Os cupons de desconto estão entre as estratégias mais conhecidas para atrair novos clientes. Entretanto, eles também são capazes de atuar na fidelização. Você apenas precisará seguir as orientações corretas.
Existem vários tipos de cupons de desconto que você pode usar. Seus efeitos no público podem ser variados. Por isso, é importante fazer a escolha ideal se o seu objetivo é fidelizar clientes.
Mas como exatamente os cupons atuam na fidelização? Como você pode usá-los para esse fim? É o que vamos entender aqui. Para te ajudar, separamos uma série de meios de fidelizar pelos cupons. Fique atento!
Entender o que os clientes querem
Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma empresa é dar voz aos clientes. E quando eles buscam por condições especiais, sempre é necessário ter uma forma de entender o que esperam.
É muito importante ter meios de oferecer o necessário para melhorar o relacionamento com o consumidor. Dessa forma ele vai desejar estar perto do seu negócio com mais frequência. E muitas vezes o oferecimento de boas oportunidades para os clientes é o diferencial que eles buscam.
Mas não adianta oferecer cupons genéricos, que não conversem com cada cliente. É claro que é impossível confeccionar um cupom único para cada um deles, mas é muito fácil fazê-los sentir que determinada oferta é especial. Um bom exemplo são os cupons de aniversário, como os disponíveis na plataforma do Delivery Direto. Com eles, o cliente sente que o cupom é um presente pensado especialmente para ele e não uma tentativa de fazê-lo comprar.
Confiança do cliente
Mostrar que você pensa no bem-estar de seus clientes é sempre uma boa. Eles gostam de saber que você está se preocupando em oferecer o que eles buscam. Os clientes gostam de fazer bons negócios e isso faz com que eles confiem na marca que abre espaço para essa possibilidade.
O cupom de desconto mostra para o cliente que o restaurante tem um comprometimento com ele. Ao receber um presente pensado especialmente para a necessidade dele, o cliente nota a preocupação que o restaurante está tendo em agradá-lo. Pense, por exemplo, num cupom que dê ao cliente um brinde no dia do seu aniversário. Essa oportunidade é justamente um presente que vem numa boa hora.
Variedade de cupom de desconto
Os cupons podem te ajudar se você escolher o tipo adequado de desconto para o seu serviço. Não adianta sair investindo em vários cupons e achar que isso trará sucesso.
Para que você faça uma escolha consciente, vamos conhecer mais sobre os tipos de cupons que você pode oferecer.
- Cupons regulares: esses são aqueles cupons fornecidos como “surpresas” em determinadas épocas do ano. O restaurante não possui exatamente uma justificativa para oferecer o desconto.
- Cupons de aniversário: esses descontos são fornecidos em datas especiais para o cliente. Geralmente, os restaurantes escolhem os aniversários para dar um presente ao consumidor. Essa é uma das melhores maneiras de fidelizar, pois o cliente se sentirá importante.
- Cupons comemorativos: as datas comemorativas são excelentes para a distribuição de cupons. Você pode apostar em datas mais amplas, como o Natal, ou em datas exclusivas do comércio, como a Black Friday.
Cada uma dessas categorias pode impactar a fidelização de uma forma diferente. Você só tem que descobrir qual delas funciona para o seu modelo de negócio.
Se o seu restaurante costuma receber comemorações de aniversário, por exemplo, os seus cupons de desconto ideais são os do segundo tipo. Se esse não é o caso, por que não investir no primeiro?
Contato online
Os cupons de desconto podem ajudar da fidelização por uma simples razão: quando o restaurante fornece ofertas, o cliente precisa ficar de olho nas plataformas da marca.
Geralmente, é por meio dos e-mails e redes sociais que os descontos são anunciados. Mesmo sem saber, o cliente está se fidelizando ao checar a página do seu restaurante periodicamente.
Dica: invista na divulgação por e-mail
É mais fácil fidelizar o cliente quando você fornece cupons pela internet. Dessa maneira, ele terá um acesso mais fácil ao conteúdo da mensagem e não precisará sair de casa para conseguir o desconto.
Os e-mails são excelentes opções para quem quer chamar a atenção do público. Afinal, a maioria das pessoas abre e-mails constantemente, inclusive por questões de trabalho.
Achar cupons de desconto em meio às obrigações pode até tornar o dia de seu cliente mais leve. É uma excelente oportunidade de investimento. Além disso, você cria uma ideia de compra no cliente, sem que ele necessariamente já estivesse considerando uma compra anteriormente.
Compartilhamento dos descontos vs. descontos por CPF
A fidelização de clientes ocorre graças às possibilidades de moldar o seu desconto. Você pode fornecer cupons genéricos ou individuais por meio de nossa plataforma. Aqui, você escolhe o modelo do cupom!
Quando o restaurante fornece cupons, há a vantagem do compartilhamento dos descontos. Todos possuem um amigo próximo para compartilhar a mensagem, certo?
Ao investir nos cupons de desconto individuais, você faz com que o cliente se sinta importante. Essa sensação de exclusividade é uma das melhores táticas de fidelização.
Investindo nessas técnicas, você estará um passo à frente da concorrência e conseguirá fidelizar com mais facilidade. Basta definir se você quer fornecer cupons de desconto compartilhados ou individuais.
Variedade de categorias
Ao fornecer cupons de desconto, você deve estar atento às categorias. Essa estratégia é melhor do que fornecer um cupom para todo o site se você quer fidelizar os clientes.
Quando você oferece descontos por categoria, o cliente se sentirá atendido de maneira mais pessoal. Esse é quase o mesmo princípio dos cupons individuais, que valorizam a relação com o consumidor.
Você deve fazer uma pesquisa para definir a categoria do desconto. Você pode, por exemplo, verificar qual é a categoria de mais sucesso no momento ou qual é o prato mais clicado do cardápio.
Programas de fidelidade
Por meio dos cupons de desconto, você poderá investir em um programa de fidelidade. A técnica de fornecer descontos se torna mais ampla e mais prolongada com um programa bem estruturado.
Esse último tópico é também o mais eficiente para investir em fidelização. Os programas de fidelidade são cumulativos e podem conter cupons de diversos tipos: por porcentagem de desconto, por prato do menu, entre outros.
Conclusão
Os cupons de desconto são uma forma excelente de aumentar o interesse dos clientes em continuar comprando de você. Com boas condições, eles podem ser incentivados, até mesmo, a concluir uma compra que não tinham planejado. Assim, mesmo com uma margem de lucro menor com os descontos, você consegue compensá-la com o aumento da recorrência de seus clientes.
Além disso, se você tiver uma plataforma de vendas online com melhor custo-benefício, fica ainda mais interessante oferecer promoções aos clientes, porque poderá valorizar mais o seu produto e manter uma melhor relação entre preço e promoção.
E então? Já sabe em quais cupons de desconto investir? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias!