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Programa de fidelidade e suas vantagens

por Juliana Cicereli | mar 7, 2017 | Geral, Marketing para Restaurantes | 0 Comentários

Você sabe o que é um programa de fidelidade para restaurantes e como ele pode te ajudar?

O programa de fidelidade nada mais é do que um programa de recompensas ou descontos, oferecido aos clientes fiéis. Esta simples ação costuma fazer bastante sucesso e é amplamente adotada no ramo da alimentação.

Por que você deve investir em um programa de fidelidade?

O programa de fidelidade para restaurantes demanda baixo custo, pois geralmente o brinde costuma ser o próprio alimento já oferecido pelo estabelecimento, assim não é preciso nenhum grande investimento para recompensar um bom cliente.

Só por isso já seria um bom motivo para investir nisso, não é mesmo? Mas tem mais.

Os clientes costumam voltar ao estabelecimento

O mais interessante disso tudo é que, com base em um estudo realizado pelo Delivery Direto, após o cliente completar o primeiro cartão fidelidade, a sua frequência de retorno ao estabelecimento aumenta em 30%.

Por se tratar do ramo da alimentação, onde a frequência de retorno é maior do que em outros segmentos, o programa de fidelização de restaurantes mostra-se como uma poderosa ferramenta de engajamento do cliente e consequentemente de lucro para empresa.

Vantagem competitiva

Vale lembrar também que um programa de fidelização de restaurante é também uma ótima maneira de sair na frente dos concorrentes. Se você possui um bom produto e atendimento impecável, o programa de fidelidade é a “cereja do bolo” para que seu negócio seja um sucesso.

É importante ressaltar a importância desse serviço em um negócio de delivery, já que na internet existem milhares de opções. Diante de muitas ofertas semelhantes, o cliente que vê um benefício como o programa de fidelidade em um restaurante tende a optar por ele, pois apresenta-se diferenciado dos demais.

Qual programa devo adotar?

Engana-se o proprietário que prefere optar por programas difíceis, daqueles que exigem 10 ou mais compras, por visar maior lucro ao restaurante.

Uma boa sugestão para estimular o cliente a aderir ao seu programa de fidelidade e retornar cada vez mais ao seu restaurante é fazer uma média de 5 compras para cada recompensa.

Um programa de fidelização que é fácil e tangível estimula ainda mais o retorno do cliente ao estabelecimento, pois ele se anima ao saber que não é complicado “atingir a meta” estipulada.

Os números dizem tudo

Ainda não está convencido de que você deve adotar um programa de fidelidade para o seu restaurante? Então aqui vai mais uma prova de que os números não mentem!

Você sabia que clientes fidelizados gastam até 10 vezes mais que os clientes comuns? Sendo que, a longo prazo, com um acréscimo de 5% na retenção dos clientes, os lucros do seu restaurante podem registrar aumentos que variam de 25% a 95%.

É ou não é uma oportunidade incrível?

Como ter um programa de fidelidade de sucesso

Para que você implemente um programa de fidelidade de sucesso é preciso se atentar para alguns detalhes.

O primeiro passo é se planejar. Você deve traçar um plano no qual o retorno seja maior do que o seu investimento.

O segundo passo é que os clientes precisam se sentir de fato recompensados. Imagina criar um programa no qual é necessário comprar 20 refeições e só na 21ª você tem direito a uma sobremesa. Desanimador, não? O cliente vai entender que não ganha “nada” com isso e não vai querer participar.

É sempre interessante pensar em uma relação de ganha-ganha, onde a balança fica equilibrada.

É sempre importante também que você tenha o conhecimento aprofundado das atividades, já tendo traçado os custos operacionais e número de clientes do restaurante, para poder implementar uma estratégia de sucesso.

Contratando o Delivery Direto, você poderá organizar seus programas de fidelidade de uma forma mais prática e segura.

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