Estamos no mês de novembro e você já deve ter se perguntado se participar da Black Friday para restaurantes é uma boa ideia para o seu negócio. Confira neste artigo por que aderir à esse evento, como se planejar e estratégias promocionais para vender muito!
Black Friday
Um dos eventos mais esperados no calendário do varejo mundial, a Black Friday é conhecida por trazer aos clientes promoções incríveis e preços mais baixos que o normal. Em 2020, as vendas ultrapassaram R$5 bilhões, um crescimento de 31% em comparação a 2019, segundo dados da Neotrust/Compre&Confie.
Essa data, tão importante para o varejo, pode também ser bem aproveitada por negócios no ramo de alimentação. Muitos restaurantes, contudo, ficam na dúvida se realmente vale a pena investir em promoções desse tipo por medo de acabarem no prejuízo. No entanto, um bom planejamento das ações e o uso das estratégias certas pode trazer muitos benefícios para o restaurante.
Por que aderir à Black Friday para restaurantes
Veja alguns motivos para seu restaurante e delivery aderirem à Black Friday:
1- Alta procura do público: atração de novos clientes e oportunidade de fidelização
A Black Friday ainda é um evento relativamente novo no Brasil, mas vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos e por mais que a data não seja tão tradicional como é no exterior, ela já está presente na cabeça do consumidor e já é algo esperado por eles. Por isso, não aderir à Black Friday pode acabar sendo uma oportunidade perdida para alavancar as suas vendas e conquistar um novo público.
Você pode aproveitar tanto para mostrar sua marca para clientes em potencial, quanto para trabalhar a fidelização. O ponto principal é explorar todos os elementos que possam atuar no crescimento da sua marca. Lembre-se de oferecer o melhor serviço possível, a atenção deve ser redobrada para surpreender o novo cliente e elevar suas chances de fidelização.
2- Maior visibilidade à marca
É possível aproveitar a Black Friday para restaurantes para fazer a sua marca ser vista por mais consumidores em potencial. Não importam apenas os clientes que realmente irão comprar agora, preste atenção naqueles que podem começar a considerar a compra no seu restaurante futuramente.
Colocar-se diante dos consumidores a partir de uma primeira boa oportunidade já gera alguma simpatia pela ideia de comprar de você. Claro que é necessário pensar em gerar um retorno imediato para a sua ação, mas também é relevante que você não desperdice esses clientes.
3- Forma diferente de divulgar o seu restaurante
A Black Friday é um evento que se divulga praticamente sozinho. Diversas marcas aproveitam a data para, além da intenção de vender mais, fazer a tentativa de usar diferentes formas de se divulgar. Aproveitar para experimentar e desenvolver formas de comunicação, que você não havia usado antes, pode ser certeiro. Que tal testar uma nova abordagem, seja nas redes sociais ou até mesmo no atendimento presencial, incentivando o marketing de indicação, ou seja, a divulgação boca a boca?
São excelentes motivos para seu restaurante participar, não é mesmo? Agora, entre as principais dicas para organizar a Black Friday para restaurantes, estão:
- Planejamento;
- Promoções atrativas ;
- Divulgação;
- Mensuração de expectativa x resultado.
Entenda a seguir.
Como se organizar para a Black Friday
1- Planejar-se
O primeiro passo é investir em um bom planejamento. Entenda quais são os objetivos do seu restaurante ao participar da Black Friday. Conquistar mais clientes, divulgar sua marca e aumentar o faturamento do mês, por exemplo. O mais importante é se preparar para entregar todos os pedidos com a mesma qualidade de sempre. Faça uma projeção para o movimento desse dia e comece a providenciar o quanto antes tudo o que vai precisar.
Alguns dos aspectos mais relevantes para levar em conta são:
- Quantidade de funcionários na loja e na cozinha;
- Organização para recebimento de pedidos;
- Produtos em estoque;
- Motoboys para o delivery.
Todos esses aspectos exigirão muita organização. Já comece a negociar com os seus colaboradores e fornecedores:
- Combine os horários de trabalho durante a Black Friday e comece com possíveis treinamentos;
- Negocie com seus fornecedores valores mais atrativos por compras mais volumosas. Isso te ajudará a manter os lucros.
2- Selecionar promoções
Após investir em um planejamento estratégico, defina quais são as promoções que o seu estabelecimento realizará. É essencial que elas estejam alinhadas com os objetivos definidos anteriormente. Além disso, também é preciso avaliar se o seu restaurante está preparado financeiramente, bem como saber o retorno que se espera com elas.
3- Pensar na divulgação
Outro ponto importante na preparação para a Black Friday em restaurantes é a criação de um plano de divulgação dessas ações. É essencial que o seu estabelecimento tenha uma presença forte em redes sociais como Facebook e Instagram.
Por isso:
- Invista organicamente:
Poste nas redes sociais sobre as promoções. Tenha em mente que a qualidade das fotos dos produtos deve ser alta. Uma pesquisa do Sebrae revelou que para 67% dos consumidores, a qualidade da foto do produto influencia na decisão. Invista em fotos criativas.
- Invista no tráfego pago:
O Facebook para Negócios permite que você gere anúncios geolocalizados do seu restaurante. Isso significa que você pode direcionar o seu conteúdo para ser visto por determinada localidade — como as proximidades do seu estabelecimento, falando com quem realmente tem grande potencial para comprar de você.
