Uma das principais motivações do marketing do seu restaurante deveria ser fazer seu cliente lembrar de você. Ele deve permanecer por perto durante bastante tempo depois de ter feito uma compra. Essa é uma forma de criar um público fiel no longo prazo, economizando e tendo resultados positivos por mais tempo.
Contudo, não basta esperar que os clientes queiram voltar. Você precisa trabalhar ativamente para que a volta deles seja mais rápida e recorrente. É importante que você entenda como eles consomem para depois conseguir gerar estratégias que sejam efetivas.
Assim, queremos mostrar aqui algumas técnicas que vão trabalhar para esse objetivo. Essa tarefa não é muito complicada, mas requer criar estratégias que atinjam os clientes de diversas maneiras.
Notificações por push
Enviar notificações para os clientes lembrando-os da sua existência é uma boa ideia. Muitas vezes eles se esquecem do seu restaurante pela correria do dia a dia e pela grande quantidade de opções. Por isso você precisa incentivá-los a voltar, de modo amigável e interessado. Se você formular mensagens bem feitas, sua notificação será uma surpresa boa para quem a receber.
Mostre para os clientes como você genuinamente se importa com eles e quer tê-los por perto. Essa é uma forma de trabalhar a aproximação deles e uma boa chance de mostrar como são importantes para você. Assim é possível criar um contato mais próximos com os clientes, através de tratamento personalizado.
Programas de fidelidade
Outro aspecto que pode ser bem trabalhado para o cliente lembrar do seu restaurante são os programas de fidelidade. Eles têm o potencial de incentivar uma volta do cliente que busca por vantagens diretas.
Essa estratégia funciona tanto para os clientes que já estão engajados com o seu negócio quanto para quem ainda precisa de um empurrãozinho. O mais importante é que você consiga gerar um valor baseado no seu produto e atendimento. Se você cria um programa de fidelidade sem ter um bom produto e um atendimento correspondente, para quê o cliente vai querer voltar?
A chave é entender o que os clientes mais gostam no seu cardápio e trabalhar com a vontade deles em ganhar algo de que gostam como prêmio. Essa estratégia será capaz de criar uma aproximação entre seus clientes e o seu negócio. Experimente diferentes modelos de programas de fidelidade e descubra qual desempenha melhor a função de fazer o cliente lembrar de você.
E-mail marketing
Se você ainda não é adepto das técnicas de e-mail marketing, já está na hora de começar a considerá-las. Usar o e-mail marketing pode te aproximar dos clientes de forma muito rápida e eficiente.
Essa é uma maneira de usar bem os dados fornecidos pelos clientes. Depois que você tiver uma lista de e-mails estruturada, é hora de usá-la como estratégia no seu negócio. Lembre-se que os e-mails enviados aos clientes precisam ter mais conteúdo do que somente as promoções.
Você pode usar títulos criativos para chamar a atenção do cliente e criar uma sensação de desejo de compra. Também é interessante usar conteúdos mais descontraídos e que possam se relacionar com o dia a dia do cliente.
Seja presente, mas não inconveniente
Vale deixar aqui como lembrete que é importante ficar atento em relação à frequência com a qual você chama a atenção do seu cliente, bem como com a abordagem usada. Olhe para você mesmo enquanto consumidor. Você provavelmente não gosta de receber dezenas de notificações seguidas da mesma marca. E pior ainda quando a abordagem delas é agressiva ou pressiona quem lê.
A ideia é gerar o interesse do cliente e não o contrário. O mais importante é que você consiga criar uma comunicação efetiva e que gere engajamento. Esse é o objetivo principal; fazer o cliente lembrar de você significa fazê-lo ter a iniciativa ou o pensamento de compra. Aproxime-se da maneira certa, ou ele ficará irritado e depois o seu trabalho ficará mais difícil.
Você lembra seus clientes de voltarem constantemente ao seu restaurante? Conte nos comentários se você tem mais alguma dica de como chamar a atenção deles para gerar ações de compra.