As festas de fim de ano são uma excelente forma de aumentar sua receita, atraindo clientes e criando oportunidade de fidelização. Será que seu restaurante está preparado para receber um grande volume de pessoas nestas datas? Confira algumas estratégias para impulsionar as vendas do seu restaurante e delivery no fim de ano.
A importância das festas de fim de ano para os restaurantes
A chegada do fim do ano se aproxima e com isso já podemos perceber os enfeites especiais de Natal decorando as casas e as comidas típicas da época colocadas nas prateleiras dos mercados.
O período de Natal e Ano Novo costuma ser o mais rentável do ano para o comércio, e para o setor de bares e restaurantes, o cenário não é diferente.
Com a vacinação avançando, a expectativa é que as confraternizações familiares e também de empresas sejam maiores que ano passado. Ou seja, é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas do seu restaurante, atraindo clientes para comemorar datas tão especiais!
E para garantir um atendimento diferenciado e encantar os clientes, é fundamental a dedicação de toda a equipe. Pensando nisso, reunimos algumas estratégias importantes para você preparar o seu restaurante para as festas de fim de ano e impulsionar suas vendas nestas datas festivas.
1- Ofereça um menu especial e drinks diferenciados
O ideal é investir em um cardápio característico para as datas festivas. As opções tradicionais também podem ser incrementadas com substituições, acréscimos ou “releituras” capazes de surpreender os clientes pela originalidade e experiência gastronômica.
Você também pode manter o estilo de seu restaurante e respeitar a tradição de seu tempero, mas oferecer algum tipo de diferencial. Pode ser, por exemplo, alguma modificação pontual em pratos típicos de seu estabelecimento, ou até mesmo oferecer um pacote em que há a possibilidade de seus clientes optarem por prato de entrada, principal e sobremesa.
Além das bebidas tradicionais como vinho e champanhe, é importante disponibilizar outras opções para garantir a satisfação de todos os públicos. Pessoas jovens tendem a preferir cervejas artesanais e caipirinhas, enquanto os mais velhos drinks clássicos à base de rum ou uísque.
Pense no que mais se encaixa ao estilo e às possibilidades do seu negócio.
2- Fique de olho no estoque e negocie antecipadamente com fornecedores
Com um maior volume de clientes, é preciso que o estoque de seu restaurante esteja preparado para recebê-los. Afinal, pegaria muito mal para a sua imagem se determinado produto divulgado em suas redes não estivesse disponível, concorda? Para facilitar ainda mais esse controle, é interessante trabalhar com reservas de mesa, será mais fácil calcular a quantidade do que você precisa ter em estoque.
Além disso, negocie antecipadamente com os seus fornecedores para saber quais deles terão condições para entregar, em tempo e com qualidade, os produtos que são necessários para seu cardápio.
3- Capacite seus funcionários
O bom atendimento é algo a ser priorizado, independentemente da época do ano. Em datas comemorativas, é preciso estar atento a essa questão, com o objetivo de atrair novos clientes e dar conta do aumento do volume de pessoas em seu estabelecimento. Ao contar com um atendimento profissional, você terá maior chance de fidelizar o público.
Sendo assim, capacite os seus profissionais para que eles possam oferecer qualidade em seu trabalho. Caso haja novas opções em seu menu, faça um mini-workshop previamente para que eles estejam preparados.
Se necessário, não hesite em contratar profissionais temporários para as datas. Empregos sazonais contribuem para que seus colaboradores não fiquem sobrecarregados, além de permitir que todos os seus clientes sejam bem atendidos.
4- Invista na decoração
Além de uma boa alimentação, as pessoas buscam lugares que proporcionem experiência. Proporcionar uma atmosfera mágica e encantadora é essencial para atrair clientes no Natal e Réveillon. Por isso, invista em uma decoração completa para o seu estabelecimento com acessórios como guirlandas, laços de fita, bolas brilhantes e muitas luzes.
Escolha uma gama de cores principais para os enfeites, que podem variar entre vermelho e verde (tons clássicos de Natal) ou combinações mais modernas como azul e prata, verde e dourado ou branco e vermelho. E não se esqueça das peças de mesa: troque as toalhas, capas de cadeira e guardanapos por versões natalinas que combinem com os outros elementos decorativos do ambiente.
