Quer vender muito no delivery em 2023 e começar o ano com o pé direito? Confira neste artigo o que é preciso para isso acontecer!

O delivery hoje

Segundo pesquisa realizada pela  Associação Nacional de Restaurantes (ANR) em parceria com a consultoria Galunion e com o  Instituto  Foodservice Brasil (IFB), na média, o delivery já corresponde a 39% do total do faturamento de restaurantes, bares, cafés e lanchonetes. Antes da pandemia esse percentual era de 24%. 

Uma pesquisa da Kantar, ainda revelou que quase um terço dos brasileiros tem pedido delivery mais de uma vez na semana. Por isso, investir nesta modalidade de vendas continua sendo um fator importante para o sucesso do seu negócio. E, para começar o ano com o pé direito e aumentar suas vendas, é fundamental que o delivery seja eficiente!

Muitos estabelecimentos ainda utilizam telefone, WhatsApp e Marketplaces como canal. Mas você sabia que pode economizar com uma plataforma própria, fidelizar clientes e aumentar seu lucro? 

Se você quer mais agilidade, eficiência, economia e, ainda, destacar-se da concorrência em 2023, o Delivery Direto – líder de mercado no desenvolvimento de plataforma própria de delivery – é sua melhor opção para começar o ano com o pé direito! Entenda por que.

O que é uma plataforma própria de delivery

Antes de mais nada, é importante você saber o que é uma plataforma própria de delivery: é uma ferramenta para recebimento de pedidos, composta por site e aplicativo próprio, totalmente personalizados com a marca do seu restaurante e que te dá total autonomia para gerenciamento do processo de ponta a ponta. O cliente baixa seu aplicativo próprio para fazer o pedido ou acessa pelo web site.

Mas por que este canal de vendas é o que você precisa para começar o ano com o pé direito? Vamos comparar com outros canais, e você entenderá.

Por que a plataforma própria do Delivery Direto é o que você precisa para começar o ano com o pé direito

 

1- Delivery por WhatsApp x Delivery Direto

A ideia inicial de usar o meio online para receber pedidos, é ter um substituto mais eficiente do que as ligações de telefone tradicionais. Assim, muitos restaurantes buscam opções rápidas e de amplo alcance para receber os pedidos. Por isso o WhatsApp é uma opção muito popular. 

Essa ferramenta, contudo, esconde alguns custos invisíveis que podem ser perigosos para o seu negócio, até mesmo no curto prazo, e podem impedir seu delivery de começar o ano com o pé direito. 

Custos com funcionário

Assim como o telefone, o recebimento dos pedidos por WhatsApp é feito manualmente. Dessa maneira, é necessário manter um funcionário para essa função. E mesmo que ele também execute outras funções, com certeza perde um tempo que poderia ser melhor aproveitado. 

Perda de pedidos e erros

Outro custo que você provavelmente não vê está na perda de pedidos. Com o volume alto de mensagens, fica difícil dar atenção a todos os clientes ao mesmo tempo nas horas de maior movimento. Dessa maneira, eles podem ficar impacientes e desistir da compra. 

Além disso, no horário de pico, existe uma grande chance de acontecerem erros em pedidos anotados manualmente.

 Já com a plataforma própria do Delivery Direto você automatiza todos os processos, dando mais agilidade, economia e eficiência na sua operação de delivery! Com ela seu restaurante tem um site próprio para exibir o seu cardápio e vender online. O cliente recebe uma mensagem automática no WhatsApp com um link para acessar a loja do seu restaurante, escolhe os produtos, informa o endereço e a forma de pagamento e confirma. O pedido aparece instantaneamente na sua fila de pedidos e com um clique você já envia para produção. Sem fila de espera no atendimento, sem erros e sem perder vendas.

2- Marketplaces x Delivery Direto

É provável que você trabalhe ou já tenha trabalhado com algum marketplace. Afinal eles dão grande visibilidade ao seu negócio, já que são populares. Mas existem algumas desvantagens de se trabalhar com este canal de vendas que podem impedir seu delivery de começar o ano com o pé direito:

Comissões elevadas

Nos marketplaces é necessário pagar altas taxas, que podem chegar a 30% por pedido. É justo pagar uma taxa para um novo cliente que o marketplace trouxe, mas ficar pagando comissão por um cliente fidelizado, a cada vez que ele fizer um pedido, não. Isso no longo prazo pode fazer uma grande diferença na sua margem de lucro.

Já com o Delivery Direto, o restaurante não paga nenhuma taxa sobre as vendas, gerando muito mais receita. 

Sem acesso aos dados do cliente

Nos marketplaces você não tem acesso às informações dos seus clientes. Já com a plataforma própria do Delivery Direto, sim. Isso significa:  

  • Ter mais controle sobre o alcance das suas ações e poder traçar estratégias eficazes de marketing, já que com acesso a base de clientes, você consegue conhecer melhor o perfil do seu público;
  • Resolver problemas de uma forma muito mais rápida, já que você por ter os dados do cliente, pode conversar diretamente com eles.
  • Ter uma maior conexão com o cliente: já que um canal direto facilita a comunicação e fortalece a relação.

Dependência

Os marketplaces tornam você dependente deles para tudo. As alterações dependem de aprovações e muitas vezes não são atualizadas com toda a agilidade necessária.

Porém, se seu restaurante possui uma plataforma própria, como a do Delivery Direto, você está no controle de todas as realizações e pode mudar tudo sozinho: Cardápio; Área de entrega; Preço; Promoções; Horário de funcionamento. 

Estar no controle do seu próprio delivery é fundamental para começar o ano com o pé direito!

Falta de ferramentas de marketing e fidelização

Os clientes que pedem no seu delivery pelos marketplaces, não são seus e sim deles. Você não conta com nenhuma ferramenta de marketing e fidelização para entrar em contato com o cliente e divulgar promoções e programas de fidelidade, na tentativa de fazer ele comprar de novo com você. 

Ter um meio de contato para fazer promoções e manter clientes fidelizados no seu delivery é super importante para começar o ano com o pé direito, porque são esses consumidores fiéis que vão te trazer lucro o ano todo. 

E com o Delivery Direto você conta com diversas ferramentas:

  • Programas de fidelidade;
  • Email marketing e SMS;
  • Divulgação automática;
  • Notificações Push (em caso de app)
  • Cupons de desconto personalizáveis.

Tudo para fazer com que o cliente tenha uma experiência positiva e que os pedidos sejam recorrentes.

3- Outras plataformas do mercado x Delivery Direto

Agora que você já entendeu porque precisa de uma plataforma própria de delivery para começar o ano com o pé direito, vou te explicar o que faz o Delivery Direto ser sua melhor escolha. 

✔️Estamos no mercado de delivery próprio desde 2016. Somos líder no desenvolvimento de site e apps para restaurantes. São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso trabalho, como a Cacau Show, Kitchin, Bobs, Pop Vegan Food.

✔️Nós garantimos a melhor experiência para o usuário final, com um app leve, intuitivo e fácil de usar, focado em fazer você vender mais. Além de funcionar em qualquer tela de dispositivos e ser visualmente mais harmônico e confiável.

✔️Nossa plataforma é a mais estável do mercado, estamos hospedados na Google Cloud, o que quer dizer que a hospedagem de todos os aplicativos desenvolvidos pelo Delivery Direto é externa. Nosso suporte funciona 7 dias por semana.

✔️Temos um sistema de gestão completo, com diversas funcionalidades para você acompanhar o desempenho de seu delivery, com relatórios para te auxiliarem na tomada de decisões estratégicas. 

✔️Desenvolvemos app para Android e IOS.

✔️Temos 3 planos para atender todo tipo e tamanho de restaurante, para quem só deseja site próprio, ou com a dupla site + app. 

Quer ver seu delivery crescendo e começar o ano com o pé direito? Fale com um de nossos especialistas e conheça nossos planos.