4- Mensurar os resultados
Um passo muito importante durante a preparação para a Black Friday é analisar o resultado alcançado no último evento. Afinal, é verificando o que deu certo e o que não funcionou direito, que você pode garantir mais acertos e menos prejuízos na próxima edição. Caso o seu restaurante não tenha participado da Black Friday do ano passado, prepare-se para estimar os resultados dessa vez.
Ações promocionais para a Black Friday em restaurantes
Agora que você já sabe por que deve aderir à Black Friday e como fazer para se planejar, vamos às dicas de ações promocionais!
1- Ofereça itens gratuitos: oferecer acompanhamentos menos consumidos de forma gratuita pode levar muitos clientes ao seu restaurante ou delivery, principalmente os que já são consumidores. Eles ainda podem ajudar a atrair novos clientes pela divulgação boca a boca.
2-Disponibilize itens por um preço simbólico: se seu restaurante não pode oferecer produtos gratuitos, procure disponibilizá-los por um preço simbólico. Essa estratégia é de grande eficácia para sobremesas.
3- Crie opções novas por tempo limitado no cardápio para a Black Friday: a fim de dar ideia de escassez em seus consumidores.
4- Ofereça mais por menos: oferecer sobremesas e bebidas em dobro é outra estratégia que fará seus clientes consumirem mais.
5- Disponibilize cupons de desconto futuros: essa é uma tática a ser utilizada principalmente por restaurantes que querem fidelizar seus clientes. Isso faz com que eles voltem ao restaurante ou peçam novamente no delivery, visto que são incentivados a provar duas vezes de seus produtos.
6- Promoções secretas para clientes antigos: Se você tem uma base de clientes, utilize-a! Aproveite a data para se aproximar de clientes antigos, oferecendo alguma promoção exclusiva, como por exemplo, pratos pela metade do preço ou sobremesa gratuita.
7- Realize sorteios nas redes sociais: As redes sociais já eram febre antes da pandemia e agora com a era da digitalização dos negócios, mais ainda! Por isso, realize sorteios. Para concorrer, você pode optar que seu cliente marque amigos, curta e compartilhe alguma imagem. Oferecer uma bebida, sobremesa ou até refeição completa incentiva-os a conhecer o seu negócio.
8- Faça parceria com outras empresas: Encontre um comerciante próximo ao seu bar ou restaurante que se interesse em fazer uma parceria promocional. O cliente que gastar no seu restaurante ganha um desconto/brinde no parceiro e vice-versa.
Dica extra: Usar o delivery para antecipar a Black Friday
A pandemia tornou o delivery ainda mais importante para o setor de restaurantes e criou mais oportunidades de vendas. Segundo o relatório Webshoppers 43, da Ebit/Nielsen, o setor de Alimentos e Bebidas registrou um crescimento de 59% no número de pedidos em 2020.
Ofertas no delivery atingem uma parte considerável de seus clientes que preferem consumir no conforto de casa. Por isso, não se esqueça de ações específicas para essa modalidade! Para utilizar o delivery a seu favor na Black Friday, estude iniciativas como:
- Aproveitar as entregas para incluir flyers informando com antecedência sobre as ações de Black Friday;
- Dê pontos em dobro em seu programa de fidelidade durante a Black Friday;
- Ofereça condições especiais para clientes frequentes, como frete gratuito;
- Monte combos especiais para delivery;
- Ofereça brindes inesperados ou vouchers para as próximas compras;
- Desenvolva embalagens diferentes para a Black Friday, dando um senso extra de que estamos em um período especial.
Utilizar aplicativo próprio de delivery pode facilitar todo esse processo na Black Friday, isso por que com seu app próprio você:
- Não paga comissões por pedido;
- Automatiza sua operação, sem a necessidade de ter alguém só para atender telefone e responder mensagens no WhatsApp;
- Pode personalizar cupons de desconto;
- Divulga promoções por notificações push, sms marketing, e-mail marketing;
- Tem acesso a base de clientes para traçar estratégias de Black Friday assertivas e ter um meio de contato direto com eles, sem depender de terceiros;
- Tem autonomia para mudar a área de entrega, preços, itens do cardápio, horário e disponibilidade.
Delivery Direto
Quando se trata de aplicativo próprio, o Delivery Direto é a melhor opção. Somos líder de mercado no desenvolvimento de aplicativo próprio para restaurantes desde 2016. São mais de 3 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Fasano e Grupo Rão. Já saímos em diversas matérias na mídia, como Veja São Paulo, Exame, CNN e PEGN.
Além das vantagens citadas acima, com o app próprio do Delivery Direto você contará com:
- Ferramentas de marketing com divulgação automática;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Programa de fidelidade;
- Relatórios Estratégicos de vendas;
- Melhor experiência de compra do mercado;
- Site e App otimizados para sua loja aparecer nas buscas do Google;
- Design customizável;
- App leve e intuitivo;
- Integração com Pixel do Facebook.
Conclusão
A Black Friday, desde que bem planejada, é uma ótima oportunidade para atrair clientes, aumentar as vendas e ter a oportunidade de fidelização. É importante que você concentre esforços tanto no salão, quanto no delivery para tirar total proveito desta data e garantir um alcance maior das suas ações.
Além disso, pense nas ações de fidelização para os clientes que você conquistou nesta data! Afinal, cliente fiel custa de 5 a 7 vezes menos do que atrair novos. Invista na fidelização pós Black Friday.
E para ter seu próprio app de delivery, ou conhecer mais sobre as funcionalidades do Delivery Direto, entre em contato conosco!