O que fazer para não deixar os clientes irem embora

Sabia que existem aspectos simples, que podem estar sendo responsáveis por seus clientes irem embora sem que você perceba? São detalhes que fazem toda a diferença na comunicação com o cliente. A questão é saber como manter um contato eficiente, de modo a otimizar a interação deles com seu negócio. E o app próprio cria um atalho para melhorar o processo de consumo do seu cliente.  

Selecionamos, então, 4 coisas que você pode fazer para evitar que o cliente vá embora. Elas podem parecer simples, mas na realidade fazem toda a diferença na fidelização dele. Então lembre-se de prestar atenção especial a essas dicas, para aplicá-las no seu negócio.

Contatá-los após uma venda não feita

Clientes fidelizados são aqueles que voltam com certa frequência ao seu estabelecimento. Por isso é uma boa ideia ficar de olho no tempo que seu cliente está levando para voltar até você. E não há nenhum problema em enviar uma mensagem perguntando o porquê da demora em voltar ou lembrando-o de fazê-lo.

Esse contato pode ser feito por meio de notificações por push ou por mensagens de SMS. É uma forma de chamar a atenção do cliente sem ser invasivo nem dar a entender que está fazendo alguma exigência. As mensagens bem estruturadas mostram um interesse sincero do restaurante em estar perto do cliente e fazer parte do dia a dia dele.

Lembre de sempre manter um tom amigável e descontraído, para que o cliente veja seu contato de modo mais aberto. Se ele vir sua mensagem como uma forma de interesse na compra apenas, terá chances muito menores de voltar a comprar de você.

Criar um senso de urgência

Para um retorno mais rápido ao seu contato com o clientes, crie um senso de urgência neles. Isso quer dizer fazê-los ver uma chance única de compra, que deve ser realizada o quanto antes.

Isso pode ser facilmente feito através de ações como uma promoção relâmpago, ou cupons de desconto com curta duração. Quando o cliente for notificado de uma oportunidade como essa, verá uma boa chance para realizar uma compra com benefícios. E justamente por criar a necessidade do cliente em comprar, é tão importante que ele compre o mais rápido possível. 

Lembre-se de deixar claro que o benefício não vai durar para sempre, mas sim por um tempo bem curto. Isso é importante não apenas para que o cliente compre logo, mas também para que não fique a impressão de que a promoção é falsa. Esse tipo de iniciativa geralmente funciona bem em datas especiais ou em momentos comemorativos.

Encurtar o caminho de compra

A ideia é criar uma forma fácil de realizar a compra, como modo de impedir o cliente de desistir. Qualquer tipo de dificuldade no momento de compra pode fazer o cliente ir embora sem o produto.

Essa questão acontece em situações de compra em salão ou online. Imagine, por exemplo, um restaurante em que a falta de organização se torna um problema. Isso tem grandes chances de fazer os clientes irem embora sem comprar, certo? Da mesma forma que um app ou site travando certamente os fará desistir da compra.  

Além disso, em casos de compra por impulso, ela com certeza não chegará até o fim se o caminho de compra não é muito eficiente. Por isso é essencial lembrar sempre dos aspectos envolvidos na psicologia dos consumidores. Entenda muito bem como funciona a cabeça do consumidor na hora de comprar.

Mostre os pratos certos

Se um cliente novo chega até você e não souber o que quer, talvez fique desmotivados em continuar lá. Por outro lado, se ele já é seu cliente fidelizado, talvez queira alguma oferta nova. Por isso é tão importante entender o que quer cada cliente e ter alternativas para atender a cada um deles.

Então uma boa opção é ter um cardápio que entenda essa diferença de comportamento, para que haja uma melhor interação imediata do cliente com o que você o está oferecendo. É possível, por exemplo, deixar os pratos mais pedidos em destaque para os clientes mais novos e, em paralelo, alimentar as páginas de promoções especiais ou trabalhar o upsell para os clientes mais antigos.

E, de novo, é possível explorar esse aspecto tanto no ambiente físico quanto no online. No caso dos pedidos no salão, você ainda pode usar a ajuda dos atendentes para orientar os clientes. Mas no caso de pedidos online, o app próprio ou site, não fica nem um pouco atrás, já que é possível criar espaços de destaque para chamar a atenção dos clientes. E lembre-se de  usar essa possibilidade para mostrar a atenção que você dedica aos seus consumidores.

 

Essas foram algumas dicas para ajudar na estratégia do restaurante de modo a criar um relacionamento mais duradouro com os clientes. A fidelização deles é uma parte muito importante da estratégia de qualquer negócio, por isso vale a pena prestar uma atenção a mais nela. Clientes são valiosos demais para perdê-los por deslizes simples.

O que você achou das dicas? Já aplica alguma delas para não deixar os seus clientes irem embora?

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