Aumentar as vendas no delivery do restaurante é um grande desafio para todo empreendedor de food service, não importa o tamanho do negócio. Com a concorrência a cada dia maior, criar e manter um diferencial passa a ser uma estratégia necessária. Uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Abrasel, indicou que, antes da pandemia, 54% dos empresários adotavam o delivery. Agora, esse percentual subiu para 66%.

Atrair novos clientes e estimular os já fidelizados a comprarem mais e com mais frequência, é uma tarefa que exige atenção. Existem dicas práticas e estratégicas que podem alavancar o número de pedidos no seu Delivery! Confira a seguir.

1- Boa experiência de compra do cliente

aumentar vendas delivery

A experiência de compra do cliente é um dos fatores mais importantes para aumentar as vendas no delivery, já que, se ele tiver uma experiência ruim, dificilmente voltará a comprar com você. Segundo pesquisa da Qualibest, 58% das pessoas deixam de comprar no seu delivery se tiverem uma experiência ruim.

Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • Não atrasar entregas: Um atraso pode fazer os seus clientes migrarem para a concorrência, por isso organize os processos na cozinha, trace uma estratégia de rotas de entrega e treine sua equipe.
  • Evitar erros nos pedidos: Esse é, certamente, um dos maiores motivos de reclamação de clientes. Preste atenção ao que foi pedido.
  • Bom atendimento na resolução de problemas: Leia as reações do seu cliente e se adapte conforme a necessidade de cada um.  Isso vai aumentar as chances de ele comprar com você novamente apesar da situação.

2- Boas fotos e descrições no cardápio online

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Um cardápio deve conquistar os clientes com imagens e textos. Quando bem feito, pode aumentar as vendas em até 28%, segundo um estudo da Cornell University.

Por isso, tire boas fotos e coloque detalhes na descrição que chamem atenção para os seus produtos. Usar adjetivos como: saboroso, gourmet, ingredientes selecionados; é uma ótima tática para despertar o apetite e o interesse de compra do cliente. 

3- Divulgação

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“Para ser lembrado, você precisa ser visto”. Sendo assim, crie perfis nas redes sociais e mantenha postagens regulares. Demonstre desde o processo de seleção dos ingredientes, preparo, até como os pedidos são embalados para serem entregues. Se tiver promoções, esse também pode ser um bom canal para divulgação. Mas atenção, foque no público-alvo que você deseja alcançar. Isso quer dizer que todos os posts e a imagem do seu negócio de delivery deve conter a mesma comunicação verbal e visual, despertando a atenção de pessoas que gostam do tipo de comida que você vende.

Faça um feed atraente e compartilhável, realize enquetes, legendas criativas e interaja com os seguidores, demonstrando proximidade e reconhecimento do valor dos seus clientes. Evite deixá-los sem resposta ou não valorizar os comentários, marcações e engajamento que geram nas redes sociais. Quando um consumidor divulga o seu produto, compartilhe sempre que possível ou responda a marcação de forma gentil.

4- Fidelização

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Cliente fíes indicam seu delivery para amigos e conhecidos. Um cliente fidelizado custa de cinco a sete vezes menos que conquistar novos, isso porque o valor investido em publicidade e promoções é reduzido, além de representarem até 70% de todas as vendas. Portanto, tenha um programa de fidelidade, dessa forma, os clientes estarão sempre voltando. Por exemplo, você pode oferecer uma compra completamente gratuita, depois de 10 compras. Certamente, toda vez que ele pensar em comprar um lanche, ele vai priorizar o seu empreendimento, uma vez que busca alcançar o prêmio ao final. 

 

5- Promoções em datas comemorativas e cupons de desconto

Aproveitar datas e ocasiões especiais é uma estratégia muito usada para impulsionar as vendas, além de uma oportunidade atrair novos clientes para conhecer o seu delivery. Desse modo, faça promoções como: combos, leve 2 pague 1, entrega grátis. Use sua criatividade para criar promoções personalizadas e aumente seu ticket médio! O ideal é fazer promoções com produtos que têm pouca saída e ficam parados no estoque.

Outra boa maneira é oferecer cupons de desconto, isso funciona como um gatilho de compra eficiente, pois  estimula o cliente a comprar mais, já que estará pagando menos.

 

6- Embalagens

Uma embalagem simples, sem nenhum tipo de personalização, não vai ajudar na fidelização do cliente. Isso, porque ela não agrega uma experiência diferenciada, que faça o consumidor lembrar do restaurante, muito menos gerar disposição para um feedback ou indicá-lo aos amigos.

Um estudo desenvolvido pela Galunion e  Qualibest mostrou que 51% disseram que já deixaram de comprar no restaurante por problemas nas embalagens. 

Uma boa embalagem atrai a atenção, fortalece a sua marca, incentiva o consumo e indicação gerando mais lucro. Além de atrativa, ela deve também ser adequada para o tipo de alimento que você está vendendo, evitando com que os alimentos se misturem, desmanchem ou vazem. Portanto, faça uma boa pesquisa para escolher o material que melhor atenda seu produto. A comida deve chegar em perfeito estado para consumo. Não veja isso como um gasto a mais, e sim, como um investimento extremamente necessário. 

7- Invista em um app próprio de delivery

Hoje, a forma mais eficiente de receber pedidos é por aplicativo de delivery. Já que, com ele, você:

  • Não terá problemas com linhas ocupadas e anotações manuais de pedidos;
  • Não precisará enviar ou falar o cardápio para cada cliente;
  • Passará uma imagem mais profissional;
  • Poderá fazer a gestão de pedidos com mais facilidade;

E com um aplicativo próprio, além disso, você ainda conta com: 

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  • Programa de Fidelidade: após o cliente completar o primeiro desafio do programa de fidelidade, a sua frequência de retorno pode aumentar em 30%;
  • Canal de comunicação direta com o cliente;
  • Cupons de desconto personalizados;
  • Ferramentas de marketing para divulgação de promoções;
  • Base de clientes para traçar as melhores estratégias de vendas de acordo com seu público.

Tudo pronto para aumentar as vendas de seu delivery?