A escolha de bons fornecedores para restaurantes é algo que gera dúvida tanto em quem está começando quanto em quem já tem mais tempo no mercado. Esse fator é essencial para garantir a qualidade da sua comida. Afinal, um bom cardápio depende da forma como os pratos são executados. Escolhendo bons fornecedores, você ganha tempo, agilidade e qualidade em seu estabelecimento.
Opção de fornecedores no mercado tem de sobra, contudo uma das principais dúvidas dos restaurantes está em saber quais são as características de um bom fornecedor: Como escolher os melhores? E o que levar em consideração na hora de escolher?
Mas não fique assustado! Não é tão difícil assim encontrar bons fornecedores de alimentos. Vamos explicar aqui alguns pontos relevantes para que você tenha mais controle sobre essa escolha e em seguida você verá algumas dicas sobre como encontrar fornecedores e o que deve considerar para escolher os melhores.
O que considerar antes de contratar
Você deve procurar os fornecedores mais alinhados às suas expectativas e necessidades. Um bom fornecedor é aquele que atende a sua demanda com qualidade, pontualidade e profissionalismo, a um preço justo.
Isso quer dizer que você precisa fazer um planejamento bem completo antes de começar a procurar por fornecedores. Pense no orçamento, no seu cardápio, na prospecção de vendas. Esse planejamento será uma forma de garantir uma otimização a longo prazo.
Dessa forma suas ações serão mais objetivas e efetivas. Sabendo bem a base do quanto você precisa, ficará mais fácil lidar com qualquer imprevisto.
Tenha mais de um fornecedor
A última coisa que você vai querer é não ter como trabalhar por falta de matéria-prima. Por isso é fundamental ter mais de um fornecedor de confiança. Uma boa ideia é saber qual é o ponto forte de cada um deles e continuar comprando cada alimento de cada um de modo recorrente.
Vale ressaltar também a questão da proximidade entre os fornecedores e seu restaurante. Lembre-se que os alimentos mais frescos não aguentam muito tempo de viagem. Por isso eles devem vir de um local que não esteja a uma distância muito grande do restaurante.
Para os casos de alimentos não perecíveis, você pode optar por fornecedores que estejam mais distantes, mas com preços mais atrativos. Assim você consegue criar um equilíbrio e trabalhar de forma mais inteligente.
Fiscalize os fornecedores
Outro aspecto que você precisa levar em conta é a confiabilidade do fornecedor. Nunca feche um negócio de longo prazo sem antes verificar que toda a documentação legal dele está em dia. Também é uma excelente ideia ir até o local de produção dos alimentos para se certificar de que os processos estão de acordo com o esperado.
Lembre-se de sempre voltar a se certificar de que o fornecedor está renovando sua documentação, e que tudo está direitinho. Se alguma coisa estiver errada com a procedência dos ingredientes, a responsabilidade é do restaurante e não do fornecedor. Então seja sempre cuidadoso em relação aos alimentos que estão sendo oferecidos aos clientes.
A busca pelo melhor fornecedor é fundamental para dar mais controle ao seu negócio. Com essa prática você consegue garantir maior qualidade para o restaurante e ter mais segurança em relação aos seus alimentos.
Como conseguir fornecedores
Conheça as diferentes formas de contato
Conseguir fornecedores de alimentos pode ser uma tarefa quase impossível se você não tem os contatos ideais para o seu restaurante. É por isso que você deve conhecer diferentes canais de comunicação com possíveis fornecedores. Assim, você pode tentar uma parceria por meio de vários deles.
Observe algumas formas de contato interessantes:
- Fabricantes: ir direto ao fabricante pode ser uma boa ideia se você possui um restaurante específico, como restaurantes japoneses. Você ainda poderá ter mais oportunidades de negociar, pois alguns preços ainda não estão fechados.
- Feiras: essa é uma boa pedida para quem quer encontrar fornecedores de alimentos. Você pode ir a uma feira local ou uma feira mais famosa. Cuidado apenas no momento de pesquisar por preços.
- Mercados fixos: existem algumas localidades, principalmente em cidades grandes, que são conhecidas como polos de comércio de alimentos. Essa também é uma tendência conhecida no mercado de roupas. Considere se distanciar do seu estabelecimento e conhecer mais sobre esses lugares.
