O maior evento esportivo do mundo está chegando, do dia 20 de novembro a 18 de dezembro: A Copa de 2022 no Qatar. Como de costume, os brasileiros vão reunir a família e os amigos para o ritual de assistir aos jogos, seja no restaurante, ou em casa pedindo um delivery. Se você tem um restaurante ou bar e quer aproveitar o evento para atrair clientes, precisa se preparar desde já para vender muito na Copa! Confira como no artigo.
Porque preparar seu restaurante para a Copa
A 22ª edição da Copa da Fifa estava programada para acontecer entre os meses de junho e julho, como é realizada tradicionalmente para acompanhar o verão do hemisfério norte.
Porém, com as incertezas sobre uma nova onda de casos de Covid-19, o evento foi adiado para novembro. Com isso, pela primeira vez donos de restaurante terão a oportunidade de preparar seus estabelecimentos para uma Copa durante a primavera do hemisfério sul – ou seja, um clima perfeito – e ainda poderão aumentar os lucros após os grandes prejuízos provocados pela pandemia.
Segundo a Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022, mais de 90% dos brasileiros pretendem assistir aos jogos na companhia de familiares e amigos. O estudo também revela que, comparando com os números de 2018, subiu de 13 para 20% o número de pessoas que declararam intenção de acompanhar as partidas em bares e restaurantes.
É chance de atrair um público maior para aproveitar os jogos no salão, ou até mesmo aumentar o volume de pedidos no delivery e usar estratégias para fidelizar esses clientes para quando a copa acabar. Para atingir esse objetivo, um bom planejamento pode fazer toda a diferença. Veja como preparar seu restaurante para vender muito na copa de 2022!
Como preparar seu restaurante para vender muito na Copa
Caso seu bar ou restaurante ainda não tenha começado o planejamento para atrair clientes, é bom se apressar! Uma execução perfeita, que atraia e conquiste os torcedores, depende de boas estratégias, desde ações diferenciadas para despertar o interesse do consumidor, à organização da equipe interna e a possibilidade de contratar equipamentos para a transmissão das partidas.
O objetivo é oferecer a melhor experiência durante os dias dos jogos para que esses clientes voltem sempre ao seu estabelecimento. Por isso:
1. Fique de olho nos horários dos jogos
É importante que você esteja atento às datas e horários em que vão ser disputados os jogos da copa do mundo. Aqui no Brasil, as partidas no Qatar serão transmitidas às 7h, 12h, 13h e 16h, portanto fora do horário habitual de funcionamento de muitos bares, ou mesmo no horário de almoço dos restaurantes.
Isso quer dizer que, se o estabelecimento pretende focar na Copa, será necessário adequar a operação e, dependendo, até modificar o horário de funcionamento do seu restaurante e as escalas de trabalho dos funcionários. Talvez seja válido até contratar temporários para a demanda extra.
2. Pense no menu
O segredo para criar um menu efetivo, e aumentar as vendas na copa do mundo, é apostar em pratos que possam ser consumidos facilmente e que deixem o cliente mais à vontade para comer, ou seja, aperitivos, canapés e porções. Investir nas bebidas e drinks também é fundamental. Que tal um drink com as cores verde e amarela?
Além disso, para entrar mais ainda no clima da copa, você pode apostar na venda de comidas típicas do Qatar e surpreender os clientes.
3. Foque na qualidade das transmissões
O maior ponto de atenção, será na qualidade da transmissão dos jogos. Para oferecer a melhor experiência para os amantes de futebol é preciso instalar televisores, telões e equipamentos de som que permitam acompanhar aos jogos sem dificuldades para ver ou ouvir.
É importante testar a visibilidade desses equipamentos no seu estabelecimento e se perguntar quantos televisores/telões são necessários para que as pessoas possam enxergar bem o jogo de todos os cantos do restaurante ou bar e de qual tamanho elas devem ser.
No dia dos jogos, faça testes e certifique-se de que todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente.
4. Personalize a decoração
Tão importante quanto planejar ações e promoções, é investir em uma criativa decoração para a copa do mundo. Afinal, é preciso que os clientes consigam sentir o “clima”, ao entrar no seu estabelecimento.
Para decorar o ambiente é necessário pensar no tipo de público que frequenta o local. No caso de um restaurante que recebe mais jovens, uma decoração mais ofuscante funciona melhor, como por exemplo:
- Utilizar toalhas de mesa e bexigas verdes e amarelas;
- Investir em elementos e decorações relacionadas ao futebol como, miniaturas de chuteiras, apitos, bolas, bandeiras e bonecos de jogadores.
Já se for um estabelecimento que recebe outro tipo de público, dá para pensar em uma decoração mais clássica e discreta, como as bandeirinhas dos países participantes da Copa.
Se o seu restaurante possui um espaço para a espera dos clientes enquanto desocupa uma mesa, você pode apostar em uma decoração bem especial para este cantinho, como investir em almofadas com as cores verde e amarelo e em faixas de tecido penduradas no teto, para um visual mais sofisticado para este ambiente.
5. Faça Promoções
As ações e promoções que você cria para a copa do mundo no seu restaurante ou bar são extremamente importantes para atrair e fidelizar os clientes durante toda a competição e fazer você vender muito mais. Confira algumas dicas de promoções para fazer:
- Combos de chopp e porções para consumir durante os jogos;
- Criar cupons de fidelidade que dão desconto em itens para cada jogo que o cliente assistir;
- Oferecer desconto nos chopps ou demais bebidas até o fim do jogo, ou cobrar um valor único para que os clientes possam beber durante toda a partida;
- Descontos para grupos durante os jogos;
- Promoções baseadas nos resultados das partidas;
- Porções em tamanho família a um preço especial;
- Dar desconto para quem estiver com a camisa da Seleção;
- Brinde para quem reservar mesa com antecedência.
Dependendo do conceito do seu bar/restaurante e do público que o frequentar durante os jogos, você pode acabar tendo outras ideias. O importante é usar a criatividade para receber bem seus clientes e tornar a Copa do Mundo no seu bar/ restaurante um evento memorável.
6. Invista no Marketing
Para que seu restaurante venda muito mais nesta copa, é preciso divulgar os diferenciais e atrativos do seu negócio. Você tem uma gama de opções para isso, começando pelas próprias redes sociais do estabelecimento.
Faça publicações com antecedência, para que os clientes possam se programar. A dica é apostar em posts voltados para a interação com os clientes, como stories com enquetes, seja sobre os jogos ou assuntos relacionados ao seu restaurante, lives e sorteios de brindes ou descontos. Além disso, você pode investir em anúncios pagos, para que outras pessoas que ainda não frequentam seu bar ou restaurante possam conhecê-lo.
7. Use Cardápio digital por QR Code
Provavelmente, se seu restaurante/bar for receber grupos de pessoas, a demanda vai aumentar. Imagine a cena: o seu restaurante cheio de torcedores querendo fazer pedido e não encontrando o garçom em meio a tanta gente, ou pior, o torcedor perder um lance importante porque o garçom estava anotando o pedido depois da hora em que foi solicitado.
Para facilitar a rapidez no atendimento e melhorar a experiência de compra do cliente, que tal utilizar cardápio digital interativo por QR Code?
Você disponibiliza um QR Code que fica na mesa do seu estabelecimento. O cliente aponta a câmera do celular e acessa o link, sendo direcionado para um cardápio virtual, onde pode fazer todo o processo de pedidos sozinho, sem o garçom. Seu pedido é enviado diretamente para a cozinha!
Assim você:
- Automatiza e agiliza o processo de atendimento;
- Pode atualizar o cardápio em tempo real;
- Diminui erros nos pedidos;
- Reduz custos operacionais, já que vai necessitar de menos garçons.
8. Não esqueça do Delivery
A Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 revelou que 54% dos interessados na Copa pretendem comprar algum alimento para consumir, 32% devem comprar bebida alcoólica e 30% planejam pedir delivery. Por isso, pensando neste público, é necessário traçar estratégias para essa modalidade de venda para não perder a chance de lucrar com esse canal. Veja as dicas para delivery a seguir:
8.1 Ofereça opção de take away (retirada no local) com ofertas exclusivas
Um estudo realizado pelo Google mostra que a modalidade de compra com retirada no local é uma opção importante para 39% dos consumidores. Isso porque eles veem nela a chance de economizar na taxa de entrega e também de evitar filas ou locais cheios.
8.2 Embalagens diferenciadas
Cada vez mais, os consumidores têm olhado para as embalagens como parte da apresentação final do seu pedido. Inspire-se na Copa para personalizar suas embalagens.
8.3 Experiência de compra do cliente
Apesar de ser um ponto de atenção para o ano todo, esse cuidado deve ser redobrado na Copa. Por isso, nada de atrasar entregas ou cometer erros nos pedidos.
8.4 Aposte em uma plataforma própria de delivery
Apesar do crescimento de delivery pelo WhatsApp, depender somente deste canal para receber seus pedidos, não é uma solução eficiente para o restaurante. Ainda que auxilie na demanda, assim como o telefone, se torna necessário anotar tudo manualmente e repassar para a cozinha. Portanto, em horários de alta demanda como na dos jogos, isso pode significar: erro na anotação de pedidos; perda de vendas; clientes insatisfeitos com a demora.
Dessa forma, é essencial que você automatize o recebimento de pedidos do seu delivery! E a melhor forma de fazer isso, é ter seu site e app próprio de delivery. Já que você não paga taxa por pedido e conta com diversas ferramentas de marketing e promoções e também de fidelização.
Fidelize os clientes do seu restaurante no pós copa
Suas promoções podem atrair um volume considerável de novos clientes, além daqueles que você já possui. Essa é uma ótima chance para fidelizar esses novos consumidores e fazer com que eles passem a frequentar seu estabelecimento, ou consumir via delivery, mesmo depois do fim da Copa.
Por isso, além de prestar um excelente atendimento e proporcionar uma boa comida:
- Pegue as informações de contato dos clientes para enviar novas promoções;
- Utilize programa de fidelidade;
- Forneça cupons de desconto para consumo pós copa.
Sobre o Delivery Direto
E quando se trata de plataforma própria de delivery e cardápio digital por QR Code, o Delivery Direto é a melhor opção. Somos líder de mercado desde 2016. São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Padoca Vegan e Grupo Rão.
Veja algumas de nossas funcionalidades que vão ajudar seu restaurante e delivery a lucrar muito nesta Copa do Mundo e ainda fidelizar os novos clientes:
- Migração de pedidos de WhatsApp e Redes Sociais;
- Gestão de cardápio em tempo real;
- Agendamento de pedidos;
- Pedidos de mesa (Cardápio QR Code);
- Pesquisa de Satisfação automática;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Opção de retirada na loja (take away);
- Programa de fidelidade;
- Divulgação automática por e-mail e notificações push;
- Cupons de desconto personalizáveis;
- Acesso a base de dados dos clientes;
- Painel de relatórios de venda com período personalizável;
- E muito mais!
Conclusão
Preparar o restaurante para a Copa do Mundo é uma forma divertida de cativar seu público, desde os clientes que já frequentam seu estabelecimento até novos que podem acabar voltando em outras datas.
Essa pode ser uma oportunidade incrível de aumentar seu faturamento e fidelizar clientes. Assim, com planejamento e ideias criativas, esse período pode ser um verdadeiro sucesso para seu empreendimento.
E não se esqueça de um planejamento para o delivery! Para ter seu próprio site e app de delivery, ou conhecer mais sobre as funcionalidades entre em contato conosco.