Como conseguir fornecedores de alimentos

Como conseguir fornecedores de alimentos

Os fornecedores de alimentos são determinantes para a qualidade final do produto. Um fornecedor de qualidade pode fazer toda a diferença na hora de atestar a satisfação do cliente.

Apesar dessa inegável importância, pode ser complicado achar um bom fornecedor para seus pratos. Se você fizer uma pesquisa irresponsável, pode acabar no prejuízo com o público.

Mas não fique assustado! Não é tão difícil assim encontrar bons fornecedores de alimentos. Vamos te guiar nessa jornada com as nossas orientações a seguir. Fique de olho!

Conheça as diferentes formas de contato

Conseguir fornecedores de alimentos pode ser uma tarefa quase impossível se você não tem os contatos ideais para o seu restaurante. É por isso que você deve conhecer diferentes canais de comunicação com as fontes. Assim, você pode tentar uma parceria por meio de vários deles.

Observe algumas formas de contato interessantes:

  • Fabricantes: ir direto ao fabricante pode ser uma boa ideia se você possui um restaurante específico, como restaurantes japoneses. Você ainda poderá ter mais oportunidades de negociar, pois alguns preços ainda não estão fechados.
  • Feiras: essa é uma boa pedida para quem quer encontrar fornecedores de alimentos. Você pode ir a uma feira local ou uma feira mais famosa. Cuidado apenas no momento de pesquisar por preços.
  • Mercados fixos: existem algumas localidades, principalmente em cidades grandes, que são conhecidas como polos de comércio de alimentos. Essa também é uma tendência conhecida no mercado de roupas. Considere se distanciar do seu estabelecimento e conhecer mais sobre esses lugares.

Viu como esses pontos de venda podem ser úteis na localização de bons fornecedores de alimentos? Não deixe de testar todas as opções.

Procure em catálogos

Os catálogos são famosos, tanto na internet quanto na vida real. Você pode começar a sua busca por meio de um deles. Assim, você pode ter uma fonte segura para o seu fornecimento, uma vez que os anúncios são baseados em fornecedores de qualidade incontestável.

Só não se esqueça de olhar a data de publicação do catálogo que você escolher. Existem empresas que disponibilizam periodicamente um catálogo para encontrar parcerias promissoras. Você deve ter certeza de que essa é a seleção atualizada.

Olhe para a concorrência

Uma das dicas mais importantes está relacionada à concorrência. Muitos donos de restaurantes, entretanto, não olham para estabelecimentos concorrentes na hora de achar fornecedores de alimentos.

Esse é um erro comum, mas fatal para o sucesso dos pratos. Você não pode deixar de analisar o concorrente, principalmente para saber onde não procurar por fontes de ingredientes.

Imagine a seguinte situação: você trabalha em um restaurante de massas e precisa escolher bons fornecedores para começar a engajar em mais vendas. o seu concorrente é conhecido pela má qualidade dos alimentos, mas obtém sucesso considerável pelo preço.

Você deve se perguntar se é isso que você quer para o restaurante, ou se você pretende se destacar por qualidade mesmo. Se a resposta for a segunda, você deve pesquisar o fornecedor do concorrente para não considerá-lo.  

Considere lojas atacadistas

Por fim, você ainda pode considerar supermercados atacadistas. Esse é um ramo cada vez mais crescente no país. Grande parte dos restaurantes possuem esses estabelecimentos como fornecedores de alimentos.

De fato, essa é uma escolha de sucesso. As lojas atacadistas mantêm preços baixos e grandes vantagens na compra de alimentos exatamente para atrair restaurantes.

Se você está em uma cidade grande, é provável que você encontre uma variedade de mercados atacadistas. Basta pesquisar preços e condições de venda para escolher o seu favorito.  

Não se esqueça de analisar a qualidade dos alimentos. Muitas pessoas pensam que a qualidade é a mesma em todos os mercados atacadistas da cidade. É claro que isso não é verdadeiro, e você deve estar atento a esse elemento.

Dê prioridade a alguns elementos

Na hora de achar fornecedores de alimentos que tragam resultados, você não pode deixar de considerar alguns elementos essenciais de um bom contrato. Vamos checar alguns deles para que você não cometa erros:

  • Preço: o preço é, de longe, um dos elementos mais importantes de uma parceria com fornecedores de alimentos. Você deve estar atento à relação entre valor e qualidade do produto. Não precisa optar pelo fornecimento mais caro, mas desconfie de preços muito abaixo da média.
  • Acessibilidade do fornecedor: um bom fornecedor deve estar sempre à disposição para atendimentos. Essa é uma qualidade procurada por muitos estabelecimentos, e você não pode abrir mão dela.
  • Localização: se a fonte do produto for muito distante do seu estabelecimento, você terá alguns problemas. Podem ser cobradas taxas adicionais para transporte dos alimentos, sem contar eventuais atrasos. Se possível, os fornecedores de alimentos devem estar próximos de você.

Basicamente, esses são os pilares de um bom fornecedor: o preço na média, a acessibilidade das fontes e a localização dos produtos. Se você conseguir fornecedores de alimentos que atendam a essas demandas, seu restaurante com certeza fará sucesso.

Viu como é simples achar fornecedores de alimentos de qualidade? Você só precisa seguir esses passos. Não se esqueça de comentar abaixo e nos contar sobre a sua situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *