. Ela funciona em conjunto com aqueles anúncios do Facebook que aparecem sempre na sua linha do tempo. Quando você clica sobre um e acaba realizando uma compra, é gerada uma conversão. O Pixel tem a função de mensurar essas conversões, contabilizando quantas pessoas compraram o produto em questão ao ver aquele anúncio.
Usar o pixel do Facebook é entender quais ações realizam no seu site e até que ponto se interessam por seus produtos. O código do Pixel envia uma mensagem ao Facebook Ads sempre que alguém faz uma ação que você escolher. No final, o Pixel é como um espião que coleta informações sobre os visitantes do seu site e as usa para direcionar seus anúncios de uma melhor forma.
Para que serve o Pixel do Facebook
Usar o pixel do Facebook é uma forma de refinar a sua estratégia de publicidade na rede social. E as informações obtidas podem ser usadas de diferentes formas.
Entender os dados de evento
Depois de adicionar o código do pixel do Facebook ao seu site, é possível entender todos os dados de evento dos visitantes da página monitorada. Ou seja, compreender o caminho dos clientes até a compra e, assim, planejar o marketing para que suas ações sejam mais assertivas.
Campanhas de remarketing
Parte do público que acessou seu site não converteu e você não sabe o que fazer para ter uma segunda chance? Com a ajuda do pixel de remarketing, você pode criar ações para impactar novamente esse mesmo público.
Rastrear conversões
As conversões no seu site podem ser acompanhadas assim que acontecerem. O que também funciona como uma forma de descobrir quanto você gastou em anúncios e quanto recebeu como retorno.
Otimizar anúncios
A partir do momento em que o pixel do Facebook é inserido em seu site, a rede social passa a analisar as suas conversões e a identificar perfis semelhantes. Dessa forma, pode otimizar os anúncios para gerar melhores resultados.
Redirecionar o público
O uso do pixel do Facebook também permite a criação de campanha de redirecionamento de anúncios dinâmicos para lembrar quem viu seus produtos no seu site e não comprou. Para isso, mostra para esses usuários outros produtos ou itens parecidos com aqueles que foram visualizados antes.
Acessar informações do público
Outra vantagem de usar o pixel do Facebook para otimizar suas campanhas é o acesso a informações sobre o público que visita o seu site. Isso porque o impacto dos anúncios pode ser visualizado em relatórios do Gerenciador de Anúncios.
Vantagens do Pixel do Facebook para delivery
Pessoas Certas
O Pixel do Facebook trabalha em conjunto com a página do Facebook Business para direcionar seu anúncio para o cliente certo, fazendo com que seu investimento seja gasto apenas com aqueles que têm mais chance de comprar de você.
Mais Vendas
Os anúncios bem direcionados alcançam sempre pessoas prontas para comprar, são um investimento com alto retorno.
Fortalecer a marca
Quanto mais você aparecer na linha do tempo do facebook, mais presente você estará no dia a dia dos seus clientes, e mais eles lembrarão da sua marca, fortalecendo-a.
Destacar-se da concorrência
Anunciar seu delivery na internet em tempos de pandemia não é só uma divulgação a mais, é competir com a concorrência pela atenção dos clientes e poder destacar-se.
Como configurar Pixel do Facebook
Passo 1: Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads
O Gerenciador de Anúncios é a ferramenta que o Facebook oferece para que os anunciantes possam criar anúncios, gerenciar e rastrear o desempenho das campanhas. Também chamado de Ads Manager, fica dentro do Facebook Ads – a plataforma de anúncios da rede social. É por meio desse gerenciador que você vai conseguir o código do pixel do Facebook para inserir no seu site.
Passo 2: Clique na guia Pixels
Após clicar em Gerenciador de Anúncios, no menu superior, encontre a seção “Mensurar e relatar” e, logo abaixo de “Gerenciador de Eventos”, clique em “Pixels”.
Passo 3: Em seguida, em Criar um pixel
Agora, clique no botão verde “Criar um pixel”.
Passo 4: Dê um nome para o pixel que acaba de criar
O próximo passo, então, é dar um nome para o pixel que acaba de criar. Para evitar qualquer confusão, procure escolher um nome que represente o seu negócio e também a conta de anúncio. Feito isso, clique em “Criar” para dar sequência.
Passo 5: Instale o pixel no seu site
Agora, vem a parte mais complexa do processo: a instalação do pixel do Facebook no seu site. Se você tem conhecimentos em programação, vai tirar de letra. Se não tem, a sugestão é que peça ajuda para alguém que entenda do assunto.
A etapa de instalação consiste em copiar o código gerado pelo Facebook e colar na raiz do seu site.Você pode fazer isso ao clicar na opção “Instalar o código manualmente por conta própria” ou enviar a sequência obtida para o desenvolvedor de sua confiança.
Passo 6: Certifique-se de que ele está funcionando
Para ter certeza de que o pixel foi instalado no lugar certo, basta usar a extensão Facebook Pixel Helper, uma ferramenta criada pela própria rede social para o diagnóstico de instalação. Com ela, você vai descobrir se o pixel está funcionando corretamente, se teve algum problema e também as soluções para ele.
Está tudo certo? Então, é só aproveitar todas as vantagens de ter suas páginas monitoradas pelo pixel do Facebook e mensurar as conversões.
Como mensurar as conversões
Já que mensurar as conversões é uma das principais razões para usar o pixel do Facebook, nada mais justo que descobrir exatamente como fazer isso.
São duas as opções nessa hora:
- Conversões baseadas em eventos: permitem que você defina quais eventos e parâmetros devem ser considerados como conversões
- Conversões personalizadas: são baseadas em URLs e permitem a definição de eventos com base em palavras-chave à sua escolha.
Pixel do Facebook x Delivery Direto
Caso você ainda não tenha um site de delivery próprio, invista em um, e comece a usar o pixel do facebook, para te ajudar! O Delivery Direto desenvolve site e app próprio de delivery e possui integração com o Pixel do Facebook. Nós instalamos o pixel no site para você!
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de site e App para restaurantes desde 2016, com mais de 5 mil clientes. Nossa plataforma atende todo o tamanho e tipo de restaurante. Podemos ajudar você na criação e implantação de um bom site e aplicativo de delivery para seu estabelecimento. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.
Aguardando
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Com a questão do IOS14 em breve, para criarmos um evento de conversão será necessário usar a ferramenta “mensuração de eventos agregados”, porém só é possível criar o evento num dominio próprio verificado. E os eventos de conversão são enviados pelo domínio de vocês. Já existe solução para isso?
Desde já agradeço!
Oi André tudo bem? Temos sim! É só você entrar em contato com o time de suporte que eles vão te dar mais detalhes: dire.to/chat
Meu caro esse foi o mais simples e mais acertivo artigo que encontrei sobre a criação do pixel. obrigado pela contribuição.
Oi Carlos! Que bom que o material te ajudou 🙂