Viu como esses pontos de venda podem ser úteis na localização de bons fornecedores de alimentos? Não deixe de testar todas as opções.
Procure em catálogos
Os catálogos são famosos, tanto na internet quanto na vida real. Você pode começar a sua busca por meio de um deles. Assim, você pode ter uma fonte segura para o seu fornecimento, uma vez que os anúncios são baseados em fornecedores de qualidade incontestável.
Só não se esqueça de olhar a data de publicação do catálogo que você escolher. Existem empresas que disponibilizam periodicamente um catálogo para encontrar parcerias promissoras. Você deve ter certeza de que essa é a seleção atualizada.
Olhe para a concorrência
Uma das dicas mais importantes está relacionada à concorrência. Muitos donos de restaurantes, entretanto, não olham para estabelecimentos concorrentes na hora de achar fornecedores de alimentos.
Esse é um erro comum, mas fatal para o sucesso dos pratos. Você não pode deixar de analisar o concorrente, principalmente para saber onde não procurar por fontes de ingredientes.
Imagine a seguinte situação: você trabalha em um restaurante de massas e precisa escolher bons fornecedores para começar a engajar em mais vendas; o seu concorrente é conhecido pela má qualidade dos alimentos, mas obtém sucesso considerável pelo preço.
Você deve se perguntar se é isso que você quer para o restaurante, ou se você pretende se destacar por qualidade mesmo. Se a resposta for a segunda, você deve pesquisar o fornecedor do concorrente para não considerá-lo na sua pesquisa.
Considere lojas atacadistas
Por fim, você ainda pode considerar supermercados atacadistas. Esse é um ramo cada vez mais crescente no país. Grande parte dos restaurantes tem esses estabelecimentos como fornecedores de alimentos.
De fato, essa é uma escolha de sucesso. As lojas atacadistas mantêm preços baixos e grandes vantagens na compra de alimentos exatamente para atrair restaurantes.
Se você está em uma cidade grande, é provável que você encontre uma variedade de mercados atacadistas. Basta pesquisar preços e condições de venda para escolher o seu favorito.
Não se esqueça de analisar a qualidade dos alimentos. Muitas pessoas pensam que a qualidade é a mesma em todos os mercados atacadistas da cidade. É claro que isso não é verdadeiro, e você deve estar atento a esse elemento.
8 dicas para identificar os melhores fornecedores
Identificar o melhor fornecedor para o seu restaurante fica muito mais fácil se você entende alguns pontos que fazem toda a diferença no seu dia a dia. Afinal, o mais importante é pensar sobre a funcionalidade do seu negócio e a relação entre ter um bom fornecedor e oferecer um serviço e produto de qualidade para o cliente.
1 – Entendendo as suas próprias necessidades
O primeiro passo para contratar bons fornecedores é entender quais são as necessidades específicas do seu restaurante. Você precisa que as hortaliças sejam entregues sempre pela manhã? Quantos pés de alface você precisa para atender à demanda da clientela?
Mapeie as suas necessidades, para não pedir itens demais aos fornecedores, ou então pedir quantidade de menos de um produto que usa muito. Uma boa forma de fazer isso é estudando seu histórico de vendas. Este processo pode ser mais simples se você tiver à sua disposição um bom PDV.
Analise a quantidade diária de clientes em seu restaurante e quais são os produtos que têm maior saída. Com isso, você vai conseguir fazer um cálculo do quanto de farinha de trigo, por exemplo, você deverá solicitar ao seu fornecedor.
2 – Custo-benefício
Este é o item que provavelmente todo dono de restaurante responderia ao ser questionado sobre o que acha mais importante na contratação de um fornecedor. Mas, afinal de contas, o que é um bom custo-benefício?
Ter o melhor custo-benefício não necessariamente significa que será o produto mais barato do mercado. Na realidade, ele está mais ligado à qualidade do produto que você está adquirindo.
Um bom custo-benefício é um produto a um preço justo, de qualidade e do qual você consiga tirar o maior proveito possível na produção do alimento ou serviço. É aquele produto que não necessariamente é o melhor do mercado em termos de qualidade, mas oferece qualidade suficiente para que suas comidas fiquem excelentes, sem prejudicar o seu lucro.
3- Viabilidade do fornecedor
Na hora de achar fornecedores de alimentos que tragam resultados, você não pode deixar de considerar dois elementos essenciais para a praticidade do dia a dia. Vamos checar alguns deles para que você não cometa erros:
- Acessibilidade do fornecedor: um bom fornecedor deve estar sempre à disposição para atendimentos. Essa é uma qualidade procurada por muitos estabelecimentos, e você não pode abrir mão dela.
- Localização: se a fonte do produto for muito distante do seu estabelecimento, você terá alguns problemas. Podem ser cobradas taxas adicionais para transporte dos alimentos, sem contar eventuais atrasos. Se possível, os fornecedores de alimentos devem estar próximos de você.
Basicamente, esses são os pilares de um bom fornecedor: o preço na média, a acessibilidade das fontes e a localização dos produtos. Se você conseguir fornecedores de alimentos que atendam a essas demandas, seu restaurante com certeza fará sucesso.
4 – Converse com outros clientes
Nada melhor do que entender como funciona com quem já compra ou contrata determinado fornecedor, não é?
Procure identificar outros clientes do fornecedor em questão, converse com eles e procure entender alguns detalhes como:
- Pontualidade na entrega;
- Flexibilidade para negociações;
- Padrão de produto oferecido (se os produtos mantém um padrão de qualidade);
- Problemas ou dificuldades já enfrentadas;
Com isso, identifique os prós e contras e veja se é a melhor opção para você.
5 – Negocie
Nada de fechar com o primeiro fornecedor que aparecer, ainda mais sem negociar.
Negocie prazos, pagamentos e demanda. Quanto maior for sua demanda por determinado tipo de produto, maior poder de negociação você terá.
Se você tem uma rede de pizzarias e precisa de 100Kg de farinha de trigo por semana, talvez valha a pena negociar diretamente com o fabricante e não mais com o atacadista.
Se você tiver espaço, para alguns casos também vale a pena comprar em maior quantidade e armazenar. Ao invés de comprar 100kg por semana, compre 400kg por mês. Isso certamente te dará uma maior autonomia para negociação, além da facilidade de precisar lidar com isso menos vezes.
É importante saber que abrir mão ou ceder em alguns casos faz parte da negociação. Tente ser flexível pensando no que é melhor para seu restaurante, mas entendendo também o lado do seu fornecedor.
6 – Tenha cartas na manga
Ter apenas um tipo de fornecedor para seu restaurante não é o ideal. Por mais que você tenha conseguido uma boa negociação com ele, é importante saber quem mais fornece aquele tipo de produto, para estar sempre preparado em casos de imprevistos. Além disso, vale a pena considerar se não é uma boa ideia ter algum fornecedor específico para determinado produto que você usa em grande volume nos seus pratos, por exemplo.
Por isso, teste muitos fornecedores, compre pelo menos duas a três vezes com cada um deles, para ver se mantém um padrão na prestação do serviço e qualidade do produto. Uma vez sabendo que é um bom fornecedor, mantenha o contato dos que atenderam bem,. Dessa forma, dificilmente você ficará na mão.
Conversar com os outros clientes deverá reduzir a chance de ter imprevistos, uma vez que você vai entender um pouco melhor sobre o fornecedor que está contratando, mas ainda assim, é bom ter para onde correr em emergências. Não deixe de atender seus clientes por uma falha de fornecedor.
Conclusão
Lembre-se bem dessas dicas na hora de contratar um novo fornecedor, para evitar dores de cabeça! Lembre-se de levar em conta a qualidade do serviço ou produto oferecidos. Seus clientes, no fim das contas, irão agradecer.
Viu como é simples achar fornecedores de alimentos de qualidade? Você só precisa seguir esses passos. Não se esqueça de comentar abaixo e nos contar sobre a sua situação!
Vejo que esse é realmente um gargalo nos negócios Delivery, conteúdo muito esclarecedor.
Gostaria que você me envie o WhatsApp para mim conversar com vocês
Ola Tayline tudo bem? Para saber mais e solicitar contato com nossos especialistas é só clicar em https://bit.ly/39re8gl