Mais um ano se inicia, e se você ainda não traçou as metas do seu negócio para 2022, a hora é agora! Confira neste artigo, quais são as metas mais comuns para os restaurantes delivery, por que elas devem ser levadas em consideração e como fazer para alcançá-las.
Por que traçar metas?
Em uma economia intensa e com constantes mudanças como a que vivemos nos dias de hoje, é necessário que todo o dono de bar ou restaurante esteja sempre aberto para renovação e inovações, para não ficar para trás da concorrência e ainda atingir o sucesso. Por isso, traçar metas para seu negócio é fundamental. Afinal, você vai saber onde quer chegar e quais são os passos até conquistar o objetivo.
As metas são essenciais para:
- Vencer a concorrência;
- Ganhar clientes;
- Aumentar a lucratividade;
- Reajustar o modelo de negócio constantemente.
Como planejar metas para seu restaurante delivery?
Fazer um planejamento de metas para seu delivery exige empenho de todos os envolvidos e uma ótima análise de mercado. Os planos não devem ser muito diferentes dos traçados quando você iniciou seu negócio, os valores, a visão e a missão continuam as mesmas. Essas diretrizes são a base para todas as decisões que irá tomar futuramente.
5 critérios que você deve considerar para definir boas metas para seu delivery – S.M.A.R.T.
Basicamente as metas SMART são uma ferramenta que auxilia na definição de metas e a entender como alcançar seus objetivos de forma clara. Esse método possui esse nome porque vem da inicial de 5 palavras em inglês: S = specific (específico); M = measurable; (mensurável); A = attainable (atingível); R = relevant (relevante); T = time based (ou temporal).
- Específico (Specific): Quanto mais clara e específica for a sua meta, melhor. Isso ajuda a esclarecer as etapas necessárias para atingi-las.
- Mensurável (Measurable): Uma boa meta precisa ser medida. Exemplo: Aumento das vendas em X% comparado ao mesmo trimestre do ano anterior.
- Alcançável (Attainable): O objetivo que você definir deve ser ousado e ao mesmo tempo possível de ser alcançado. Defina-os de acordo com a sua realidade de mercado e capacidade de atendimento. Comece com metas mais realistas e aos poucos aumente-as.
- Relevante (Relevant): O objetivo que você definir deve ser “importante” e “essencial” para sua empresa, atendendo as necessidades do seu restaurante delivery, sendo realista à situação econômica do momento e valorizado pelo público que você quer atingir, de maneira a fortalecer a sua marca.
- Temporal (Time based): Todos os seus objetivos devem ter um prazo para serem cumpridos, para evitar a procrastinação e criar um senso de urgência. É importante também que esses prazos sejam viáveis.
As principais metas para restaurantes delivery em 2022
Quando se fala em metas para deliveries, estas estão entre as principais – com suas respectivas soluções:
1-Digitalizar negócio
O mundo mudou, e a forma de vender e se relacionar com os clientes também. Em meio ao isolamento social, estabelecimentos tiveram que se reinventar para permanecerem abertos. Com isso, a tendência da digitalização na gastronomia que estava prevista para os próximos 10 anos, se acelerou em poucos meses.
A pandemia mostrou que quem já utilizava o meio online (redes sociais, site, aplicativo) para vender e divulgar seu negócio, saiu na frente daqueles que ainda não tinham presença digital e precisaram se adaptar para não perder vendas.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostrou que apenas 25% dos negócios estavam presentes em plataformas de delivery online antes da pandemia. Hoje, esse número é de mais de 72%. E ainda, mais de 50% dos consumidores com acesso à internet tem utilizado serviços de delivery desde então.
Portanto, se seu delivery dispõe somente de telefone para realizar as vendas, já passou da hora de adaptá-lo ao mundo online. Neste webinar que realizamos com especialistas, você pode conferir como criar uma presença digital, se destacando da concorrência. Basta acessar aqui.
Entre as vantagens da digitalização de um delivery, estão: agilidade no atendimento; comodidade para os clientes; alcance maior de público e consequentemente, mais vendas. Que tal digitalizar seu negócio com um site e app próprio de delivery?
2-Automatização dos pedidos
A evolução tecnológica transformou os hábitos dos consumidores, que estão cada vez mais conectados, como já mencionamos, e preferindo pedir comida por WhatsApp e aplicativos de delivery, e não mais por telefone. Porém, apesar do crescimento de delivery pelo WhatsApp, depender somente deste canal para receber seus pedidos, não é uma solução eficiente para o restaurante. Ainda que auxilie na demanda, assim como o telefone se torna necessário anotar tudo manualmente e repassar para a cozinha. Portanto, em horários de pico, isso pode significar: erros nos pedidos, perda de vendas, prejuízo financeiro, etc.
Dessa forma, muitos restaurantes delivery tem buscado soluções para automatizar o recebimento de pedidos para evitar esses problemas acima. Uma das ferramentas mais eficientes são site e aplicativo próprio. Com eles, você recebe pedidos automaticamente, sem precisar anotar manualmente, não sobrecarrega linhas telefônicas, não precisa de funcionário só para responder as mensagens de WhatsApp e ainda organiza e ganha eficiência na operação, sem pagar comissão por pedido.
3-Reduzir custos com comissões
Embora os marketplaces sejam um canal ótimo para captação de novos clientes, eles ficam com a maior parte do seu lucro. As taxas cobradas por pedido podem chegar a 30%! Essa prática faz com que a margem de lucro se torne menor. Além disso, faz com que você tenha que aumentar os preços dos seus produtos para não ter prejuízos.
Reduzir custos com comissões é uma das principais metas dos restaurantes delivery em 2022. E para atingir esse objetivo, contar com um site ou aplicativo próprio, com a cara da sua marca e sem comissões, é a melhor opção!
4-Fidelizar mais clientes
Não é novidade que fidelizar clientes é uma estratégia fundamental em todo negócio. Já que, clientes fiéis compram com frequência, estão mais satisfeitos, não trocam sua marca, fazem marketing boca a boca e ainda custam de 5 a 7 vezes menos que trazer novos clientes.
Se essa é uma de suas metas, é simples de ser resolvida. Contar com um canal de vendas direto ajuda na fidelização. Isso porque você não vai depender de terceiros para mediar seu contato com os clientes. Com um canal de comunicação direta você:
- Tem mais controle sobre o alcance das suas ações, já que conhece melhor o perfil do seu público
- Consegue resolver problemas de uma forma muito mais rápida, já que você tem acesso a base de clientes e pode conversar diretamente com eles.
- Tem uma maior conexão com o cliente: Ter um canal direto facilita a comunicação e fortalece a relação.
E mais, com um app próprio é possível fazer a divulgação de promoções do restaurante, dar descontos exclusivos, criar programas de fidelidade e enviar notificações push direto no smartphone do cliente. Tudo para fazer com que ele tenha uma experiência positiva e que os pedidos sejam recorrentes.
5- Aumentar as vendas
Aumentar as vendas no delivery do restaurante é um grande desafio para todo empreendedor de food service, não importa o tamanho do negócio. Com a concorrência cada dia maior, contar com ferramentas estratégicas que te ajudam a impulsionar suas vendas – aliadas a um produto de qualidade e atendimento excepcional – se torna fundamental.
Existem várias possibilidades para dar um up nas suas vendas, como: boa experiência de compra; alterações no cardápio; fidelização; divulgação; embalagens diferenciadas; promoções; cupons de desconto, entre outros.
Contar com um aplicativo próprio para seu delivery também é uma solução muito eficaz para aumentar suas vendas. Neste material você encontra todas as funcionalidades de um aplicativo próprio que podem transformar seu delivery em uma máquina de vendas.
O Delivery Direto
O Delivery Direto desenvolve site e aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. São mais de 3 mil clientes! Só em 2021, geramos mais de R$180 milhões de economia para os restaurantes. Nosso site e app são focados em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente.
Confira algumas de nossas funcionalidades:
- Migração de pedidos de WhatsApp e Redes Sociais;
- Gestão de cardápio em tempo real;
- Agendamento de pedidos;
- Cardápio QR Code;
- Pesquisa de Satisfação automática;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Gestão completa da área de entrega;
- Programa de fidelidade;
- Divulgação automática por e-mail e notificações push;
- Cupons de desconto personalizáveis;
- Acesso a base de dados dos clientes;
- Painel de relatórios de venda com período personalizável;
- Gráfico de receita e pedidos por dia e hora;
- E muito mais!
Conclusão
Manter o sucesso de um restaurante delivery não é tarefa fácil, mas ficará muito mais desafiador se não tiver metas muito bem definidas. Os empreendedores precisam estar atentos às necessidades de seus negócios e assumir uma postura ativa e constante.
Contar com um canal próprio de delivery, como o Delivery Direto, vai te deixar mais próximos de alcançar as principais metas dos restaurantes delivery em 2022. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.
Ótimas dicas para quem trabalha com delivery. Faltou apenas mencionar o uso de lacres na hora do envio tendo em vista a obrigatoriedade em vários estados do Brasil, inclusive SP.
Agradecemos o feedback Marina 🙂