4 erros de restaurantes iniciantes

Quem está começando um restaurante sem nenhuma experiência fica suscetível a cometer alguns dos principais erros de restaurantes iniciantes. Você já deve saber como é complexo o processo de abrir um negócio. E na maioria das vezes, contudo, os principais erros se escondem lá no planejamento.

É importante ter em mente os erros mais comuns, para não ter surpresas desagradáveis mais para frente. Vamos, então, falar aqui de alguns aspectos nos quais você precisa prestar atenção. A ideia é te ajudar a ver algumas coisa que muitas vezes podem não vir à mente de imediato.

1. Não ter um público bem definido

Sem saber exatamente quem você quer que seja o seu público, fica bem mais difícil pensar nas melhores estratégias para o seu negócio. Sem um plano, você não sabe o que vai agradar seu público e não terá como fazer a melhor divulgação para chegar até ele. 

É muito importante que seja feita uma pesquisa de mercado antes da abertura de um negócio. Essa ação junto da definição do público alvo será fundamental para o planejamento do restaurante.

Uma parte muito importante para o sucesso de um restaurante está em entender o que os clientes esperam. Lembre-se que é importante você acreditar no que está oferecendo, mas no final o que mais importa é o que os clientes realmente querem. Sua oferta pode ser, então, bem trabalhada em relação à expectativa dos clientes e ao que está no mercado.

2. Investir só no salão

A primeira coisa que um futuro dono de restaurante imagina é a estrutura do seu estabelecimento. A animação para montar uma estrutura de salão muito elaborada pode afastar um pouco a atenção do que mais importa. Isso implica numa redução do investimento – de tempo e dinheiro – em outros aspectos do restaurante.

É importante dedicar esforços para ter uma boa cozinha, uma equipe bem preparada e uma boa estrutura de gerenciamento. Você pode começar com uma estrutura mais simples no salão e depois ir investindo mais conforme seu negócio for crescendo. 

Ache um equilíbrio do que vai receber investimento no começo. É fundamental não esquecer de nada que seja essencial para o começo do trabalho e não gastar mais do que o necessário. Os gastos iniciais são muito grandes, e cada economia será valiosa. Por isso, priorize a qualidade do produto e do atendimento, bem como a sua divulgação.

3. Fazer divulgação tardia

Esse é um erro muito simples, mas que terá muito efeito no seu negócio. Você pode até pensar: se meu restaurante ainda não está funcionando, como eu vou fazer a divulgação?

Aí é que está o problema. Você não precisa já estar funcionando para atrair clientes. Com as diversas possibilidades de divulgação que existem hoje, você consegue criar a curiosidade no público mesmo sem um restaurante já aberto.

Você não pode depender apenas das poucas pessoas que vão conhecer seu negócio no começo. Sem chamar clientes para comprar de você já antes da inauguração, ficará ainda mais complicado chegar a bons resultados nos meses iniciais de trabalho.

4. Não planejar todos os aspectos econômicos

Esse é um dos mais perigosos erros de restaurantes iniciantes. Ter um bom gerenciamento financeiro do seu negócio é fundamental para garantir a saúde dele. Sem prestar atenção em cada detalhe do que envolve as finanças do restaurante, você pode perder muito. Sobretudo nos momentos iniciais, cada deslize pode ter consequências muito graves. 

A falta de planejamento de estoque, por exemplo, tem papel importante no seu orçamento. Saber o quanto comprar de cada ingrediente e de onde é o básico para um gerenciamento inteligente. Seu planejamento é fundamental para que não sejam feitas compras em quantidade errada ou do fornecedor com o pior custo-benefício.

Essa é apenas uma das partes menos óbvias do gerenciamento financeiro do seu restaurante. Há ainda muitas outras. Na verdade, no final tudo vai estar ligado ao sucesso financeiro do seu negócio. Pensar nisso de maneira prévia é importante, para que você consiga pensar em todos os aspectos com calma. 

Esses são alguns dos possíveis erros de restaurantes iniciantes para ficar de olho. Por serem muito comuns, vale a pena ficar em alerta durante o planejamento do seu negócio. Ter esses aspectos em mente será muito útil para manter mais controle sobre os passos iniciais do seu restaurante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *