A história
A história da Padoca Vegan, localizada em São Paulo, se deu início em abril de 2017, em um evento gastronômico promovido por Renata Altheman e Denise Consolmagno, amigas de infância e também sócias do hostel em que o evento foi sediado.
Renata relata que a ideia de negócio surgiu em uma manhã em que as sócias queriam desfrutar de um bom café da manhã em uma padaria, mas tiveram dificuldade em encontrar opções veganas nos cardápios. Como sempre gostaram de cozinhar, tiveram a ideia de promover uma semana inteira de evento de padaria vegana, recebendo o nome de Padoca Vegan.
“A Padoca surgiu dentro do hostel. Nós fazíamos muitos eventos gastronômicos lá, porque ele depende da movimentação de pessoas para sobreviver. Como sempre gostamos de cozinhar, eu e a De somos de família italiana, promovemos uma semana inteira de Padoca Vegan. O evento foi um sucesso, nos reunimos na semana seguinte e discutimos sobre a possibilidade de virar negócio, já que não havia nada parecido em São Paulo e o nicho de público é grande!”
Durante um bom período, a Padoca Vegan funcionou apenas aos finais de semana. Tempos depois, após uma grande reforma na cozinha do hostel e compra de novos equipamentos, no começo de 2018 a operação passou a funcionar também durante a semana.
A operação de delivery
Antes da pandemia, a Padoca Vegan já era cadastrada em aplicativos marketplaces, no entanto, o foco era muito mais voltado para o salão.
“Com a pandemia tivemos que tomar várias decisões. Adaptamos cardápio, buscamos embalagens adequadas. E ao focar no delivery, percebemos que era necessário buscar uma alternativa às altas taxas cobradas pelos marketplaces e também aos pedidos feitos por telefone e WhatsApp, já que não queríamos migrar eles para o marketplace por conta das comissões”
Foi então que em abril de 2020, as proprietárias da Padoca Vegan contrataram o Delivery Direto, empresa desenvolvedora de aplicativo próprio de delivery.
O Delivery Direto
Renata explica que como reduziram o quadro de funcionários na pandemia, o Delivery Direto foi fundamental, já que migrando pedidos para sua plataforma própria, não é necessário ter uma pessoa só para responder as mensagens de WhatsApp e anotar pedidos de telefone manualmente.
Ainda sobre marketplaces, a empreendedora complementa: “No Delivery Direto conseguimos ter um controle maior sobre a experiência do usuário. No marketplace é difícil ficar gerenciando a intermediação, é um processo muito engessado. E acaba que a experiência do cliente também não fica legal. Por isso direcionamos para o app próprio, os clientes percebem o quão mais fácil e vantajoso é pedir por lá. Com o Delivery Direto entramos em contato diretamente com o cliente e resolvemos qualquer situação de forma rápida e com maior controle.”
Roman Rauch, gerente da Padoca Vegan, traz um ponto importante sobre gestão de área de entrega. “Os marketplaces ficam diminuindo nossa área de entrega, mas com o Delivery Direto, nós é que personalizamos a área onde queremos entregar. Nosso raio hoje é de 20km, atingimos bem mais pessoas. E pelo mapa de calor, podemos saber quem tentou pedir e não conseguiu e adaptamos conforme a área de entrega.”
O gerente ainda cita uma das maiores vantagens do Delivery Direto em seu ponto de vista: o fato de conseguirem personalizar a loja no app e adaptar de acordo com o tipo de restaurante, produtos, clientes, necessidades e sem as restrições dos marketplaces, como por exemplo a possibilidade de agendamento de pedidos com maior prazo de antecedência.
Os resultados
Entre abril de 2020 e julho de 2021, houve um aumento de 346,39% nas vendas da Padoca Vegan. Atualmente, cerca de 55% dos pedidos são realizados diretamente pelo aplicativo próprio. “Nos finais de semana nós ainda vendemos muito mais pelo Delivery Direto do que marketplaces, e isso é ótimo, porque é quando sai a maioria dos pedidos!”, pontua Renata.
A padaria também registrou uma recorrência de pedidos de aproximadamente 73%, mostrando que a combinação entre a qualidade dos produtos, um bom atendimento e estratégias de fidelização são essenciais para o sucesso.
Altheman ainda destaca: “Temos clientes com 86 pedidos. Ano passado os clientes que mais compraram com a gente receberam um panetone no Natal. O aplicativo próprio aproxima o negócio dos clientes, alguns até viraram amigos.”
Há dois anos a padaria já contava com sistema de ponto de venda, a ConnectPlug, também uma unidade de negócios da Locaweb e parceira do Delivery Direto. Com o sistema de gestão, a empresa passou a integrar seus processos internos ao aplicativo próprio, criando sinergia entre todas as áreas. “Essa integração facilitou muito pra gente, a economia de tempo, a redução de erros, evitar retrabalho. É bem mais prático não ter que passar as informações do app próprio para o PDV manualmente”, sinaliza Renata.
A mensagem
A empreendedora finaliza com uma mensagem aos donos de negócios: “Venda um produto que você compraria, mas escute os seus clientes, porque nem sempre o que você gosta é o que a maioria vai gostar Fique atento aos números, a motivação e acreditar naquilo que você faz é importante, porém se você só tomar decisões baseadas em sentimento, nem sempre vai dar certo. Essa combinação é essencial.”
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Só em 2020, geramos mais de R$36 milhões de economia para os restaurantes! Nosso app é focado em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente. Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.
Muito bom! O mercado de delivery ainda tem muito a nos oferecer, mas está ficando sem espaço para amadores.