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Como a tecnologia vai ajudar seu restaurante no dia dos namorados

por Pedro Ewerton | maio 15, 2023 | Artigos populares, Geral, Tendências de mercado | 0 Comentários

tecnologia restaurante namorados

Menos de um mês para o dia dos namorados. Hora de se preparar! Quer vender mais nesta data? Confira como a tecnologia pode ajudar seu restaurante nesta missão!

A data mais importante do ano para restaurantes

O dia dos namorados é a data comemorativa mais importante do ano para restaurantes. Em 2022, uma pesquisa da Abrasel revelou que o faturamento previsto para o ano era de 30% a 40% superior ao de 2021. O que indica que 2023 tem potencial para ser ainda melhor. E você não vai perder essa oportunidade, certo? 

Além de pontos básicos que você deve se atentar, como:

  • Oferecer um menu especial;
  • Ter um ambiente decorado com a temática da data;
  • Treinar sua equipe;
  • Manter um estoque organizado;
  • Realizar ações promocionais;
  • Divulgar as ações e promoções;
  • Investir em anúncios pagos;
  • Disponibilizar opção de reserva;
  • Investir no delivery

Neste artigo vamos mostrar como a tecnologia pode ajudar ainda mais.

Como a tecnologia vai ajudar seu restaurante no dia dos namorados

Até o começo de 2020, muitos dos pequenos negócios de alimentação operavam com o mínimo de tecnologia possível, baseados em feeling e controlando sua operação com anotações manuais. 

Hoje, o cenário mudou. Seja no atendimento aos clientes ou no gerenciamento do negócio, as tecnologias vieram para ajudar a melhorar os resultados, automatizando processos e gerando economia de tempo e dinheiro.

E ao contrário do que a maioria pensa, elas não são exclusividade das grandes redes. Atualmente estão acessíveis para pequenos e médios empreendedores.

Antes de falar quais tecnologias vão te ajudar neste dia dos namorados, vamos explicar um pouco sobre os benefícios de investir em algumas soluções de forma geral:

  • Melhoria da eficiência operacional, já que a tecnologia automatiza tarefas manuais, como a gestão de estoque e a elaboração de relatórios financeiros;
  • Tecnologias bem utilizadas ajudam a maximizar a receita e os lucros, já que oferecem um maior controle do fluxo de caixa, diminuindo o risco de “quebras” e possibilitando investimentos mais conscientes;
  • Tomada de decisão mais assertiva: As soluções tecnológicas armazenam uma quantidade enorme de dados, que podem ser utilizadas para gerar relatórios;
  • Atrai mais clientes: Conforme você aumenta a eficiência operacional, otimiza tempo e recursos, maximiza os lucros e toma decisões mais assertivas, seu negócio funciona melhor. Assim, torna-se mais simples oferecer comida boa e um serviço de qualidade.

Agora, vamos às principais tecnologias que você deve investir para te ajudar neste dia dos namorados.

1- PDV 

tecnologia restaurante dia namoradosPDV (Ponto de Venda) é um sistema eletrônico que permite que um restaurante processe pagamentos e gerencie outras transações financeiras, como fechamento de caixa e relatórios de vendas. O PDV é composto por um software e hardware, que geralmente inclui um computador, monitor, scanner de código de barras, impressora de recibos e leitor de cartões, e é importante para restaurantes por várias razões:

  • Agilidade no atendimento: Com um PDV, os pedidos podem ser registrados rapidamente e de maneira precisa, assim como os pagamentos,  reduzindo o tempo de espera;
  • Controle financeiro: O PDV permite que os restaurantes rastreiem suas vendas diárias, semanais e mensais, além de fornecer relatórios detalhados;
  • Gerenciamento de estoque: Um sistema PDV pode ser integrado com o gerenciamento de estoque do restaurante, permitindo que os proprietários monitorem o estoque em tempo real. 

Toda a tecnologia que agilize o atendimento é uma poderosa aliada para um dia tão movimentado como o 12 de junho. 

2-Totem de autoatendimento

O totem de autoatendimento é uma tecnologia que permite aos clientes fazerem seus próprios pedidos em um restaurante, sem a necessidade de interagir diretamente com um atendente. É possível navegar pelo menu, escolher os pratos e bebidas e fazer o pagamento.

Como os clientes podem fazer seus próprios pedidos, o tempo de espera na fila é reduzido, permitindo que mais clientes sejam atendidos em menos tempo. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação, especialmente em horários de pico, quando as filas podem ser mais longas, principalmente por ser uma data tão movimentada como o dia dos namorados. 

O totem de autoatendimento ainda ajuda a reduzir erros no pedidos, já que são enviados direto para cozinha e ainda podem ser programados para oferecer sugestões de vendas adicionais, como sobremesas ou bebidas, aumentando o ticket médio.

3-Cardápio digital por Qr Code interativo

Assim como o totem de autoatendimento, o cardápio digital por QR Code interativo veio para revolucionar a experiência de compra do cliente e agilizar o atendimento. 

É uma forma de disponibilizar o menu do restaurante através de um código QR que pode ser escaneado pelos clientes utilizando seus smartphones. Uma vez escaneado, eles são redirecionados para um site que apresenta o cardápio e poderão fazer o pedido e o pagamento sem a necessidade do garçom. 

Essa tecnologia ajuda a reduzir custos operacionais e de erros de anotações manuais, além de melhorar a experiência de compra e possibilitar a coleta de dados –  como pratos mais pedidos, receita do dia, horário de maior movimento, entre outros – para auxiliar a traçar estratégias assertivas para seu negócio. 

Imagine seu restaurante lotado no dia dos namorados, não seria ótimo contar com essa solução para agilizar seu atendimento e não correr risco de errar pedidos?

4- KDS

Um Kitchen Display System (KDS) é um sistema de exibição de pedidos de cozinha em uma tela de TV que substitui os tradicionais pedidos de papel, agilizando o atendimento e melhorando a comunicação entre salão e cozinha. Algumas outras vantagens em ter um KDS são:

  • Melhora a eficiência, já que os pedidos são exibidos instantaneamente na tela;
  • Reduz erros de anotações manuais;
  • Aumenta a produtividade, já que com os pedidos organizados, a produção fica mais rápida, diminuindo também o tempo de espera dos pedidos;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Maior organização.

Seria de grande ajuda em um data tão movimentada como o dia dos namorados, não?

5-Plataforma própria de delivery (site e aplicativo)

Você não pode esquecer do delivery neste dia dos namorados. É a data que mais saem pedidos no ANO, já que muitos casais preferem a comodidade de estar em casa.

E uma plataforma própria de delivery, composta por site e aplicativo, é a tecnologia que você precisa para facilitar todo o processo de pedidos e entrega do seu restaurante nesta data. 

É um canal de vendas totalmente personalizado com sua marca e sua identidade visual, com um sistema de gestão completo para você administrar e organizar sua operação de delivery. O cliente baixa seu aplicativo próprio para fazer o pedido com total autonomia, ou acessa pelo web site.

Algumas vantagens:

  • Automatização da operação: a plataforma permite receber um grande volume de pedidos de uma vez, assim você não tem problema com linhas ocupadas e inúmeras mensagens no WhatsApp esperando por resposta;
  • Você reduz os custos operacionais e evita prejuízos financeiros por erro de anotação manual;
  • Economia com comissões: você não paga comissão por pedido;
  • Pode personalizar cupons de desconto para o dia dos namorados;
  • Divulga promoções por email, sms ou notificações push;
  • Tem acesso às informações dos clientes para traçar estratégias assertivas;
  • Tem autonomia para mudar a área de entrega, preços, itens do cardápio, horário e disponibilidade.

Conclusão

A tecnologia é uma ferramenta valiosa para  o restaurante que busca aprimorar sua eficiência operacional, reduzir erros, aumentar a receita e melhorar a experiência do cliente. Ao utilizar tecnologias, é possível automatizar tarefas manuais, aumentar a precisão das informações, permitir a personalização da experiência do cliente e oferecer mais conveniência.

Além disso, a tecnologia também pode fornecer dados valiosos para análises e insights, permitindo tomada de decisões mais informadas. Em um mercado altamente competitivo, sua utilização pode ser um fator determinante para o sucesso de um restaurante.

O Delivery Direto

Se você se interessou em uma plataforma própria de delivery e cardápio digital interativo por QR Code, o Delivery Direto é sua melhor opção!

Desenvolvemos site e aplicativo próprio de delivery e estamos no mercado desde 2016. Fazemos parte do grupo Locaweb e nascemos com o propósito de, através da tecnologia, ajudar o dono do restaurante a focar no que ele faz de melhor, que é encantar os clientes com a sua comida e atendimento.

Temos 3 planos para atender qualquer tipo e tamanho de restaurante. Confira algumas funcionalidades abaixo que podem te ajudar e muito neste dia dos namorados!

  • Ferramentas de marketing com divulgação automática;
  • Inteligência artificial para recomendação de produtos;
  • Programa de fidelidade;
  • Gestão de Redes Sociais;
  • Relatórios Estratégicos de vendas;
  • Melhor experiência de compra do mercado;
  • Site e App otimizados para sua loja aparecer nas buscas do Google;
  • Cardápio Digital por QR Code (Pedidos de Mesa)
  • Integração com Pixel do Facebook.
  • E muito mais.

São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Bobs, Padoca Vegan e Grupo Rão. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

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