Práticas ecológicas para seu delivery

Práticas ecológicas para seu delivery

Você já notou que todos estão integrando práticas ecológicas aos empreendimentos? Essa é uma das estratégias mais modernas do mercado. Além de deixar seu restaurante com uma ótima imagem, adotar essa postura pode realmente ajudar a preservar o meio ambiente em um futuro próximo.

Falar que algo é ecológico ou que um estabelecimento adota práticas ecológicas está realmente na moda. Mas você sabe exatamente o que isso significa para seu cotidiano e para seu restaurante?

A resposta é relativamente simples: ser ecológico é adotar técnicas que não agridam o meio ambiente e não utilizem de maneira degradante os recursos naturais. Realmente, esclarecer o significado pode ser mais fácil do que adotar essas práticas ecológicas. Mas não se preocupe, nossas dicas podem te ajudar.

Sacolas para entregas

Um recurso que agride muito o meio é a utilização de plástico nas composições de sacolas e embalagens. Isso fica ainda mais preocupante, se pensarmos que a maioria das pessoas descarta sacolas em qualquer lugar.

Por isso, uma prática ecológica comum é a troca de embalagens para delivery, que são usadas aos montes nos restaurantes, por embalagens biodegradáveis. Elas podem ser feitas de um material reciclado ou de outros princípios, que não o plástico.

Redução de energia

Talvez a maneira mais efetiva de poupar a natureza seja evitando extrair muita energia. É por causa desse tipo de pensamento que temos, por exemplo, as fontes alternativas de energia, como a energia eólica e a solar.

É provável que seu restaurante opte por não utilizar esses tipos de fontes, pois são muito caras e ainda não estão desenvolvidas. Isso não quer dizer que não exista outra forma de poupar o meio.

Você pode desligar as fontes de energia quando não estiverem sendo utilizadas ou manter luzes e equipamentos também desligados. É estimado que só os equipamentos de sua cozinha gastem mais de 30% da energia do estabelecimento.

A decoração também pode estar gastando uma porcentagem muito grande, e essa é uma coisa que ninguém pensa na hora de decidir por fazer uma iluminação mais elaborada no local. Preste atenção se esse não é o caso do seu restaurante e utilize uma decoração baseada em, por exemplo, algo natural.

Cuidados com os gastos de luz

A luz é uma forma de gasto de energia que merece uma atenção especial quando se trata de práticas ecológicas. Todo negócio grande gasta muita luz, e geralmente ninguém presta atenção nisso.

Se a conta de luz está no orçamento do local, as pessoas seguirão com esses gastos. Quando você está tentando ser ecológico, isso deve mudar.

Para economizar luz, você pode substituir suas lâmpadas por luzes LED. Além disso, manter lustres limpos evita que você precise utilizar lâmpadas mais potentes. Uma última dica é a mais simples de todas: quando fechar o estabelecimento, tenha certeza de que você apagou todos os locais, a cozinha e os fundos.    

Diminuição do papel

Você realmente precisa anotar pedidos em papéis? Com a evolução da tecnologia, achamos que não. A mesma coisa ocorre com planilhas e estudos de dados. Inclusive, é mais fácil fazer gráficos e tabelas em um programa, e não precisamos imprimir nada.  

Um computador pode ser levado para qualquer lugar, inclusive para o escritório. Da mesma forma, um smartphone ou um tablet pode ser levado à mesa em todas as vezes que um cliente pedir um prato.

Seus pedidos de delivery podem ser feitos também por meio do computador ou de um outro dispositivo equivalente. Esse é um dos passos básicos para aprimorar suas práticas ecológicas.

Entregas por bicicletas

Uma opção alternativa e bem interessante para se realizar as entregas dos pedidos são as bicicletas, que, em comparação às motos, são mais baratas, mais sustentáveis, não poluem e não causam trânsito.

Já existem algumas empresas de logística no mercado que oferecem esse serviço e o custo dessas entregas pode ser, em média, 15% mais barato que motoboys.

Com essa substituição no formato de entrega, a cada km rodado, o seu restaurante evitaria a emissão de 113g de CO2, sem contar o trânsito e a poluição sonora.

E não se preocupe com a perda de eficiência, porque as bikes podem ser tão ou mais rápidas que outros modais, é extremamente versátil e mais fácil de estacionar, considerando as dificuldades do trânsito de algumas cidades.

Para aplicar essas práticas ecológicas no seu cotidiano e no cotidiano de sua equipe, você pode ter que fazer alguns esforços, porém essa é uma atitude muito importante e que é valorizada por uma quantidade enorme de clientes.

Você já conseguiu realizar algumas dessas técnicas em seu restaurante? Conte para nós nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *