Muitos estabelecimentos consideram ser mais fácil manter o mesmo cardápio por anos, sem sofrer alterações. Porém, sabemos que diversos alimentos possuem épocas específicas para cultivo, e que, quando comprados fora desses períodos, podem ter variações nos preços e também em seus respectivos sabores. É por isso que o cardápio sazonal tem sido cada vez mais adotado. Ter seu restaurante em sintonia com a natureza pode tornar suas operações mais sustentáveis e econômicas. Quer saber como? Confira as 3 vantagens de adotar a sazonalidade de frutas, legumes e verduras para seu restaurante.
1) Melhores preços = economia
Uma das vantagens de adotar a sazonalidade é pode guiar o cardápio por ela e garantir economia! Já que, ao priorizar receitas com ingredientes da estação, o custo do seu prato diminui. Isso porque os alimentos da época contam com a ajuda das condições naturais ideais para se desenvolverem. Ou seja, não precisam de tantos produtos e intervenção humana. Assim, como custam menos para os produtores, terão um preço de venda muito melhor também!
Usar produtos da época certa significa encontrá-los em grande quantidade e com preço mais atrativo, ajudando a saúde financeira de seu restaurante.
2) Produtos mais frescos para seus clientes e menor impacto ambiental
Acompanhar a sazonalidade significa apostar em alimentos que estão sendo produzidos naquela época, e que, portanto, são mais frescos. Afinal, não foram congelados ou super processados para serem conservados.
E ainda, por serem cultivados no período ideal para o seu desenvolvimento, possuem mais nutrientes e são mais saborosos.
Além disso, outra vantagem ao investir na sazonalidade é que ela oferece um impacto menor ao meio ambiente. Já que, para produzir um alimento fora da sua época, é preciso promover diversas alterações biológicas para torná-lo mais resistente às condições climáticas. E, também demanda maior uso de agrotóxicos. Tudo isso impacta não só o sabor, como também o meio ambiente.
Com os consumidores cada vez mais exigentes em relação ao uso de ingredientes naturais, usar alimentos da época em seu cardápio pode se tornar um diferencial para atrair mais clientes.
3) Variedades de pratos e sabores
Diferentemente do menu fixo, adaptar seu cardápio à sazonalidade faz com que não exista chance de seus clientes enjoarem das opções servidas em seu restaurante e buscarem a concorrência por conta disso. Já que você acaba “se forçando” a ser mais criativo no seu menu e variá-lo conforme a estação.
Uma ideia nesse sentido é criar opções sazonais limitadas, incentivando os clientes a comprarem antes que a época daquela fruta ou verdura acabe.
Porém, não adianta fazer como a maioria e colocar em seu cardápio que a sobremesa é uma fruta da época. Logo, saiba qual é a fruta da época e já ofereça a sobremesa com uma opção diferenciada.
Dica extra: Usando a sazonalidade de forma estratégica
O próximo passo é saber como usar essas variações de maneira estratégica. Para isso, faça um planejamento de compras anual. Use as imagens abaixo para planejar o seu cardápio e as suas compras para o ano.
Por exemplo, vamo supor que você faça doces para vender. Então, uma ideia é: criar opções especiais com morango de maio a agosto, e depois variar para sabores como amora ou uva para acompanhar a sazonalidade. Sem perder lucratividade e sabor!
Mas, pode ser que o seu negócio ofereça poucas variações de pratos e não tenha muita flexibilidade na mudança dos ingredientes. Ainda assim, é possível planejar estratégias de acordo com a sazonalidade.
Por exemplo: Sabendo que um dos ingredientes que você mais usa vai estar com preço mais baixo em um período do ano, você entenderá que vai economizar com a compra desse ingrediente nesse período. Assim, pode se planejar separando um orçamento extra para criar alguma ação de marketing ou fazer um investimento no seu negócio.
Viu só como existem vantagens em utilizar a sazonalidade de frutas, legumes e verduras a favor do seu negócio?
Direcione suas compras e suas operações de acordo com os alimentos da época e tenha ingredientes mais frescos e nutritivos e mais dinheiro no bolso.
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