Usando marketing de relacionamento para manter o cliente por perto

Você provavelmente já sabe que o cliente é uma das partes mais importante do negócio, mas você já usa o marketing de relacionamento como estratégia ativa para melhorar as suas vendas? Se não, saiba que pode estar perdendo chances valiosas de fortalecer o relacionamento do cliente com a sua marca.

O marketing de indicação oferece oportunidades excelentes para o seu negócio. Se você ainda não conhece muito sobre o assunto, continue lendo esse post, que vai te explicar vários aspectos que devem ser levados em consideração nessa estratégia. 

O que é o marketing de relacionamento?

Essa é uma estratégia que se preocupa em estabelecer um relacionamento próximo com o cliente, de modo a fazer dele um defensor de uma marca. Nele entram as ideias de fidelização e confiança. Através de um bom relacionamento com o cliente, você vai conseguir fazer com que ele volte e traga novos clientes com ele. Esse é um fator essencial para garantir a saúde de um negócio.

Ninguém quer comprar de uma marca que não se preocupa com a qualidade do serviço como um todo. Nos dias de hoje, sobretudo, os clientes têm esperado um tratamento personalizado e de alta qualidade.

Assim, o marketing de relacionamento engloba tudo o que diz respeito à jornada do cliente. Vai desde o momento em que o cliente conhece a marca, passando por toda o caminho até surgir o interesse de consumo, até chegar à satisfação após a compra. A ideia central é apostar no relacionamento com o cliente como estratégia de fidelização.

Micro-momentos

O termo “micro-momento” foi criado e difundido pelo Google, para se referir ao curtíssimo período de tempo entre o surgimento da intenção de compra e a tomada de decisão. Esse momento na jornada de compra é importante por dizer respeito também àquilo que levou o consumidor a ter a vontade de comprar. Assim, leva-se em consideração todas as interações do dia a dia que possam ter criado a vontade de consumo nele.

São diversos os fatores que os consumidores encontram no cotidiano, de modo a irem desenvolvendo uma vontade de comprar determinado produto. O processo de consumo inclui tanto a motivação instantânea quanto a que vai se criando aos poucos. Colocar o nome do seu restaurante em momentos diários da vida do cliente vai construindo uma conexão entre ele e sua marca.

Imagine que alguém recebe diversas publicidades todos os dias. Pode até ser que essa pessoa não precise consumir nada daquilo naquele momento em que foi impactada, mas há grandes chances de que esse dia chegue. E esse consumidor vai estar mais propenso a consumir daquela marca que já tenha mostrado algum valor para ele.

Estratégias para melhorar o marketing de relacionamento

É necessário ter em mente a importância de usar recursos diversos para aproximar os clientes de você. Hoje em dia é necessário entender a forma de usar as diversas possibilidades de mídia, de modo a estar ao lado dos clientes o tempo todo.

Assim, mostra-se como fundamental o uso de meios como e-mail marketing, mensagens por push, SMS, etc. Todas essas possibilidades devem ser levadas em consideração e avaliadas. Não se deve esquecer também das redes sociais, que são importantíssimas para a manutenção do contato com os consumidores.

Além disso, um bom relacionamento com os clientes só é possível quando o seu restaurante sabe como agradá-los. Apresentando boas condições para quem vai comprar, as chances de compra recorrente aumentam e seu restaurante tem mais clientes.

Fidelização dos clientes

São diversas as formas de usar o marketing de relacionamento para trabalhar a fidelização dos clientes. A questão mais importante está no uso ativo das ferramentas certas para conquistar a confiança dos clientes. A chave está na construção de uma estratégia capaz de considerar as necessidades e desejos de cada cliente, do modo mais personalizado possível.

Quando o cliente sente que tem uma relação mais pessoal com o restaurante, tem mais vontade de voltar a consumir de lá. Por isso é fundamental conhecer bem o perfil de consumo de cada cliente, para poder oferecer as melhores oportunidades a cada um. Isso é o que vai dar o tom intimista na sua estratégia de marketing de relacionamento. Quanto mais próximo o consumidor se sente da marca, mais ele vai querer continuar por perto.

O marketing de relacionamento no seu restaurante

Você já percebeu que são diversas as possibilidades existentes em relação à criação de um bom relacionamento com os clientes. Mas é importante que você consiga estabelecer desenvolver uma estratégia bem traçada. Assim, é possível controlar melhor o que está funcionando ou não para atrair e reter os clientes.

Uma ferramenta própria de delivery, por exemplo, te dá possibilidades de enviar mensagens personalizadas baseando-se no perfil do cliente. Quando os clientes recebem notificações especiais, criam uma conexão com o negócio e têm mais vontade de voltar no futuro.

A manutenção do relacionamento com os clientes é a chave para manter uma clientela que vai crescendo com o tempo. Isso vai te ajudar a manter um crescimento constante, além de economizar com a atração de clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *