Você, dono de delivery, já percebeu que existem alguns períodos do mês/ano ou dias da semana em que as vendas são mais fracas. Porém, ficar dependente dos dias de maior fluxo e não se planejar para os de menor movimento, pode acabar gerando prejuízos no seu faturamento. Para reverter o quadro e atrair mais vendas, é preciso traçar estratégias eficazes. Por isso, separamos neste artigo 8 formas de vender mais em dias de pouco movimento no delivery.
Delivery: Como se preparar para vender mais em dias de pouco movimento
Não dá para esperar os consumidores fazerem pedidos no seu delivery de forma espontânea para que o movimento melhore, é preciso ter uma postura mais ativa e criar estratégias de atração.
Mas, primeiramente, é necessário que você tenha uma maior previsibilidade e saiba quais são esses períodos mais comuns de pouco movimento. São as segundas-feira? São dias frios ou de calor? Final de mês? Reveja suas estatísticas de vendas dos últimos 2 anos pelo menos e defina quais são esses períodos. Depois de defini-los, existem algumas estratégias que você pode adotar para impulsionar os pedidos:
1-Investir na fidelização
Tem negócios que não conseguem se contentar com os clientes que adquiriram e querem sempre prospectar mais. Captação de novos consumidores é sempre bom, pois aumenta as chances de você ter mais clientes fixos, mas o que você está fazendo pelos que já foram conquistados?
Um dos erros clássicos é esquecer dos clientes que já estão fidelizados. Muitos consideram esses clientes como “fregueses” e não se esforçam em continuar conquistando-os. Basta parar pra pensar: em tempos de pouco movimento, quem estará mais propenso a comprar de você? O cliente mais antigo ou um novo? Obviamente o fidelizado, pois já possui uma relação mais sólida com sua marca.
Por isso, investir em um programa de fidelidade, por exemplo, é tão importante. Os clientes se sentem recompensados e criam um vínculo ainda maior com sua marca. Além de servir para lembrarem do seu estabelecimento e incentivar a recompra com maior frequência.
2-Oferecer percentuais de desconto
Em um dia de pouco movimento, para vender mais, ofereça desconto por período determinado. Por exemplo, se a sua loja abre às 18h para o delivery, divulgue para os clientes que quem pedir entre 18h às 20h, ganhará 10% de desconto na compra de qualquer produto. Isso não só irá aumentar as vendas, como também agilizar seu processo de preparo e entrega do produto.
Essa estratégia serve também para quantidade limitada, ou seja, você pode colocar que, os 20 primeiros que pedirem determinado produto, ganharão 10% ou 20% de desconto. Isso traz senso de urgência, pois a promoção vai acabar quando chegar nessa quantidade.
3-Não fazer promoções a semana toda
Embora as promoções sejam importantes, se você quer aumentar as vendas do delivery em dias mais fracos, não pode fazer a mesma promoção a semana toda.
Se não, os clientes vão pensar “se eu não comprar hoje, amanhã vai estar o mesmo preço, vou esperar”. Você não cria o senso de escassez, ou seja, você não limita o produto em determinada quantidade ou dia. Então, diversifique as promoções durante a semana, ou faça apenas em dias específicos.
4-Aproveitar datas comemorativas
Uma das medidas para vender mais em dias de pouco movimento é perceber a demanda de determinadas datas comemorativas durante o ano, afinal, você pode ter um bom retorno financeiro nesses períodos. Além das datas mais comuns, que por si só, já são mais movimentadas como o dia dos namorados e dia das mães, existem outras pouco exploradas como o dia da saudade, dia da amizade, dia do riso. Você pode aproveitá-las para enviar um cupom de desconto, somados a uma boa chamada nas redes sociais, que podem trazer mais pedidos pro seu negócio.
5-Taxa de entrega grátis em determinados dias
Apesar de você ter que arcar com o custo da entrega, colocar a taxa gratuita em determinado horário ou dia específico, como em uma segunda-feira, vai trazer mais pedidos. As pessoas adoram promoções de taxas grátis! Isso vai estimulá-las.
6-Investir mais nas redes sociais e anúncios pagos
É essencial que o seu estabelecimento tenha uma presença forte em redes sociais, já que com essa ferramenta é possível ampliar o alcance do seu delivery. Por isso:
- Invista organicamente:
Poste nas redes sociais sobre seus produtos e promoções. Tenha em mente que a qualidade das fotos deve ser alta. Uma pesquisa do Sebrae revelou que para 67% dos consumidores, a qualidade da foto do produto influencia na decisão.
