A Toccare Pizzas, desde 2017, encanta clientes pelo sabor, qualidade e atendimento. A pizzaria, famosa em Carapicuíba, interior de São Paulo, conseguiu atingir 89% na recorrência de pedidos em seu aplicativo próprio de delivery, seu principal canal de vendas. Confira este case de sucesso!
O surgimento da Toccare Pizzas
Douglas sempre gostou muito de pizzas, “na adolescência fui pizzaiolo, tive todo um processo de aprendizagem aos 17/18 anos”, conta.
Mas apesar disso, seguiu carreira em Tecnologia da Informação. Após muitos anos na área, e com problemas de saúde, Douglas, seguindo o conselho de sua esposa, decidiu que era hora de mudanças.
Em um churrasco de família, Douglas propôs a William – padrinho de suas filhas e formado em administração de empresas -, que eles abrissem uma pizzaria juntos. “Perguntei brincando o que ele achava sobre abrirmos uma pizzaria para ter mais qualidade de vida e ele topou na hora”, conta.
O planejamento x o problema
Douglas e William iniciaram um estudo de mercado antes de colocar o projeto no papel. “Visitamos todas as pizzarias de Carapicuíba para saber sobre qualidade, erros para evitar e acabei percebendo que todas elas eram iguais, e eu não gosto de tradicionalismo. Por isso, eu sabia que teria que entrar com um diferencial”.
Douglas relata que ao visitar as pizzarias, notou que além de terem o mesmo modelo de negócios, também possuíam os mesmos problemas em eficiência operacional, como erros nas anotações de pedido e necessidade de varios atendentes para telefone.
“Vi muito problema com telefone, cliente esperando demais na linha. Também observei pilhas de pizzas que eram erros de pedido. Comecei a perceber que o telefone era ruim, porque com a correria, a atendente não conseguia dar atenção para o cliente e aí acabava não anotando uma observação no pedido, incitando ao erro”.
A solução
Segundo Douglas, a solução encontrada por ele após o estudo de mercado foi investir em tecnologia, em um novo modelo de negócio. “Eu precisava de um diferencial. Observei todos aqueles erros e fui atrás de tecnologia. Queria um meio de o pedido ser de responsabilidade do cliente, sem intervenção humana entre cliente-pedido-pizzaria. Encontrei no aplicativo próprio de delivery, a solução.”
A escolha do Delivery Direto – experiência do usuário final
Douglas explica que queria uma plataforma própria com “interface amigável e de fácil acesso”, integrada em redes sociais e web, além de ser disponível para Android e IOS.
“Testei 3 empresas antes do Delivery Direto, elas tinham uma interface pobre, e eu considero importante o cliente olhar o aplicativo e poder confiar naquilo que ele está utilizando. Só que, para ele fazer isso e colocar os dados dele e fazer um pagamento online, a interface tem que passar segurança”
Douglas complementa: “Meu cliente confia no app de vocês, justamente pela interface, é um aplicativo muito bonito, fácil de usar. Além disso, uma coisa que eu prezo é confidencialidade dos dados e a estabilidade da plataforma, em outras empresas eu tive muito problema com instabilidade. E como eu queria que a Toccare fosse 100% digital, que o cliente ao abrir o aplicativo, ele estivesse sempre funcionando, eu precisava de uma plataforma totalmente confiável e estável, o Delivery Direto me entregou isso com maestria. Encontrei tudo o que eu precisava”.
Os resultados
Douglas explica que a plataforma própria auxilia na redução de erros e redução de custos. “Hoje vejo que o aplicativo próprio ajuda muito na redução de erros, atualmente temos uma margem quase nula. E também reduz custos desnecessários na pizzaria. Se eu não tivesse o aplicativo, teria que pagar o triplo de funcionários que tenho hoje, só para atenderem o telefone”.
E ainda ressalta sobre a economia com o comissionamento de marketplaces: ”É importante não depender de marketplaces, porque isso gera um custo gigante e as pessoas pensam que estão vendendo e lucrando, mas é muito pelo contrário. É muito melhor fazer um investimento em uma plataforma própria, e pegar a taxa de comissionamento que marketplaces cobram e fazer algo melhor para seus clientes, é com isso que você vai obter resultados. Eu já economizei muito com o Delivery Direto. E é meu principal canal de vendas, 70% do meu faturamento vem dele. Minha meta é um dia sair dos marketplaces e ficar inteiramente com minha plataforma própria.”
As ferramentas que auxiliam nos resultados
Segundo Douglas, algumas ferramentas do aplicativo próprio do Delivery Direto, foram fundamentais para os atingir os resultados que possui hoje.
”As que mais funcionam para o meu modelo de negócio, são as de fidelização. Os clientes querem pedir na plataforma por conta disso, com o Programa de Fidelidade, a cada 10 pedidos eles ganham desconto ou algum outro prêmio. E isso é muito bacana, a recorrência de pedidos de delivery na Toccare chegou aos 89%, e eu nunca fiz divulgação de rua, porque acredito que se eu estou fazendo um bom trabalho, automaticamente meu cliente vai indicar meu negócio para outra pessoa e minha demanda vai aumentar. Essa ferramenta de fidelização é fantástica.”
”Outra que gosto muito é a de Pesquisa de Satisfação NPS, ela me ajudou a estar onde estou hoje. Confiro ela diariamente e vejo quais são as reclamações que eu tenho e com isso consigo corrigir os erros e fazer um trabalho incrível”, continua Douglas.
”Uma outra ferramenta que utilizo todos os dias, é a Aba de Estatísticas. Ela me mostra tudo o que eu preciso saber sobre meu negócio. Para uma gestão eficiente, essa ferramenta é fundamental”, conclui.
A Mensagem
Douglas termina com uma mensagem para todos os empreendedores de food service:
“A tecnologia hoje está muito presente, não podemos fugir disso. As pessoas não querem mais ficar perdendo tempo em ligação, hoje é tudo muito ágil e rápido. E acredito que qualquer segmento da alimentação precisa investir em um aplicativo próprio, porque além da comodidade, a tecnologia nos traz números importantes para a gestão do negócio. Mas, para ter sucesso, além da plataforma própria é preciso pensar como um todo, pensar como seu cliente gostaria de ser tratado, o que ele gostaria de receber, e qual a vantagem que ele tem ao mudar para a plataforma. Resumindo, pensar como o cliente, oferecer um bom produto e uma boa plataforma de vendas e o sucesso vai ser garantido.”
Bom pizza gostoso 😍