5- Divulgue
Em suas redes sociais, além de acrescentar a temática de final de ano em suas capas e avatares, mostre às pessoas tudo o que for oferecer durante esse período. Tenha em mente que a qualidade das fotos dos produtos deve ser alta. Uma pesquisa do Sebrae revelou que para 67% dos consumidores, a qualidade da foto do produto influencia na decisão. Invista em fotos criativas.
Você também pode fazer promoções para seu público engajar com a sua marca. Um bom exemplo é realizar um sorteio no Instagram para degustar o seu menu especial com direito a um acompanhante. Para isso, estabeleça algumas regras como: curtir a imagem da promoção; marcar dois amigos; seguir a página do restaurante.
6- Não se esqueça do delivery
A pandemia de coronavírus alterou o comportamento dos brasileiros. Um deles foi o hábito de pedir delivery. Se o seu estabelecimento oferece delivery, é importante que você ataque pelas duas frentes nas festas de fim de ano: atraia clientes para o salão, mas também disponibilize o delivery para quem preferir. Assim, seu cliente tem mais opções e você alcança mais público.
Em muitas cidades, o volume de pedidos delivery é três vezes maior nos períodos de Natal e Réveillon, afinal, muitas pessoas preferem comemorar no conforto do lar. Confira algumas dicas para o delivery.
Ofereça opção de take away (retirada no local) com ofertas exclusivas
Um estudo realizado pelo Google mostra que a modalidade de compra com retirada no local é uma opção importante para 39% dos consumidores. Desses, 24% planejam usá-la na hora de fechar o pedido. Isso porque eles veem nela a chance de economizar na taxa de entrega e também de evitar filas, tempo de espera e aglomeração nos restaurantes. A compra com retirada no local é uma forma de trazer o público para o seu estabelecimento neste final de ano.
Embalagens diferenciadas
Cada vez mais, os consumidores têm olhado para as embalagens como parte da apresentação final do seu pedido. Inspire-se no Natal e Ano Novo para personalizar suas embalagens com temas de fim de ano, deixando um recadinho desejando Feliz Natal e Ano Novo, e até mesmo um brinde simbólico.
Experiência de compra do cliente
Apesar de ser um ponto de atenção para o ano todo, esse cuidado deve ser redobrado com as festas de final de ano. Segundo pesquisa da Qualibest, 58% das pessoas deixam de comprar no seu delivery se tiverem uma experiência ruim. Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração:
- Não atrasar entregas: Um atraso pode fazer os seus clientes migrarem para a concorrência, por isso organize os processos na cozinha, trace uma estratégia de rotas de entrega e treine sua equipe.
- Evitar erros nos pedidos: Esse é, certamente, um dos maiores motivos de reclamação de clientes. Preste atenção ao que foi pedido.
Investir em um aplicativo próprio
Utilizar aplicativo próprio de delivery pode facilitar todo o processo de entregas, não só nas festas de fim de ano, mas como no ano todo. Isso por que com seu app próprio você:
- Não paga comissões por pedido;
- Automatiza sua operação, sem a necessidade de ter alguém só para atender telefone e responder mensagens no WhatsApp;
- Pode personalizar cupons de desconto;
- Divulga promoções por notificações push, sms marketing, e-mail marketing;
- Tem acesso a base de clientes para traçar estratégias assertivas e ter um meio de contato direto com eles, sem depender de terceiros;
- Tem autonomia para mudar a área de entrega, preços, itens do cardápio, horário e disponibilidade.
Quando se trata de aplicativo próprio, o Delivery Direto é a melhor opção. Somos líder de mercado no desenvolvimento de aplicativo próprio para restaurantes desde 2016. São mais de 3 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Fasano e Grupo Rão. Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar.
Além das vantagens citadas acima, com o app próprio do Delivery Direto você contará com:
- Ferramentas de marketing com divulgação automática;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Programa de fidelidade;
- Relatórios Estratégicos de vendas;
- Melhor experiência de compra do mercado;
- Site e App otimizados para sua loja aparecer nas buscas do Google;
- Design customizável;
- App leve e intuitivo;
- Integração com Pixel do Facebook.
Conclusão
As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade para atrair clientes, aumentar as vendas e ter a oportunidade de fidelização. É importante que você concentre esforços tanto no salão, quanto no delivery para tirar total proveito destas datas e garantir um alcance maior das suas ações.
E para ter seu próprio app de delivery, ou conhecer mais sobre as funcionalidades do Delivery Direto, entre em contato conosco!