Cada vez mais os restaurantes precisam ter novas formas de chamar a atenção dos clientes e se destacar da concorrência. É aí que entra um interesse por novos meios de agregar valor ao estabelecimento. Muitas vezes, contudo, o delivery não é o suficiente para fazer o restaurante sair na frente da concorrência.
A grande quantidade de novidades que surgem o tempo todo para o mercado de restaurantes pode deixar quem quer inovar ainda mais confuso. Por isso vamos falar sobre alguns aspectos que vão contribuir para valorizar o seu negócio além do delivery.
Atendimento
Essa é uma dica que você pode achar que já está batida, mas o bom atendimento jamais ficará velho. E mais ainda, é necessário saber as adaptações que o mercado exige para as novas tendências de atendimento.
Você deve ter um controle próximo da forma como seus clientes se relacionam com o seu negócio, e isso inclui como eles enxergam seu atendimento como um todo.
Hoje atendimento não diz respeito apenas à interação dos clientes com os seus funcionários. Na era da tecnologia, atendimento tem a ver com resposta online aos clientes, eficiência na execução dos pedidos, embalagem, rapidez, etc.
É muito importante que seu restaurante consiga usar bem a tecnologia para fornecer um bom atendimento para uma grande quantidade de clientes.
O restaurante como experiência
O interesse pelo delivery aumentou muito nos últimos anos. Isso fez com que os clientes passassem a enxergar a saída de casa para o restaurante como uma verdadeira experiência. Se eles não vão ter o conforto de casa, esperam encontrar algo que valha a pena.
Os clientes estão prontos para avaliar cada aspecto do restaurante; desde o layout do cardápio até o momento de receber o prato. Tudo conta não como detalhe, mas como parte do conjunto que vai determinar o sucesso da experiência de compra.
Por isso os clientes querem ir a restaurantes com os quais se identificam ou já estão acostumados. Sendo as condições para clientes recorrentes mais interessantes, é de se esperar que haja uma preferência pela compra pelo app próprio.
Tratamento personalizado
Um restaurante que oferece delivery não significa necessariamente uma marca que consegue conversar bem com o cliente. O que importa de verdade é como o delivery é feito e como fica o relacionamento com o cliente.
No caso dos marketplaces, por exemplo, a manutenção do contato com os clientes é dificultado com o passar do tempo. Por isso é essencial que haja uma forma de mantê-lo de modo ativo.
Também é importante lembrar que a personalização desse contato também tem a ver com entender o perfil de compra dos clientes. Saber o que vai chamar a atenção dos clientes é saber o que fará com que eles sintam que estão sendo escutados.
O perfil dos clientes mudou muito nos últimos anos. É necessário que o restaurante saiba como se adaptar às exigências e manter a proximidade com os clientes sempre.