- Invista no tráfego pago:
O Facebook para Negócios permite que você gere anúncios geolocalizados do seu restaurante. Isso significa que você pode direcionar o seu conteúdo para ser visto por determinada localidade — como as proximidades do seu estabelecimento, falando com quem realmente tem grande potencial para comprar de você.
7-Ter os dados dos seus clientes
Manter um registro das informações dos clientes bem organizado é fundamental para traçar estratégias mais eficazes para dias de pouco movimento. Também proporciona mais agilidade para criar programas de fidelização e ações promocionais personalizadas. Analisando os dados dos clientes, como histórico de compras, você pode criar segmentos específicos, aproveitando essas informações.
8-Apostar em site e aplicativo próprio de delivery
Para colocar esses planejamentos em prática, de uma forma mais rápida e eficiente, apostar em um site e aplicativo próprio é fundamental! Já que, nos marketplaces você não tem acesso a base de informações dos clientes, o que torna as estratégias difíceis de serem personalizadas e assertivas. Além disso, esse sistema de vendas ainda te cobra até 30% em comissões, o que pode prejudicar seu faturamento.
Com um site e app próprio você conta com:
- Ferramentas de marketing e promoções para fidelizar clientes e aumentar a recorrência de compras, como o Programa de fidelidade e Cupons de desconto personalizáveis
- Painel de relatórios para você ter o controle diário de pedidos, receita por dia ou período e produtos mais vendidos e ainda entender o comportamento de compra de seu cliente e traçar estratégias mais eficazes para aumentar suas vendas. Com a análise dos relatórios você poderá fazer projeções com os dados para planos futuros.
O Delivery Direto
Quando se trata de site e aplicativo próprio, o Delivery Direto é a melhor opção. Somos líder de mercado no desenvolvimento de aplicativo próprio para restaurantes desde 2016. São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Fasano e Grupo Rão. Já saímos em diversas matérias na mídia, como Veja São Paulo, Exame, CNN e PEGN.
Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Além das funcionalidades citadas no tópico anterior, confira alguns de nossos diferenciais:
- App e site otimizados para sua loja aparecer nas buscas do Google;
- Divulgação automática de e-mails e notificações com campanhas pensadas para engajar seus clientes a comprar de você;
- Melhor experiência de usuário do mercado, com um app leve, intuitivo e fácil de usar;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Plataforma estável: Contamos com a segurança de um dos serviços de armazenamento em nuvem mais estáveis do mundo, o Google Cloud;
- Integração com o Pixel do Facebook para você mensurar os resultados das suas campanhas.
Confira como um de nossos clientes, o Chopp Da Vovó, utilizou seu app do Delivery Direto para contornar dias de baixa venda:
Gabriel: “O Delivery Direto foi muito importante no inverno. Ele me ajudou a impulsionar as vendas em dias de frio ou chuva. Quando o movimento estava ruim eu ia lá na plataforma e criava uma promoção, um cupom de desconto, ou reforçava sobre o programa fidelidade e aí as pessoas esqueciam da chuva, do frio e compravam. Também fazia frete grátis, mas apenas dentro de um determinado horário. Então com essas ferramentas eu conseguia ir de um dia fraco com R$150 em vendas e terminar a noite com mais de R$1000. ”
Conclusão
Seu volume de pedidos não deve ficar dependente de fatores externos, é possível prever dias de fraco movimento e traçar estratégias com antecedência para aumentar suas vendas nestes dias de baixo fluxo. E nós do Delivery Direto estamos aqui para te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas funcionalidades. Temos planos para atender qualquer tipo e tamanho de negócio!
Tudo bem? Concordo com todos os itens mencionados acima. Já faço prática deles, porém as vendas caíram muito.
Vou rever item por item e fazer as correções necessárias
Obrigado pelas dicas
Um forte abraço
Oi Alan! Agradecemos o feedback e desejamos sucesso nas vendas!
Como faço para me cadastrar no aplicativo de vcs
Ola Ricardo tudo bem? Nós não somos marketplaces. Desenvolvemos site e app próprio de delivery para os restaurantes. Para saber mais e solicitar contato com nossos especialistas é só clicar em https://bit.ly/39re8gl