logo restaurantes de sucesso por Delivery Direto
  • Artigos
    • Artigos populares
    • Dicas para melhoria em delivery
    • Economia e finanças para restaurantes
    • Eficiência operacional
    • Gestão de motoboys e entrega
    • Marketing para Restaurantes
    • Ferramentas do Delivery Direto
  • eBooks
  • Webinars
  • Histórias de Sucesso
CONHEÇA O DELIVERY DIRETO

3 Vantagens de usar a sazonalidade de frutas, legumes e verduras para economizar

por Pedro Ewerton | set 30, 2020 | Economia e finanças para restaurantes, Geral | 0 Comentários

Muitos estabelecimentos consideram ser mais fácil manter o mesmo cardápio por anos, sem sofrer alterações. Porém, sabemos que diversos alimentos possuem épocas específicas para cultivo, e que, quando comprados fora desses períodos, podem ter variações nos preços e também em seus respectivos sabores. É por isso que o cardápio sazonal tem sido cada vez mais adotado. Ter seu restaurante em sintonia com a natureza pode tornar suas operações mais sustentáveis e econômicas. Quer saber como? Confira as 3 vantagens de adotar a sazonalidade de frutas, legumes e verduras para seu restaurante.

1) Melhores preços = economia

Uma das vantagens de adotar a sazonalidade é pode guiar o cardápio por ela e garantir economia! Já que, ao priorizar receitas com ingredientes da estação, o custo do seu prato diminui. Isso porque os alimentos da época contam com a ajuda das condições naturais ideais para se desenvolverem. Ou seja, não precisam de tantos produtos e intervenção humana. Assim, como custam menos para os produtores, terão um preço de venda muito melhor também!

Usar produtos da época certa significa encontrá-los em grande quantidade e com preço mais atrativo, ajudando a saúde financeira de seu restaurante.

2) Produtos mais frescos para seus clientes e menor impacto ambiental

Acompanhar a sazonalidade significa apostar em alimentos que estão sendo produzidos naquela época, e que, portanto, são mais frescos. Afinal, não foram congelados ou super processados para serem conservados.

E ainda, por serem cultivados no período ideal para o seu desenvolvimento, possuem mais nutrientes e são mais saborosos.

sazonalidade legumes

Além disso, outra vantagem ao investir na sazonalidade é que ela oferece um impacto menor ao meio ambiente. Já que, para produzir um alimento fora da sua época, é preciso promover diversas alterações biológicas para torná-lo mais resistente às condições climáticas. E, também demanda maior uso de agrotóxicos. Tudo isso impacta não só o sabor, como também o meio ambiente. 

Com os consumidores cada vez mais exigentes em relação ao uso de ingredientes naturais, usar alimentos da época em seu cardápio pode se tornar um diferencial para atrair mais clientes.

3) Variedades de pratos e sabores

Diferentemente do menu fixo, adaptar seu cardápio à sazonalidade faz com que não exista chance de seus clientes enjoarem das opções servidas em seu restaurante e buscarem a concorrência por conta disso. Já que você acaba “se forçando” a ser mais criativo no seu menu e variá-lo conforme a estação. 

Uma ideia nesse sentido é criar opções sazonais limitadas, incentivando os clientes a comprarem antes que a época daquela fruta ou verdura acabe.

Porém, não adianta fazer como a maioria e colocar em seu cardápio que a sobremesa é uma fruta da época. Logo, saiba qual é a fruta da época e já ofereça a sobremesa com uma opção diferenciada.

 

 

Dica extra: Usando a sazonalidade de forma estratégica

O próximo passo é saber como usar essas variações de maneira estratégica. Para isso, faça um planejamento de compras anual. Use as imagens abaixo para planejar o seu cardápio e as suas compras para o ano.

sazonalidade
sazonalidade

Por exemplo, vamo supor que você faça doces para vender. Então, uma ideia é: criar opções especiais com morango de maio a agosto, e depois variar para sabores como amora ou uva para acompanhar a sazonalidade. Sem perder lucratividade e sabor!

Mas, pode ser que o seu negócio ofereça poucas variações de pratos e não tenha muita flexibilidade na mudança dos ingredientes. Ainda assim, é possível planejar estratégias de acordo com a sazonalidade.

Por exemplo: Sabendo que um dos ingredientes que você mais usa vai estar com preço mais baixo em um período do ano, você entenderá que vai economizar com a compra desse ingrediente nesse período. Assim, pode se planejar separando um orçamento extra para criar alguma ação de marketing ou fazer um investimento no seu negócio.

Viu só como existem vantagens em utilizar a sazonalidade de frutas, legumes e verduras a favor do seu negócio?

Direcione suas compras e suas operações de acordo com os alimentos da época e tenha ingredientes mais frescos e nutritivos e mais dinheiro no bolso.

Delivery Direto

Se você quer ainda mais economia para seu restaurante, tenha um aplicativo próprio de delivery!

O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de App para restaurantes. Mais de 1800 clientes. Nossa plataforma atende todo o tamanho e tipo de restaurante. Podemos ajudar você na criação e implantação de um bom aplicativo de delivery para seu estabelecimento.

Tudo pronto para economizar com a sazonalidade e destacar seu negócio?

 

Enviar Comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro do mercado de restaurantes

Receba notícias e materiais periódicos sobre o mercado de food service, restaurantes e delivery.
Site e App Delivery Direto

TENHA SUA PLATAFORMA PRÓPRIA DE DELIVERY

Receba pedidos de forma automática, economize dinheiro e organize sua operação com o Delivery Direto

CONHEÇA O DELIVERY DIRETO

SAIBA MAIS

Confira as funcionalidades

Conheça nossos clientes

Site Institucional

NEGÓCIOS

Fale com um vendedor

Descontos na mensalidade

Seja um revendedor

INSTITUCIONAL

Trabalhe conosco

Assessoria de Imprensa

Central de ajuda

SIGA O DELIVERY DIRETO

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
Logo Restaurantes de Sucesso

Copyright © 1997-2021 Locaweb Serviços de Internet S/A.

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Locaweb. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Locaweb Serviços de Internet S/A – CNPJ/MF 02.351.877/0001-52 – Rua Itapaiuna, 2434 São Paulo- SP CEP: 05707-001

Contratos | Políticas | Postmaster

Locaweb Company logo

@2023, Delivery Direto uma empresa lwsa